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[4r]Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo

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Desde 1997, a cidade de São Paulo implementou um sistema de rodízio de veículos como uma medida para reduzir o tráfego, melhorar a mobilidade urbana e, principalmente, reduzir a poluição na cidade.

Esta regulamentação municipal opera em duas zonas distintas da cidade, conhecidas como Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC), e tem sido uma tentativa eficaz de gerenciar o fluxo de veículos durante os horários de pico.

O sistema baseia-se no último dígito numérico da placa do veículo para determinar o dia em que ele não pode circular nas áreas designadas durante os horários específicos. O rodízio é aplicado de segunda-feira a sexta-feira, excluindo os feriados, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

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Mapa rodízio SPZona conhecida como “centro expandido”, onde vale o rodízio da cidade de São PauloDivulgação/CET

Dia de rodízio muda de acordo com a numeração final da placa do carro:

1 e 2 – Segunda-Feira

3 e 4 – Terça-Feira

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5 e 6 – Quarta-Feira

7 e 8 – Quinta-Feira

9 e 0 – Sexta-Feira

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Multas e Penalidades por trafegar e dia de rodízio:

Desrespeitar o rodízio em São Paulo é considerado uma infração de trânsito grave, conforme o código de trânsito brasileiro (CTB). A multa para quem circula com o veículo em horários e locais restritos é de R$ 130,16, com a aplicação de quatro pontos na carteira de habilitação do condutor.

Carros com placas de outros municípios precisam respeitar o Rodízio em São Paulo?

Sim. Devem seguir as mesmas regras dos veículos emplacados em São Paulo.

Veículos Isentos do Rodízio em São Paulo:

Algumas categorias de veículos estão isentas do rodízio em São Paulo, como táxis, veículos dos Correios, guinchos, entre outros. Pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade ou tratamento debilitante de doença grave também são isentas.

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Veículos isentos:

  • Transporte coletivo e de lotação
  • Motocicletas e similares
  • Táxis
  • Transporte escolar
  • Guinchos
  • Ambulâncias, policiamento, corpo de bombeiros
  • Defesa Civil
  • Forças Armadas
  • Fiscalização e operação de transporte de passageiros
  • Serviço funerário
  • Penitenciários
  • Serviço dos Conselhos Tutelares
  • Do Tribunal Regional Eleitoral e requisitados
  • Transporte de materiais necessários a campanhas públicas, inclusive saúde, defesa civil e caráter social
  • A serviço de “manutenção” ou “segurança” ferroviária e metroviária
  • De atendimento a emergências químicas e ambientais
  • Obras e serviços essenciais de redes de água/esgoto, energia elétrica, telecomunicações, gás canalizado
  • Serviço de fiscalização, sinalização e apoio ao trânsito
  • Coleta de lixo
  • Obras, manutenção e conservação de vias – Zeladoria
  • Correios
  • Transporte de combustível aeronáutico e ferroviário
  • Insumos ligados às atividades hospitalares
  • Transporte de sangue e derivados, de órgãos para transplante e de material para análises clínicas
  • Transporte de valores
  • Escolta armada
  • Veículos de reportagem, em cobertura jornalística
  • Transporte de produtos alimentares perecíveis
  • Veículos Urbanos de Carga
  • Unidades móveis adaptadas para serviços médicos
  • De manutenção e conservação de elevadores
  • Pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade ou tratamento debilitante de doença grave
  • Os movidos por energia de propulsão elétrica, a hidrogênio ou híbridos
  • Médicos
  • Corpo diplomático, corpo consular, organismos internacionais

Como solicitar a Isenção de rodízio em São Paulo:

Os proprietários de veículos que se enquadram nas categorias de isenção podem solicitar o benefício no site da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, na opção “Isenção de Rodízio“.

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Rodízio para Veículos Pesados:

Para veículos pesados, como caminhões, o sistema de rodízio segue uma lógica diferente. Eles têm horários restritos para circulação em algumas vias da cidade, durante os horários de pico, visando evitar congestionamentos em áreas urbanas mais movimentadas.

Caminhões estão liberados do Rodízio nas vias limítrofes da área vermelha, como as marginais dos rios Tietê e Pinheiros, mas devem respeitar as demais regulamentações de restrição ao seu trânsito.

Com essas medidas, a cidade busca otimizar o fluxo de tráfego e promover uma convivência menor conturbada entre os veículos em geral, contribuindo para uma São Paulo mais acessível e sustentável.

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