Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Morre Bird Clemente, primeiro piloto profissional do Brasil, aos 85 anos

Recommended Posts

Morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 85 anos, Bird Clemente, um dos grandes pilotos do automobilismo brasileiro. Na verdade, foi o primeiro piloto profissional brasileiro. 

Bird estreou nas pistas no final dos anos 1950, quando a perícia do piloto, a leveza do carro e a preparação do motor poderiam dar mais resultados do que a potência específica. Com a indústria auto­mobilística no Brasil se formando, no início dos anos 1960, o automobilismo se profissionalizou.

Bird Clemente: o homem do tempoA primeira corrida com um DKW, nas Mil Milhas de 1959divulgação/Acervo pessoal

Foi assim que Bird Clemente se tornou o primeiro a receber salário para correr de carro. Seu primeiro emprego, com direito ao benefício de ter um carro para uso particular, foi ao volante da equipe Vemag, sob o comando de Jorge Lettry.

Continua após a publicidade
Bird Clemente: o homem do tempoEquipe Willys: Luiz Pereira Bueno, Wilsinho Fittipaldi, Luis Antônio Greco, Carol Figueiredo, Francisco Lameirão, José Carlos Pace e Bird Clementedivulgação/Acervo pessoal

Mais tarde, seria convidado a fazer parte da lendária equipe Willys, chefiada por Luiz Antônio Greco, com direito a salário, algo inédito por aqui até então.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Era a equipe que reunia nomes como como Wilson Fittipaldi Jr., Francisco “Chico” Lameirão, José Carlos Pace e Luiz Pereira Bueno, além de Emerson Fittipaldi, que em sua maioria tiveram carreira internacional.

Bird Clemente: o homem do tempoCom este DKW, Bird fez sua estreia como piloto da Vemagdivulgação/Acervo pessoal

 

Bird Clemente capa quatro rodas 1965<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Por aqui, chegou a ser capa da Quatro Rodas em fevereiro de 1965. Bird havia recebido o premio Victor 1964, como melhor piloto de fábrica, eleito por um júri de jornalistas especializados.

Naquele 1964, Clemente era um dos pilotos no “Desafio dos 50.000 quilômetros”, que consistia em rodar dias a fio com um Gordini em Interlagos até completar 50.000 km. Ele capotou com o carro que, porém, continuou rodando sem avarias mecânicas e completou o teste. Daí veio o apelido “Teimoso” para a versão básica do Renault Gordini

Continua após a publicidade

Ao lado do irmão, Nelson Clemente, venceu os 500 km de Interlagos e as Mil Milhas Brasileiras, ambas em 1973.

Também foi eleito pela revista Autosport inglesa um dos 50 melhores pilotos do mundo que não chegaram à F-1. Foi, sem dúvida, um dos maiores pilotos brasileiros. 

Continua após a publicidade
Bird Clemente: o homem do tempoGordini: recorde após a capotagemdivulgação/Acervo pessoal

Há cerca de 10 anos a repórter Isadora Carvalho entrevistou Bird Clemente, que relembrou várias das suas histórias na época de piloto. Vale a pena conferir.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...