Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Toyota Corolla Cross, Jeep Compass ou Tiggo 7: qual o melhor SUV médio?

Recommended Posts

Os SUVs médios se atualizaram. O Toyota Corolla Cross 2025 teve uma pequena mudança de motor e uma alteração completa no design externo e interno. Já o Caoa Chery Tiggo 7 Pro, do último comparativo (feito em 2022) para cá ganhou o sobrenome Max Drive, com a adoção de tecnologias de auxílio à condução e está bem mais barato.

Quem não tem muito o que destacar é o Jeep Compass, que segue praticamente o mesmo e, por sinal, continua como o SUV mais vendido do Brasil. Por isso convocamos os três para um novo confronto. Afinal, qual deles merece a preferência do consumidor?

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassToyota Corolla Cross é o único dos três sem suspensão multilink na traseiraFernando Pires/Quatro Rodas

O Toyota recebeu seu primeiro facelift, de meio de geração, para a linha 2025. Ele ficou irreconhecível na dianteira ao adotar um novo conjunto óptico mais afilado com uma assinatura de led no meio da peça.

O para-choque frontal também foi renovado, com entradas de ar laterais maiores. A grade em preto foi substituída por uma textura em forma de colmeia diretamente na carroceria.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassAcabamento esmerado, mas Toyota oferece menos espaço interno que os rivais. Porta-malas carrega até 440 litrosFernando Pires/Quatro Rodas

Na lateral, o que o SUV da Toyota tem de diferente são as rodas, com novo desenho, e um aplique prateado na parte superior dos vidros, que começa na coluna dianteira e se estende até a traseira, após a vigia – uma solução que dá efeito de amplitude, causando a impressão de que o SUV é maior do que realmente é.

Compartilhe essa matéria via:

E essa sensação é bem-vinda para o Corolla Cross, pois é ele que oferece o menor espaço interno do trio alinhado aqui. O espaço para pernas tanto na primeira fileira quanto na segunda é o mais limitado entre os rivais. O Toyota oferece 96 cm na dianteira e 87 cm na traseira, enquanto o Tiggo entrega 97,5 cm, na frente, e 97 cm, atrás, e o Compass, 99,5 cm e 90 cm, respectivamente.

Continua após a publicidade
Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasCompara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasCompara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Mas, se o Corolla Cross perde no espaço para o rivais, é ele que o mais econômico, um quesito também importante nesse segmento. A versão XRX, topo de linha, avaliada é equipada com o motor 2.0 aspirado com injeção direta e indireta, que perdeu 2 cv tanto abastecido com etanol quanto com gasolina e 0,5 kgfm de torque, para se ajustar aos novos limites de emissões impostos pela legislação – a fase L8, do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entra em vigor no fim de 2025.

Agora, são 175 cv (gasolina) e 167 cv (etanol) e 20,8 kgfm. E ele segue casado com o câmbio CVT de dez marchas. A Toyota afirma que fez modificações aerodinâmicas para que a mudança no motor não afetasse o desempenho e nem o consumo. Deu certo. Registramos na nossa pista um consumo com gasolina de 12,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada – praticamente o mesmo rendimento conseguido pelo modelo anterior (que foi de 12 e 15,4 km/l, respectivamente).

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassMotor 2.0 aspirado do Corolla Cross tem 175 cv e 20,8 kgfm com CVT de 10 velocidadesFernando Pires/Quatro Rodas

O leitor atento, que viu o teste de estreia do Corolla Cross na edição de maio, deve se lembrar que, na ocasião, os números de consumo foram piores (11,3 e 13,3 km/l). Mas nós refizemos os ensaios pelo fato de aqueles primeiros terem sido feitos fora de nossa pista habitual, embora com a mesma medotologia. Refazer os testes foi uma decisão acertada, uma vez que os resultados foram diferentes.

