Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Jeep Compass 2.0 Hurricane é insano como esportivo e gasta menos que 1.3T

Recommended Posts

Para o Jeep Commander, tudo bem. Mas colocar um motor 2.0 turbo com 272 cv e 40,8 kgfm no Jeep Compass? Talvez não fosse necessário, mas mal não fez ao desempenho do SUV médio. Isso já havia ficado bem evidente no primeiro contato com o modelo, mas foi confirmado em nosso teste de desempenho com vossa insanidade, o Jeep Compass Blackhawk.

O motor 2.0 turbo a gasolina, que já havia feito mágica na Ram Rampage, faz o Jeep Compass acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O Compass S, com motor 1.3 turbo de 185 cv, cumpre o mesmo teste em 10,3 segundos. Com o 2.0 turbodiesel (170 cv), precisava de 11,4 segundos.

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 cinza<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Vieram da versão diesel o câmbio automático de nove marchas e o sistema de tração integral, providenciais para dar conta da entrega de tanta força às rodas. E mesmo com esse peso extra e com a missão de girar todas as rodas simultaneamente, o Jeep Compass Blackhawk testado gastou menos combustível que as versões com motor 1.3 turbo e apenas tração dianteira.

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 cinza<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasJeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 cinza<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Tome nota: o 2.0 Hurricane-4 faz o Jeep Compass entregar média de 9,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na cidade com gasolina – este motor não é flex. O 1.3 turbo é flex e, mesmo com gasolina, empata nos 9,3 km/l no regime urbano e faz 13 km/l em estrada. O motor maior, por trabalhar mais folgado, gasta menos que o motor menor. Também entra na conta que temos um câmbio de nove marchas contra um de seis.

O consumo e o desempenho, porém, seriam argumentos frágeis para justificar a troca de uma versão por outra, pois diferença de preços entre eles é enorme. Hoje o Compass S 1.3T custa R$ 236.990 e o Compass Blackhawk custa R$ 279.990, uma diferença de R$ 43.000. Ainda se fosse a versão abaixo com o mesmo motor, a Overland, seria um degrau de R$ 30.000 – custa R$ 266.990.

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 cinza<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Mas a Jeep meio que precisou repensar toda a dinâmica do Compass. A suspensão mais firme e com geometria que fazia o volante esterçar quando todo o torque do motor chegava às rodas foram revistos para que a condução do Compas Hurricane não se tornasse caótica.

Continua após a publicidade

O que fizeram, basicamente, foi adotar uma suspensão mais confortável ao passar pelas imperfeições do asfalto. O carro absorve mais aquilo que precisa ser absorvido, melhorando até a vida de quem viaja no banco traseiro. O rápido rebote se foi. É um comportamento mais próximo de carro norte-americano mesmo, mas com traços de esportividade.

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 cinza<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Um carro com vocação esportiva não precisa ser duro, precisa despejar a força no asfalto e fazer curvas bem. Uma suspensão dura permite ter mais precisão em circuitos, é verdade, mas os outros compromissos se sobrepuseram.

Compartilhe essa matéria via:

Esse novo acerto permite que a carroceria incline um pouco mais nas curvas, como sedãs esportivos de décadas atrás. E isso não é ruim. É uma reação diferente para quem está acostumado com as outras versões, assim como sentir a tendência a sair de dianteira que não existia antes. Mas o Compass Blackhawk tem tração integral e pneus enormes e largos (235/45 R19) para depositar a responsabilidade da aderência. E dá muito certo.

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 cinza<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

As retomadas fortes têm suas sensações ampliadas pela tração nas quatro rodas e pela forma como gruda no asfalto. Mas o motorista não terá problemas para dirigir tranquilamente, porque o motor 2.0 turbo “sobra” tanto que pode trabalhar manso, nas baixas rotações que o câmbio de nove marchas permite. E tem mais: as respostas do acelerador são rápidas, ao contrário do que acontece com os outros motores do Compass.

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Nessa toada é possível notar os incrementos da versão Blackhawk, caso do ajuste elétrico para o banco do carona, além do ajuste elétrico para o assento do motorista, o acabamento em couro preto com partes de suede e costura em losângos e o nome da versão bordado em branco.

Continua após a publicidade
Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasJeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O quadro de instrumentos digital de 10,25” ainda tem as Performance Pages: modos de visualização em que dá ênfase aos elementos esportivos, como acelerômetro, pressão do turbo e uso de potência e torque do motor instantâneos. O porta-malas ainda tem abertura elétrica. 

Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Mas há elementos visuais para tornar os Compass Blackhawk reconhecíveis, como as pinças de freio pintadas em vermelho e as rodas de aro 19 com desenho exclusivo. Os logotipos na carroceria são pretos e, como em todas as versões com o motor 2.0 Hurricane, há um par de saídas de escape cromadas.

O Jeep Compass Blackhawk é um carro insano e um tanto quanto desnecessário para os mais racionais. Porque para muitos um SUV médio confortável, completo e com aceleração apenas 0,2 s mais lenta que a de um VW Jetta GLI ou do antigo Golf GTI vendido no Brasil faz todo o sentido. Isso, combinado a todas as melhorias, permite dizer que este é o melhor Compass à venda no Brasil.

Teste Quatro Rodas – Jeep Compass Blackhawk 2025

Aceleração
0 a 100 km/h – 6,8 s
0 a 1.000 m – 27,2 s – 194,8 km/h
Velocidade máxima (dados de fábrica) – 225 km/h (etanol/gasolina)

Retomadas
D 40 a 80 km/h – 3,4 s
D 60 a 100 km/h -3,7 s
D 80 a 120 km/h – 4,4 s

Continua após a publicidade

Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 14,6/26/60,9 m

Consumo
Urbano – 9,3 km/l
Rodoviário – 13,3 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx. – 39,9/72,5 dBA
80/120 km/h – 60,5/73,1 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 99 km/h
Rotação do motor a 100 km/h – 1.750 rpm
Volante – 2,5 voltas

Seu Bolso
Preço básico – R$ 279.990
Garantia – 5 anos

Continua após a publicidade
Jeep-Compass-Blackhawk-2.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (2) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-3.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (3) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-1.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk 2.0 Hurricane-4 2025 (1) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-4.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (4) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-12.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (12) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-10.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (10) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-18.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (18) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-6.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (6) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-8.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (8) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-5.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (5) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-23.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (23) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-15.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (15) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-17.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (17) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-19.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (19) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-14.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (14) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-9.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (9) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-16.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (16) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-7.jpg?quality=70&Jeep Compass Blackhawk (7) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-11.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (11) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-21.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (21) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-25.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (25) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-24.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (24) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-20.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (20) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-31.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (31) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-13.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (13) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-29.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (29) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-32.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (32) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-26.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (26) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-33.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (33) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-30.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (30) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-22.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (22) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Compass-Blackhawk-34.jpg?quality=70Jeep Compass Blackhawk (34) Fernando PiresQuatro Rodas

Ficha técnica – Jeep Compass Blackhawk 2025

  • Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, turbo, injeção direta, 16V, 1.995 cm³, 272 cv a 5.2000 rpm, 40,1 kgfm a 3.000 rpm
  • Câmbio: automático, 9 marchas, tração integral
  • Suspensão: McPherson (dianteira e traseira)
  • Freios: discos ventilados (diant.)/sólidos (tras.)
  • Direção: elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 235/45 R19
  • Dimensões: comprimento, 440,4 cm; altura, 164,0 cm; largura, 181,9 cm; entre-eixos, 263,6 cm; porta-malas, 476 l; tanque, 55 l
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...