Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Ford Crown Victoria, o grã-fino que fez história como carro de polícia

Recommended Posts

O Crown Victoria 1955 trazia para-brisa envolventeO Crown Victoria 1955 trazia para-brisa envolventeMarco de Bari/Quatro Rodas

Vários clássicos justificam a fama de era de ouro da Detroit dos anos 50. Na Ford, depois do Thunderbird, nenhum outro modelo impressionou tanto o mercado como o Crown Victoria 1955.

Versão do Fairlane, esse sedã de duas portas encantou o público pelo estilo – e que estilo. Ficou célebre por suas colunas centrais, que eram unidas numa barra de inox, formando uma espécie de tiara.

A pintura saia-e-blusa era dividida por um friso lateral que lembrava as asas de uma gaivota. O para-brisa envolvente, como o introduzido por Chevrolet Corvette e Cadillac Eldorado de 1953, marcava uma nova geração dos Ford de passeio.

Continua após a publicidade
Pintura saia-e-blusa e barbatanas traseiras: itens obrigatórios nos clássicos dos anos 50Pintura saia-e-blusa e barbatanas traseiras: itens obrigatórios nos clássicos dos anos 50Marco de Bari/Quatro Rodas

O teto sobre o banco dianteiro podia ser de um acrílico transparente chamado Plexiglas, um opcional que arrematava o mito, apelidado de Crown Vic.

Sob o capô, em geral, havia um V8 4.5 de 162 cv, que ganhava 20 cv com o carburador de corpo quádruplo e o escapamento duplo, opcionais – mas o modelo básico tinha um seis-cilindros 3.6 de 120 cv. O câmbio era de três marchas, manual ou automático.

Numa época de carros tão grandes, coloridos e cromados, a marca criou com o Crown Vic uma imagem de sofisticação que não era associada aos Ford.

Continua após a publicidade
Coluna central forma a típicaColuna central forma a típica “tiara” de aço inoxidável sobre o tetoMarco de Bari/Quatro Rodas

O exemplar 1955 das fotos é mantido há 32 anos por Julio e Nelson Ott, ex-funcionários da Ford, pai e filho. Como num Porsche, a partida fica à esquerda.

Apesar da maciez dos bancos inteiriços, um terceiro passageiro no centro fica mal acomodado devido ao ressalto do túnel da transmissão. Um apoio de braço retrátil divide o banco de trás.

Compartilhe essa matéria via:

A direção hidráulica é enorme, fina e fiel ao transmitir irregularidades do piso. Na coluna está a alavanca do câmbio automático, de trocas suaves. O alto torque do V8 está quase todo disponível em baixo giro e a suspensão é típica dos americanos da época, bem macia.

Interior acompanha o tom bicolor da pinturaInterior acompanha o tom bicolor da pinturaMarco de Bari/Quatro Rodas

Para a linha 1956, o seis-cilindros ganhou 137 cv e o V8 passou a ser o mesmo do Thunderbird, de 202 cv. Painel estofado, travas duplas de portas e volante em forma de cálice aprimoraram a segurança. Mesmo assim, as vendas caíram e aos dois anos ele saiu de catálogo.

Mas o nome era tão forte que retornaria em 1980, como versão top da família LTD e, em 1992, como modelo próprio. Nessa fase, o design cativante tinha dado lugar à robustez mecânica e ao farto espaço interno, o que foi cultivando através dos anos sua fama de ideal para táxis ou carros de polícia (veja ao lado).

Em setembro de 2011, enfim, a Ford encerrou sua produção, dando cabo da linhagem do Crown Vic, que nasceu nobre e no decorrer das décadas acabou se aproximando cada vez mais do povo.

Carro de tira

Ford Crown Victoria policial visto de frenteAntigamente, a grande maioria da frota policial era composta pelo Ford Crown VictoriaDivulgação/Ford

Grande, robusto e com um chassi de longarinas (fácil de reparar após leves colisões), o Crown Vic dos anos 80 e 90 logo caiu nas graças das forças policiais dos EUA. A Ford até vendeu a versão Police Interceptor (foto), de 1998 a 2002, com partes reforçadas só para aguentar o serviço.

Continua após a publicidade

Ficha técnica – Ford Fairlane Crown Victoria 1955

Motor: V8 de 4,5 litros, 6 em linha de 3,6 litros
Potência: 162 cv a 4400 rpm, 120 cv a 4000 rpm
Câmbio: manual ouautomático de 3 marchas
Carroceria: sedã de 2 portas
Dimensões: comprimento, 504 cm; largura, 193 cm; altura, 150 cm; entre-eixos, 293 cm; peso, 1.660 kg
Desempenho: 0 a 96 km/h, 10 s; vel. máx., 152 km/h

 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...