Falando ainda de consumo, o Chery Tiggo 7 tem médias de 10,1 e 13,3 km/l (cidade/estrada) e o Jeep Compass é o menos econômico, com médias de 9,6 km/l e 12,8 km/l, respectivamente.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassTiggo 7 tem sistemas avançados de condução de série, como o Corolla CrossFernando Pires/Quatro Rodas

Em geral, o carro que apresenta o melhor consumo de combustível não é o que ostenta o desempenho mais vigoroso e essa verdade se aplica completamente ao Corolla Cross, que é o único a trazer motor aspirado – que também é o mais fraco dos três, com 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque.

Continua após a publicidade

Essa característica faz com que seu desempenho tenha sido inferior ao dos rivais, com um tempo de 0 a 100 km/h de 10,3 segundos, enquanto o Compass equipado com o 1.3 turbo (185 cv/27,5 kgfm) cumpriu em 9,9 segundos, e o Tiggo 7 foi o mais rápido, acelerando em 8,6 segundos graças a seu motor 1.6 turbo, que é o mais forte do trio, com 187 cv e 28 kgfm.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassSUV traz a maior central multimídia e o console central tem dois andares. Porta-malas leva 475 litros de bagagemFernando Pires/Quatro Rodas

As retomadas do Caoa Chery também foram bem superiores e a que trouxe maior discrepância foi a de 80 a 120 km/h cumprida em 5,2 segundos, enquanto Compass e Corolla Cross fizeram em 7 s e 6,6 s, respectivamente.

Qual SUV tem a melhor vida a bordo?

O Corolla Cross é o único do comparativo que tem suspensão traseira por eixo de torção em vez de usar um conjunto multilink, como Compass e Tiggo 7 Pro. O sistema independente trabalha com mais eficiência na manutenção do contato das rodas com o piso do que o eixo de torção, no qual há uma ligação entre as rodas, o que permite que estímulos aplicados em um dos lados seja transmitido para o outro – o que não acontece no sistema independente.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasCompara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Mesmo assim, no dia a dia é possível sentir uma superioridade no conjunto do Tiggo 7, com a carroceria ficando mais estável em meio aos pavimentos remendados na cidade e ao atravessar algum buraco. Mas não dá para dizer que os sistemas de suspensão dos rivais não cumpram seus papéis. Todos os três têm acertos que priorizam o conforto, o que é uma característica cultuada pelos compradores desse segmento.

Continua após a publicidade

A ergonomia também é elogiável nos três modelos, pois todos têm regulagem de altura dos bancos e os volantes são ajustáveis tanto em altura quanto em profundidade. Mas só o Corolla Cross e o Tiggo 7 oferecem uma regulagem milimétrica, graças ao ajuste elétrico do banco do motorista.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A vida a bordo é privilegiada no Compass e no Tiggo 7, por eles trazerem o console elevado, recurso que também contribui para a ergonomia por deixar os comandos localizados ali mais acessíveis. Nessa categoria de veículo se espera que o acabamento seja esmerado e portanto nos três SUVs há o emprego de materiais de boa qualidade e a manufatura é elogiável. Todos contam com revestimentos que imitam couro nos bancos, material que também é aplicado no painel, nas portas e no volante.

No que diz respeito à conectividade, antes o Corolla Cross deixava a desejar, mas agora ele ganhou a mesma central multimídia do sedã com tela de 9” e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, acompanhada pelo carregamento do celular por indução. A modernidade é complementada pela adoção do quadro de instrumentos digital com tela de 12,3”com riqueza de informações, imagem de alta qualidade e bons contrastes.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassMotor 1.6 turbo do Tiggo 7 tem 187 cv e 28 kgfm com câmbio DCT de 7 marchasFernando Pires/Quatro Rodas

O Compass, na linha 2025, também ganhou o quadro de instrumentos digital de 10,25” (de série a partir da versão Longitude, considerada neste comparativo). Essa central tem bom tamanho e a conexão com smartphones também é sem fio, mas o carregamento por indução não está disponível nessa versão.

