Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]VW Amarok 2.0 usada anda como automóvel, mas tem histórico de problemas

Recommended Posts

Volkswagen Amarok 2.0 prata vista 3/4 de frenteTodas as versões da Amarok têm motor a dieselMarco de Bari/Quatro Rodas

A Volkswagen sempre foi conhecida pela dirigibilidade de seus modelos: direção precisa, freios comunicativos e respostas imediatas dos comandos sempre estiveram entre suas virtudes. E não foi diferente com a picape Amarok desde a sua primeira fase, lançada em 2010.

Esqueça o rodar saltitante e barulhento dos utilitários: o conforto e a dirigibilidade da picape feita na Argentina são compatíveis com um bom automóvel de passeio.

Projetada e produzida pela VW, ela se destacou pela suavidade e silêncio do motor diesel 2.0 biturbo, com 163 cv e torque de 40,8 mkgf – que mais tarde seria um dos protagonistas do escândalo de manipulação de resultados de emissões de poluentes no mundo inteiro. O câmbio era sempre manual de seis marchas.

Outro destaque é a tração 4×4 permanente 4Motion, que trabalha de acordo com as condições de aderência – o motorista nunca precisa acionar a tração 4×4.

VolkswagenInterior tem acabamento de qualidade apenas regular e peças vindas de modelos mais baratos da VWVolkswagen/Divulgação

Estreou só na versão Highline, trazia airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), BAS (sistema de assistência dos freios), RBS (controle de filme de água nos discos) e um ajuste específico para off-road. Havia ainda controle de tração, rodas aro 18 polegadas, bancos de couro e ar digital bizona.

As versões mais simples vieram logo depois: a Trendline perdeu o ar digital e o couro e recebeu rodas aro 17, mas manteve trio elétrico, piloto automático e som com CD/MP3, Bluetooth e USB.

Marco de BariAs primeiras unidades tinham só câmbio manualMarco de Bari/Quatro Rodas

A maior crítica era a falta do câmbio automático, que veio em 2012 na versão mais cara, Highline: a caixa de oito marchas veio com o motor retrabalhado para entregar 180 cv e 42,8 mkgf.

Restrita a frotistas, a Amarok SE é identificada pelas rodas de 16 polegadas e ausência de cromados. Abaixo, está a versão S, com rodas de aço, para–choques pretos e motor com apenas um turbo, de 122 cv (140 cv a partir de 2013). Fuja da rara versão 4×2, que tem baixíssima procura.

Além da leve reestilização na linha 2017, a Amarok ganhou uma nova versão topo de linha chamada Extreme.

Mesmo assim, a picape ainda tem muito a evoluir na opinião dos donos: todos os entrevistados mencionaram problemas mecânicos que minaram sua confiabilidade.

Ulisses CavalcanteVersão Highline Extreme é a mais cara da gamaUlisses Cavalcante/Quatro Rodas

Por isso, não é raro ver a Amarok anunciada por valores abaixo da tabela: a maioria se cansou de brigar com a rede autorizada VW, quase sempre incapaz de solucionar as avarias. Isso, inclusive, abriu espaço para mecânicos que se especializaram na picape.

O motor 2.0 biturbo deixou de ser oferecido no Brasil no início de 2022. Mas sua participação nas vendas já havia ficado muito limitada desde o lançamento das versões com motor V6 3.0 turbodiesel de 225 cv, em 2018. Hoje este motor entrega até 257 cv.

Principais defeitos da Volkswagen Amarok

Marco de BariMotor 2.0 TDI sofre com problemas crônicosMarco de Bari/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Correia dentada – Não é raro a correia romper por excesso de poeira, o que levou a VW a criar o EDK (Engine Dust Kit) para evitar a contaminação da peça. Na dúvida, peça a um mecânico que cheque a peça.

Válvula EGR – Responsável por recircular os gases de escapamento, essa válvula apresenta vazamento da água do radiador. O problema foi abordado pela seção Autodefesa e só costuma ser solucionado com a troca ou supressão do componente.

Filtro de partículas – O filtro DPF retém partículas de fuligem resultantes da queima do diesel. Com o passar do tempo, ele fica saturado, impedindo o bom funcionamento do motor. A regeneração do filtro de partículas deve ser feita na rede autorizada ou em oficinas com maquinário apropriado.

Freio ABS – Luz acesa no painel em geral indica falhas nos sensores de rotação das rodas, o que tambem afeta o ESP. É preciso substituir os sensores, reprogramar o sistema e apagar os códigos de avarias.

Recalls – Há três deles: um para reparar possível fissura na linha de combustível, outro para problemas de fixação das pinças de freio dianteiras e um terceiro, que envolve o deflagrador do airbag e o pré-tensionador do cinto – que aumentam o risco de lesões em caso de acidente.

VW Amarok

A voz do dono

Nome: José Guilherme Valente Bohns Filho
Idade: 39 anos
Profissão: comerciante
Cidade: Pelotas (RS)

O que eu adoro

“De todas as picapes médias, é a melhor em tecnologia, conforto e dirigibilidade: a impressão é a de estarmos em um Jetta, tamanha a suavidade do motor e da transmissão automática.”

O que eu odeio

“A confiabilidade mecânica não existe: nem parece VW. É impossível viajar por 1.000 km em boas estradas sem receio de falha mecânica. Uma picape cara, mas que só transmite segurança para ir ao shopping.”

Nós dissemos

Christian CastanhoCompartivo de 2012 colocou Amarok diante de S10 e RangerChristian Castanho/Quatro Rodas

Dezembro de 2012 – “Morro abaixo, é a que transmite a maior sensação de segurança, graças ao HDC, um assistente eletrônico que evita que o carro embale e dispensa o uso do freio, situação que quase sempre leva à perda de controle. Na hora de subir, no entanto, a situação se inverte e a Amarok foi a que mais sofreu para cumprir a prova.”

Preço médio dos usados (FIPE)

Modelo 2011 2012 2013 2014 2015 2016
S 4×2  62.835  65.701  69.010  –  –
S 4×4 63.706 65.703 69.020 74.185 90.228 93.223
SE 4×4 64.121 66.758 69.646 76.286 91.033 99.254
Trendline 4×4 64.972 68.578 75.184 78.154 99.208 106.365
Trendline 4×4 aut.  – 80.702 92.149 92.149 116.731
Highline 4×4 aut.  – 81.975 89.873 101.655 118.478 142.337

Preço das peças

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) 4.391 1.300
Farol (cada um) 1.024 700
Pastilhas de freio (par diant.) 591 195
Discos de freio (par diant.) 620 580
Amortecedores 2.258 1.500
Embreagem 1.962 1.200

Pense também em uma…

Toyota Hilux (7ª geração):

Marco de BariSétima geração da Hilux tinha conforto digno de automóvel de passeioMarco de Bari/Quatro Rodas

De 2005 a 2015, foi a primeira picape de vocação urbana. Quem faz questão do diesel deve levar a versão SR (3.0 de 163 cv). Câmbio automático de quatro marchas só na SRV, com 4×4 de série. Ainda há a gasolina (2009) e a flex (2012). Seu forte é robustez, baixa manutenção e o pós-venda da Toyota.

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...