Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Chevrolet Corsa Sedan foi substituto do Chevette – e fez mais sucesso

Recommended Posts

O Corsa é um dos automóveis mais bem-sucedidos do país e chegou ao mercado com uma missão árdua: substituir outro grande sucesso, o Chevrolet Chevette – um compacto com mais de 1 milhão de unidades produzidas em 20 anos. No auge, sua família era completa: além do hatch, havia uma perua (Marajó) e uma picape (Chevy 500).

Em 1994, o Corsa foi apresentado e escancarou o abismo que separava a GM do Brasil da alemã Opel: o pequeno hatch surpreendeu pelo estilo arredondado e importantes virtudes, como injeção eletrônica, bom acabamento e um interior bem aproveitado. Comparado ao último Chevette, ele era melhor em quase tudo.

Corsa Wind modelo 1997 da Chevrolet.Corsa Wind modelo 1997 da ChevroletMarco de Bari/Quatro Rodas

Porém, o porta-malas de 260 litros não era suficiente para satisfazer os donos tradicionais do Chevette, acostumados ao compartimento com 323  litros – público que só se deu por satisfeito ao saber que a turma de São Caetano do Sul já estava trabalhando no Projeto Gemini (ou 2060).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

De fato, a engenharia da GM estava acelerada: em média, uma nova versão do Corsa era apresentada a cada três meses. Primeiro vieram a Pickup e o hatch de quatro portas. Guardado a sete chaves, as linhas do Corsa Sedan acabaram vazando em agosto de 1995, graças a um furo de reportagem que ganhou a capa de QUATRO RODAS.

agosto de 1995, quatro rodas<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o resultado final era dos melhores: mantendo a mesma distância entre os eixos do hatch, o terceiro volume acrescentava apenas 30 cm ao comprimento total. Todas as proporções eram muito harmoniosas: a nova coluna C definia a queda suave do vidro traseiro e recebia uma terceira janela lateral.

Continua após a publicidade

O maior beneficiado era o porta-malas: nada menos que 390 litros, um acréscimo de 33%. Bem executado, o projeto nacional incluía o acesso ao porta-malas pelo interior do veículo, por meio do rebatimento do banco traseiro, solução ainda rara entre os sedãs nacionais. Ao contrário do hatch, os para-choques eram sempre pintados na cor da carroceria.

Chevrolet Corsa SedanDesign harmônico rendeu o apelido de “baby Vectra”Marco de Bari/Quatro Rodas

Mas a melhor novidade era o motor de 1,6 litro e cabeçote de oito válvulas da Pickup, que recebia injeção eletrônica multiponto para obter um expressivo salto de potência (de 79 cv para 92 v), sem comprometer o torque em baixas rotações. O desempenho era bem adequado: máxima de 176 km/h e 12,8 s para sair da imobilidade e alcançar os 100 km/h.

Havia duas opções de acabamento: a básica GL e a requintada GLS, que se diferenciava pela oferta de faróis de neblina, travas e vidros com acionamento elétrico e rodas de liga leve de aro 14 com pneus 185/60. Direção hidráulica, ar-condicionado e freios ABS, só como opcionais.

Chevrolet Corsa Sedan

De visual caprichado, não demorou para que a versão GLS ganhasse o apelido de “baby Vectra”, principalmente após a adoção da transmissão automática Aisin de quatro marchas.

Para quem gostava de acelerar também foi oferecido o motor 1.6 16V com 102 cv. Fabricado em 1996, o Sedan GLS 1997 que ilustra a reportagem pertence ao casal Fernanda e Fabrício Soares, de São Paulo: “É um carro que honra a tradição do Chevette: pequeno e com bom porta- malas, é robusto, confiável, de manutenção simples e baixo consumo”.

Continua após a publicidade
classicDepois de ganhar motor 1.0, o Corsa Sedan mudou até de nome: virou ClassicChevrolet/Divulgação

Com motor 1.0 de 60 cv, a versão Wind introduzia o Corsa Sedan no segmento dos populares em 1998. As versões mais caras ganhavam a opção do airbag para o motorista, mas a chegada do Astra Sedan cativou o público disposto a pagar por mais espaço. A potência subiu para 68 cv na versão Super 16V, mas era pior em dirigibilidade.

classic<span class="hidden">–</span>Divulgação/Chevrolet

Reestilizado em 2000, o Sedan recebeu para-choques e lanternas redesenhados e, alguns meses depois, faróis com lente de policarbonato.

Continua após a publicidade
classicO último visual do Classic foi criado na ChinaMarco de Bari/Quatro Rodas

O sucesso do Corsa Sedan entre os populares o tornou imune à chegada da terceira geração em 2002. Rebatizada de Chevrolet Classic, a segunda geração quebrou os dois recordes do Chevette: o de produção e o de longevidade, pois ficou em produção por 21 anos.

Chevrolet Classic Advantage 1.0Chevrolet Classic Advantage 1.0Christian Castanho/Quatro Rodas

Antes de sair de linha, em 2016, o Chevrolet Classic ganhou uma boa reestilização em 2010. Foi quando, com novos faróis, lanternas e para-choques ele passou a ter exatamente o mesmo visual do Chevrolet Sail que estava se despedindo do mercado chinês. Isso porque aquele projeto concebido no Brasil em meados dos anos 1990 atravessou o planeta e foi fabricado na China entre 2000 e 2009.

Continua após a publicidade
Ficha Técnica – Corsa Sedan GLS 1997
Motor transversal, 4 cilindros em linha, 1. 598 cm3, 8V, comando de válvulas simples no cabeçote, 92 cv a 5.600 rpm, 13 mkgf a 2.800 rpm
Câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
Dimensões comprimento, 402 cm; largura, 160 cm; altura, 136 cm; entre-eixos, 244,3 cm; peso, 1.047 kg
Pneus 185/60 R14
Teste QUATRO RODAS – março de 1996
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,4 s
Velocidade máxima 176 km/h
Consumo médio 11,8 km/l (gasolina)
Preço (fevereiro de 1996) R$ 21.780
Preço (atualizado IPCA) R$ 119.105

 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...