Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Stellantis cria patente para novo volante com função de acelerador e freio

Recommended Posts

Depois de anunciar que o seu sistema autônomo AutoDrive estreia no ano que vem, a Stellantis está cozinhando mais alguns projetos para o futuro. A descoberta da vez é um novo volante em forma de manche, que também será usado para acelerar e frear o carro.

A descoberta foi feita pelo site CarBuzz, que encontrou o projeto registrado no escritório de patentes dos Estados Unidos. Diferente dos volantes de manche tradicionais, o protótipo da Stellantis tem uma função onde o motorista irá empurrá-lo para acelerar o carro e puxá-lo para frear, substituindo os pedais do acelerador e freio.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a montadora, o novo volante poderia facilmente ser operado com apenas uma mão. O único problema é que o motorista pode acabar acelerando o carro sem querer durante uma frenagem mais brusca, pelo efeito da inércia. Mas isso poderia ser resolvido apenas invertendo o funcionamento do manche.

Continua após a publicidade
fca-stellantis-yoke-steering-patent-sketfca-stellantis-yoke-steering-patent-sketch Escritório de Patentes dos EUAReproduçãofca-stellantis-yoke-steering-patent-sketfca-stellantis-yoke-steering-patent-sketch-1 Escritório de Patentes dos EUAReproduçãofca-stellantis-yoke-steering-patent-sketfca-stellantis-yoke-steering-patent-sketch-2 Escritório de Patentes dos EUAReproduçãofca-stellantis-yoke-steering-patent-sketfca-stellantis-yoke-steering-patent-sketch-5 Escritório de Patentes dos EUAReproduçãofca-stellantis-yoke-steering-patent-sketfca-stellantis-yoke-steering-patent-sketch-4_66ecc2 Escritório de Patentes dos EUAReproduçãofca-stellantis-yoke-steering-patent-sketfca-stellantis-yoke-steering-patent-sketch-3_f11335 Escritório de Patentes dos EUAReprodução

Outro detalhe é que para funcionar, a coluna de direção não existirá, sendo substituída pela tecnologia steer-by-wire, que cria uma ligação virtual entre o volante e as rodas, assim como já acontece na Tesla Cybertruck. Essa tecnologia tende a se tornar cada vez mais comum nos carros — mesmo naqueles que ainda têm volantes circulares — devido à sua compatibilidade com os sistemas autônomos.

  • É por esse motivo que o protótipo da Stellantis também é totalmente retrátil, já prevendo um futuro onde os carros dirigirão sozinhos. Para isso, não há mistério; quando o motorista ligar o piloto automático, o volante se esconde no painel liberando mais espaço para o condutor.

Embora a ideia seja inovadora, ela não é totalmente nova. A Toyota, no ano passado, mostrou o NEO Steer, um tipo volante — também em forma de manche — voltado para os PCDs que usa alavancas adicionais para controlar os freios e a aceleração. Não há nada descrevendo que esse será o uso do seu projeto, mas com certeza facilitaria a adaptação dos carros para esse público.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...