Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diegocdp

Troca UXP 12 vs Tornado 2200

Recommended Posts

Galera

Tenho 1 UXP 12, 1 médio 550w12 d200 e st400

Queria dar um UP no grave partindo pra um tornado 2200 15"
Sera que vale a pena? renderia mais aquyele grave de presença? pra jogar um pouco mais longe?

Não quero trocar de módulo(tenho um vulcam 1200 4Ohms) que tb serviria pro tornado e não precisaria demais bateria.

a ideia é não perder a pegada que tenho ja no meu som (40hz-100hz) talvez estender até 140hz, gosto de subgrave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A tendência é que dê bom! Pq o tornado 2200 tem uma pegada de subwoofer também! Sendo que depende MUITO da caixa que você vai usar!

Se você curte o timbre atual do UXP, procure simular (ou ache alguém que faça) pra ver em que sintonia tá a caixa do UXP, e tente sintonizar a do tornado na mesma sintonia. Ao fazer isso, vc TENDE a ter uma resposta bem parecida, só que com mais SPL e jogando mais longe "aberto".

E por fim, se tiver como, passa um RTA no teu sistema com Pink Noise... e tenta dar uma "alisada" pelo equalizador! Vai ficar melhor do que vc imagina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era exatamente isso que eu tava querendo, a pegada do UXP sendo com mais spl e jogar mais longe... o uxp tem fs 52hz e 88db sens..  o tornado é mais sensivel 92db e maior em polegadas. 

A sintonia da minha caixa atual eu não lembro, só falando com o projetista dela.

a ideia é mais SPL sem perder esse subgrave. gosto demais dessa pegada ali perto dos 40hz.

acertar a caixa é o principal. Agora muita gente fala que o tornado de 15 esquenta, que toca meio xoxo... acho que o pessoal não acerta a caixa e coloca a culpa no falante 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o ideal é falar com o projetista, pra projetar outra na MESMA sintonia dessa sua atual! 

E isso de tocar xoxo, é pq ele tem mais pegada de sub, mas deixa a desejar nos 80hz acima! Mas o que tu procura é exatamente isso! E o lance de esquentar, é que por ele não ter mto grave alto, a galera tenta compensar no eq... acaba forçando o falante! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, blOom disse:

Então o ideal é falar com o projetista, pra projetar outra na MESMA sintonia dessa sua atual! 

E isso de tocar xoxo, é pq ele tem mais pegada de sub, mas deixa a desejar nos 80hz acima! Mas o que tu procura é exatamente isso! E o lance de esquentar, é que por ele não ter mto grave alto, a galera tenta compensar no eq... acaba forçando o falante! 

SIm, como ele toca como sub, se deixar acima de 130-140hz vai só forçar. Mas tu que ja viu mais tornados tocando e saca de caixas, sera que da pra extrair grave até uns 130hz?? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o ideal seria até uns 80hz!

Tipo.., tu tem o uxp, ele tb não passa mto de 80hz! hahahah vai meio que dar no mesmo! Na dúvida tu pode pegar um médio mais parrudinho, pra tocar 80hz acima

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu UXP ta com Hpf 40 LPF 100hz. eu uso um 550w12 pra médio, mas a caixa ta selada, ai tenho medo de descer ele ate 100hz. Agora o médio ta 120hz -1k

Eu tava ate pénsando em pegar um medio grave melhor de 10" quando pegar um tornado... talvez um triton slx600 10" ou um MB 400s 8"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se vc já tem o 12, pq não manter? Creio que dê pra fazer uma caixinha mais caprichada pra esse médio, pra botar ele começando nos 100hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/08/2024 at 11:11, blOom disse:

Mas se vc já tem o 12, pq não manter? Creio que dê pra fazer uma caixinha mais caprichada pra esse médio, pra botar ele começando nos 100hz

tb pensei nisso, manter o UXP e botar um médio triton numa caixa top... é que o cara sempre quer algo a mais né??? kkkkkkkkk

essa caixa ficou top demais, o UXP rende bem, foi projetada exclusivamente pra ele do zero, foram 3 simulações ate chegar nela

Se um tornado 15 render maiissss mesmo, eu acho que pego. faz tempo que não mexo no som, ai o cara passa numa loja de som e vê oputros projetos, ja vem logo a vontade 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te dar uma dica BEM de coração: Evite gastar rios de dinheiro com o som! Mesmo que não sejam "rios", mas som é um buraco sem fim! A gente tá sempre gastando, sempre mexendo em algo. Se eu tivesse ido direto pro som que queria e não mexido mais, hoje estaria milionário fácil com o dinheiro que gastei! Mas som é isso.. a gente tá sempre inquieto, sempre querendo mais.