O Tiggo 7, por sua vez, é o que oferece a multimídia com a maior tela, 10,25”. A conexão com os celulares é apenas por cabo, porém a operação das funções é intuitiva e ela é a central que está mais bem integrada ao painel. E não falta carregador por indução, que está elegantemente disposto no console central elevado. O quadro de instrumentos é digital de 12,3”.

Continua após a publicidade

Qual o SUV com melhor custo/benefício?

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassRodas aro 18 têm desenho exclusivoFernando Pires/Quatro Rodas

No comparativo anterior, o Tiggo 7 custava exatamente o mesmo que os rivais e não era equipado com nenhuma tecnologia de auxílio à condução, o que o levou a ficar com a terceira posição. Dois anos depois, ele custa bem menos que os concorrentes e é mais bem equipado.

O SUV chinês montado no Brasil traz equipamentos exclusivos como o monitor de ponto cego, que exibe na tela da central a imagem da lateral assim que o motorista aciona a alavanca da seta – um recurso útil, porém um pouco incômodo quando o Waze está sendo utilizado. Há também visão 360o, alerta de tráfego cruzado e assistente de iluminação em curva que utiliza o farol de neblina.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassConsole elevado favorece a ergonomia. O mais largo internamente, Jeep é o dono do menor porta-malas, com 410 litrosFernando Pires/Quatro Rodas

O teto panorâmico complementa os itens inéditos, sendo que o Corolla Cross também traz teto solar, mas convencional, restrito à primeira fileira. Os itens conhecidos como ADAS, que contempla frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego e assistente de permanência em faixa, além do piloto automático adaptativo, estão disponíveis nos três SUVs.

O Caoa Chery Tiggo 7 é o SUV médio mais barato do Brasil, graças a sua versão de entrada, Sport, que custa R$ 134.990, mas a versão considerada aqui é a Max Drive, que oferece tecnologias semiautônomas e traz um conjunto mecânico mais robusto e, mesmo assim, ela custa R$ 169.990. Tornando-se de longe o SUV mais barato do comparativo, enquanto o Toyota Corolla Cross XRX custa R$ 191.790 e o Jeep Compass Longitude, versão intermediária, é o mais caro por R$ 196.990.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasCompara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

E é o custo/benefício que faz o jogo virar e dar a vitória deste comparativo ao Caoa Chery Tiggo 7 Pro. Por um valor menor, ele traz o conteúdo mais rico, principalmente em tecnologias de auxílio à condução, o melhor desempenho em acelerações e retomadas e um espaço interno generoso, ostentando o porta-malas com o maior volume, 475 litros.

Continua após a publicidade
Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm do Jeep Compass, que tem câmbio automático de 6 marchasFernando Pires/Quatro RodasCompara Corolla Cross x Tiggo 7 x Compass<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O Corolla Cross fica com o segundo lugar, por ser o mais econômico e por apresentar um desempenho bem próximo ao do Compass, apesar de ser menos potente. O fato de ter tido um merecido incremento em conectividade com adoção de quadro de instrumentos digital e multimídia mais moderna o faz ser uma boa opção.

Isso sem contar com a reputação da marca Toyota, que traz um pós-venda reconhecido pela excelência e que há anos está entre as marcas mais elogiadas pelos proprietários em nossa pesquisa Os Eleitos. Ela ficou em segundo lugar em 2023 como melhor pós-venda. E o Corolla Cross ganhou como modelo mais amado pelos donos.

Compara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassToyota Corolla Cross tem porta-malas com 440 litrosFernando Pires/Quatro RodasCompara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassJeep Compass tem porta-malas com 410 litrosFernando Pires/Quatro RodasCompara Corolla Cross x Tiggo 7 x CompassTiggo 7 tem porta-malas com 475 litrosFernando Pires/Quatro Rodas

E o terceiro lugar fica com o Jeep Compass, por apresentar o preço mais elevado frente aos concorrentes, não trazer equipamentos exclusivos e ter o pior desempenho em consumo de combustível e que não é compensado com o melhor desempenho em pista, título conquistado pelo SUV da Caoa Chery. Na linha 2025 ele ganhou versões com o motor 2.0 a gasolina Hurricane (272 cv e 40,8 kgfm), que estreou na Rampage, e que nesses casos o desempenho vai compensar o consumo mais elevado, mas os preços sobem para outro patamar e partem de R$ 266.990.

