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[4r]Ram Classic R/T marca despedida do V8 mais barato do Brasil

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É o fim da Ram Classic no Brasil. Relançada por aqui em 2022 (esta geração havia sido vendida por aqui anteriormente) e com sucesso de vendas, a picape grande mais barata do país se despede no Brasil antes de efetivamente sair de linha México.

Para uma despedida em grande estilo, chega a Ram Classic R/T, série limitada a 100 unidades e que dá um apelo ainda mais esportivo ao visual.

Disponível sempre nas cores preto e vermelho, a Ram Classic R/T sai por R$ 359.990 e ganha adereços estéticos que contrastam com a carroceria, como uma faixa central no capô e adesivos laterais, na caçamba, com o nome da série. Os adesivos são em preto e branco quando a carroceria é vermelha, e em vermelho e preto quando a carroceria é em preto.

Outra diferenciação está na grade escurecida, que ganha um formato mais nostálgico em cruz, remetendo à época da Dodge, com direito ao carneiro ao centro. No canto, o logo R/T aparece com destaque, em vermelho. As rodas são de 20 polegadas com pneus 275/60, sempre pintadas em preto fosco, e os faróis, com iluminação principal halógena, recebem máscara negra.

Ram Classic R/TRam Classic R/TFernando Pires/Quatro Rodas

Ela permanece com para-choques pintados na cor da carroceria, faróis de neblina halógenos, duas saídas de escape e o nome RAM em destaque na tampa traseira. As lanternas são em leds.

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O mesmo acontece no interior, que mantém o layout já datado das versões convencionais, diferenciando-se apenas por uma plaqueta que identifica a exclusividade da série R/T, com a numeração 1/100, na tampa do porta-luvas. Estão lá os mesmos acabamentos, com mescla entre plásticos rígidos e emborrachados, além de variações de texturas e tons de preto e cinza.

Ram Classic R/T

O quadro de instrumentos tem elementos analógicos em torno de uma tela digital, e a central multimídia tem 8,4 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay via cabo. Entre os equipamentos, não há itens de assistência como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência ou alerta de pontos cegos, e o freio de estacionamento é no pé, com a necessidade ainda de se soltar uma trava na mão, bem à moda antiga.

Ram Classic R/TRam Classic R/TFernando Pires/Quatro Rodas

Para os ocupantes traseiros há espaço de sobra pra três adultos, especialmente na comparação com as picapes médias, como Hilux, Ranger e S10 – em quem a Ram Classic mira. Há também saídas de ar para quem vai atrás, tomada de 12V e aquecimento dos bancos, exceto para o central.

A Ram Classic R/T tem boa capacidade de espaço da caçamba, que tem 1.424 litros, mas a capacidade de carga é pouca, de apenas 520 kg – menos do que em uma Fiat Strada e do que qualquer picape média à venda no Brasil.

Ram Classic R/TRam Classic R/TFernando Pires/Quatro Rodas

Como é a convivência e como anda?

Grandalhona, a Ram Classic R/T tem 5,81 metros de comprimento e 3,51 m de entre-eixos, além de quase 2 metros de altura. As dimensões dificultam o dia-a-dia com a picape, assim como para qualquer outra picape grande (ou full size), já que não há espaços preparados para isso em terras brasileiras.

Diferentemente dos Estados Unidos, onde historicamente as full size dominam, o Brasil costuma ter faixas de rolagem mais estreitas, assim como estacionamentos e suas respectivas vagas. Ou seja, é preciso cuidado para trafegar com uma picape dessas por aqui.

Ram Classic R/TRam Classic R/TFernando Pires/Quatro Rodas

Porém, apesar dos problemas de convivência, é um carro de muitos outros prazeres, como a presença do motor V8 5.7 Hemi a gasolina e aspirado. São 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, sempre acompanhados de um câmbio automático de oito marchas. Este motor, vale dizer, será descontinuado em breve para dar lugar a um V6 híbrido.

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O conjunto entrega acelerações progressivas, mas vigorosas e acompanhadas de um grave e belo ronco que invade a cabine. De acordo com os nossos testes, a picapona vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, desempenho próximo de picapes bem menores, com motorização V6, como a Amarok.

Fernando Pires<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A conta vem no consumo, porém, que é alto mesmo que a Classic R/T seja equipada com sistema de desativação de cilindros. Em situações de condução mais tranquila, quatro dos oito cilindros são desligados para buscar uma economia de combustível. Mesmo assim, as médias ficaram em 5,2 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada.

A suspensão foca no conforto, absorve bem as irregularidades do solo, e não deixa que a picape “pule” tanto, e é um dos motivos para a baixa capacidade de carga.

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Ram Classic R/TRam Classic R/TFernando Pires/Quatro Rodas

Veredicto

A Ram Classic R/T é uma picape sem tanto luxo e tecnologia, mas que preserva o espaço interno e, mais importante, um conjunto mecânico prestes a ser extinto.

Teste – Ram Classic R/T

Aceleração
0 a 100 km/h: 8,1 s
0 a 1.000 m: 29,3 s – 169 km/h
Velocidade máxima: n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,4 s
D 60 a 100 km/h: 4,3 s
D 80 a 120 km/h: 5,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15/28,6/61,5 m
Consumo
Urbano: 5,2 km/l
Rodoviário: 7,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 41,8/- dBA
80/120 km/h: 59,3/67,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço: R$ 365.150
Garantia: 3 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 22 °C; umid. relat., 53%; press., 1.012,5 kPa.

Ficha Técnica – Ram Classic R/T

Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 16V, 5.654 cm3; 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.) eixo rígido, five-link (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 275/60 R20
Peso: 2.553 kg
Dimensões: comprimento, 581,6 cm; largura, 201,7 cm; altura, 197 cm; entre-eixos, 357 cm; peso, 2.553 kg; tanque, 98 l; caçamba,
1.424 l; capacidade de carga, 531 kg

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