E vou te dar uma outra dica: Seu som não tá ruim, nem fraco! É você que acostumou com ele! Ser humano é assim! Eu andava de bus, sonhava ter carro. Comprei um gol.. massa! Mas com o tempo, o gol já era "ok", eu tinha acostumado. Comprei um corolla bem usadinho. Putz.. uma máquina! outro nível! Bancos de couro, ar, direção... mas ainda não era nem "do ano", quanto mais novo. Em seguida, peguei um "do ano" porém não-zero (não comprei na concessionária). Era o que dava pra mim, na época. No começo é delícia, mas com o tempo, quis mais! Hoje tenho um do ano, comprado zero... ainda acho top! Mas daqui a algum tempinho, vou querer trocar! E já tô sondando uns elétricos/hibridos.

No som é assim! Só que no som, você não desgasta ele com o uso e nem é lançado um "modelo novo" a cada 3~4 anos (que valha a pena a troca). As marcas até tentam fazer isso, mas se tu me oferecer um punhado de subs 18sw1p (que saíram de linha por volta de 2010) eu compraria todos que vc tivesse! É o melhor sub pro já feito no Brasil! Saudades também do 18sub800... e dos endurance roxinho.

Tentaram lançar "Novidades", mas os antigos eram melhores, indicustivelmente.


Reflita sobre isso. Vc precisa MESMO ficar mudando isso tudo? Ou é apenas inquietude? Não fique gastando muito dinheiro nisso! busque um investimento que te dê retorno financeiro... abrir uma empresa, ou investir na bolsa de valores (fundos imobiliários). Vc vai criar uma segunda renda... que vale BEM mais a pena que som! Pense nisso com carinho! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/08/2024 at 22:37, blOom disse:

Vou te dar uma dica BEM de coração: Evite gastar rios de dinheiro com o som! Mesmo que não sejam "rios", mas som é um buraco sem fim! A gente tá sempre gastando, sempre mexendo em algo. Se eu tivesse ido direto pro som que queria e não mexido mais, hoje estaria milionário fácil com o dinheiro que gastei! Mas som é isso.. a gente tá sempre inquieto, sempre querendo mais.

E vou te dar uma outra dica: Seu som não tá ruim, nem fraco! É você que acostumou com ele! Ser humano é assim! Eu andava de bus, sonhava ter carro. Comprei um gol.. massa! Mas com o tempo, o gol já era "ok", eu tinha acostumado. Comprei um corolla bem usadinho. Putz.. uma máquina! outro nível! Bancos de couro, ar, direção... mas ainda não era nem "do ano", quanto mais novo. Em seguida, peguei um "do ano" porém não-zero (não comprei na concessionária). Era o que dava pra mim, na época. No começo é delícia, mas com o tempo, quis mais! Hoje tenho um do ano, comprado zero... ainda acho top! Mas daqui a algum tempinho, vou querer trocar! E já tô sondando uns elétricos/hibridos.

No som é assim! Só que no som, você não desgasta ele com o uso e nem é lançado um "modelo novo" a cada 3~4 anos (que valha a pena a troca). As marcas até tentam fazer isso, mas se tu me oferecer um punhado de subs 18sw1p (que saíram de linha por volta de 2010) eu compraria todos que vc tivesse! É o melhor sub pro já feito no Brasil! Saudades também do 18sub800... e dos endurance roxinho.

Tentaram lançar "Novidades", mas os antigos eram melhores, indicustivelmente.


Reflita sobre isso. Vc precisa MESMO ficar mudando isso tudo? Ou é apenas inquietude? Não fique gastando muito dinheiro nisso! busque um investimento que te dê retorno financeiro... abrir uma empresa, ou investir na bolsa de valores (fundos imobiliários). Vc vai criar uma segunda renda... que vale BEM mais a pena que som! Pense nisso com carinho! 

cara vc falou tudo. agradeço a dica do fundo do coração. Vou deixar em OFf esse projeto, talvez eu mude somente o médio ou apenas faça uma caixa projetada pro que ja tenho que hoje é selada. ai no caso eu nem gasto quase nada e deixo o som num padrão todo projetado. obrigado meu amigo. quando for fazer o médio eu venho aqui te pedir uma dica pra dar um grau nele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...