Veredicto Quatro Rodas

O Tiggo 7 Pro vence pelo conjunto da obra: é o mais barato, tem um pacote de equipamentos mais completo, seu desempenho é superior e ele é o que oferece espaço interno mais generoso. O Corolla Cross melhorou em conectividade e por ser o mais econômico garante o segundo lugar. Já o Jeep Compass, apesar de ser líder de mercado, custa mais caro e oferece menos conteúdo.

Ficha Técnica – Caoa Chery Tiggo 7

Motor: gasolina, turbo, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha; 1.598 cm3, 187 cv a 5.500 rpm, 28 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: DCT, 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)
Pneus: 225/60 R18
Peso: 1.489 kg
Dimensões: comprimento, 450 cm; largura, 184,2 cm; altura, 170,5 cm; entre-eixos, 267 cm; tanque, 51 l; porta-malas, 475 l
Geometria off-road: ângulo de entrada, 21º, ângulo de saída, 27º, altura mínima do solo, 17,3 cm

Ficha Técnica – Toyota Corolla Cross XRX

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.987 cm3, 16V, 175/167 cv a 6.600 rpm, 20,8 kgfm a 4.400 rpm
Câmbio: CVT, 10 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)
Pneus: 225/50 R18 Peso: 1.420 kg
Dimensões: comprimento, 446 cm; largura, 182,5 cm; altura, 162 cm; entre-eixos, 264 cm; tanque, 47 l; porta-malas,
440 l
Geometria off-road: ângulo de entrada, 21º, ângulo de saída, 36º, altura mínima do solo, 16,1 cm

Ficha Técnica – Jeep Compass Longitude T270

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 1.332 cm3; 16V, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)
Pneus: 225/55 R18
Peso: 1.556 kg
Dimensões: comprimento, 441,6 cm; largura, 182 cm; altura, 164,4 cm; entre-eixos, 263,6 cm; tanque, 60 litros; porta-malas, 410 l
Geometria off-road: ângulo de entrada, 20,6º, ângulo de saída, 30,8º, altura mínima do solo, 20,2 cm

 

Teste Quatro Rodas

Aceleração Tiggo 7 Pro Corolla Cross XRX Compass Longitude T270
0 a 100 km/h 8,6 s 10,3 s 9,9 s
0 a 1.000 m 29,3 s – 183,3 km/h 31,5 s – 169,8 km/h 31,3 s – 166,7 km/h
Velocidade máxima* n/d n/d n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,4 s 4,4 s 4,3 s
D 60 a 100 km/h 4,2 s 5,2 s 5,7 s
D 80 a 120 km/h 5,2 s 6,6 s 7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,3/25,7/58,2 m 13,8/24,7/57,3 m 16,5/29,4/63,9 m
Consumo
Urbano 10,1 km/l 12,3 km/l 9,6 km/l
Rodoviário 13,3 km/l 15 km/l 12,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 34,1/72,2 dBA 39,2/72,4 dBA 42,4/65,7 dBA
80/120 km/h 61,6/72,4 dBA 60,9/73,4 dBA 63,7/68,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 96 km/h 94 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em D 1.700 rpm 1.300 rpm 1.800 rpm
Volante 2,5 voltas 2,5 voltas 2,5 voltas
SEU Bolso
Preço R$169.990 R$191.790 R$196.990
Garantia 5 anos 5 anos 5 anos
Concessionárias 119 216 202
Revisões até 60.000 km R$6.650 R$5.700 R$4.982

 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...