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[4r]Montadoras cobram o Governo por imposto bem maior para carros chineses

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A poucos dias do imposto de importação para carros híbridos e elétricos crescer de novo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores solicitou que o Governo Federal acelere o crescimento do tributo. Segundo a Anfavea, os 25% que entram em julho são pouco, e o ideal é que o imposto seja o quanto antes de 35%.

Essa alíquota de 35% só seria imposta a partir de 2026, mas a entidade que representa os fabricantes de automóveis considera que antecipar esse imposto é necessário como forma de frear o aumento de importação de veículos híbridos e elétricos, sobretudo da China. A solicitação foi feita ao Governo Federal e, segundo o presidente Márcio de Lima Leite, que participou do Seminário AutoData Revisões das Perspectivas 2024, a invasão de carros importados ameaça a indústria do Brasil.

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“Continuamos reféns das importações. Elas atacam a nossa competitividade, agora e no futuro. Se o Brasil quiser ter um olhar à frente, ser um grande competidor, precisamos analisar as importações com viés de preocupação. Com este volume crescente hoje é um risco para nossa indústria”, diz Leite em entrevista ao portal AutoData.

Houve um grande aumento no volume das importações de veículos, com alta de 38% nos primeiros cinco meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Os modelos chineses correspondem a 82% de todo esse volume.

BYD NAVIO

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Logo, a atenção se concentra nas marcas chinesas que despontam no nosso mercado, como GWM e BYD, que nem começou a produção na Bahia e deve fechar o ano com 120.000 carros importados. Mas o movimento é generalizado e o presidente da Anfavea citou fabricantes como General Motors, Volkswagen e Stellantis, que possuem fábricas na China, e também importam de lá.

“Se for melhor trazer da China do que produzir no Brasil, farão, porque é negócio. Se você tem um mercado aberto como o nosso, se a tarifa não é suficiente para barrar as importações, é preciso repensar esta tarifa. O Brasil perderá fabricantes e só vão sobrar os novatos. Precisamos dar este passo: antecipar a tarifa. É a primeira vez que falamos disto. A Anfavea propõe que a tarifa do imposto de importação seja repensada”, disse Leite em entrevista.

Nas projeções a Anfavea mantém o crescimento de vendas em 2024, com alta de 6,1% para automóveis, chegando a 2.250.000 unidades, leve alta de 0,7% nas exportações com o embarque de 407.000 veículos e produção com avanço de 6,2%, atingindo 2.470.000 unidades.

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