Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Governo estuda antecipar imposto de importação de 35% para elétricos

Recommended Posts

A enorme quantidade de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in chegando ao Brasil importados da China tem incomodado muito a Associação Nacional das Fabricantes de Veiculos Automotores (Anfavea). A entidade até pediu ao governo que antecipasse a cobrança de 35% para o Imposto de Importação em todos os veículos eletrificados.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Coméricio e Serviços, Geraldo Alckmin, comentou sobre o assunto após uma visita à fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Como relata o site Auto Indústria, Alckmin admitiu que o governo está avaliando o pedido da Anfavea.

Geraldo Alckmin na fábrica da Stellantis em Goiana (PE)Geraldo Alckmin na fábrica da Stellantis em Goiana (PE)Divulgação/Stellantis

No momento, Alckmin destaca que as regras atuais continuam valendo, com um aumento progressivo até chegar aos 35% em julho de 2026 e que as fabricantes com planos de produção local possuem cotas com isenção do imposto. O próximo reajuste será feito em julho de 2025 antes do último em 2026.

Propulsão: Híbrido (HEV) Híbrido Plug-in (PHEV) Elétrico a bateria (BEV)
Janeiro/2024 12% 12% 10%
Julho/2024 25% 20% 18%
Julho/2025 30% 28% 25%
Julho/2026 35% 35% 35%

Questionado sobre o pedido da Anfavea, o vice-presidente se limitou a dizer que “vai ser analisado”. Em julho passado, a associação das fabricantes enviou um pedido ao governo, pleitando que a alíquota fosse elevada imediatamente para 35% e a adoção de uma cota de importação por empresa por volta de 4.8000 unidades por ano.

Compartilhe essa matéria via:

Atualmente, a cota é proporcionamente maior para as fabricantes que mais importarem e emplacaram veículos eletrificados entre janeiro e dezembro de 2023. Pelas regras atuais, as cotas aumentarão no ano que vem, impulsionadas pelas vendas deste ano.

O argumento da Anfavea é que os carros importados da China estão roubando as vendas das fabricantes nacionais, o que consequentemente afeta a produção da indústria brasileira. A associação afirma que existe o risco da produção nacional parar caso o imposto não seja elevado imediatamente.

“Nesse sentido, solicitamos o aumento imediato de Imposto de Importação a 35% para todos os veículos, com estabelecimento simultâneo de cota de importação linear por empresa, no volume médio de 4.800 veículos/ano, e que detenham ato de registro de Compromisso em conformidade com o Programa Mover”, diz a Anfavea na carta enviada ao governo, assinada por Márcio de Lima Leite, presidente da associação, e por Igor Calvet, diretor executivo.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...