Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tiago Fernandes

canal central de audio

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo tranqüilo com vc´s? gostaria de saber se é possivel eu simular um canal central, ou seja, eu vi em um artigo sobre os sistemas Dolby Pro Logic e Dolbi Digital falando do canal central que consiste em "uma saída de sinal monofônico resultante da soma do canal direito com o esquerdo". é possível fazer isto analogicamente, fazendo uma junção do canal direito com o esquerdo? eu teria que construir algum tipo de crossover para isto? qual seria o resultado em comparação com um canal central "de fábrica"?

Obrigado e abraços

Tiago Fernandes Cardoso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc pode ligar um falante no bridge dos canais frontais, assim vc teria seu sinal mono...

se for ligar o canal frontal em fullrange sem crossover, certifique-se de utilizar o DOBRO da impedancia minima em cada modo...

Ex: vc tem um amp que tem impedancia minima de 2 ohms em modo normal e 4 ohms em modo bridge. entao os falantes do estéreo devem ser de 4 ohms e o que ficará no bridge deve ser de 8 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema é se o amp for que nem a maioria que já vi, que no bridge só precisa de um RCA, ou seja essa soma dos sinais nao ocorre

Compartilhar este post

Link para o post

Então como seria a forma correta de ligar, por exemplo um full range? :

>no negativo de um canal e no positivo do outro?

>nos dois positivos dos canais direiro e esquerdo?

>nos dois negativos dos canais direito e esquerdo?

Compartilhar este post

Link para o post

coloca um "y" no RCA dir/esq fechando ele pra um canal só, ai vc terá um canal mono. Especulo eu que nesse caso vc deveria corrigir o ganho do amp pois creio que a DDP desse canal mono forçado (positivo dir+positivo esq, ambos ligados em um unico ground) seria maior que a de um canal RCA unico... especulação, se alguem souber fale ai!!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
coloca um "y" no RCA dir/esq fechando ele pra um canal só, ai vc terá um canal mono. Especulo eu que nesse caso vc deveria corrigir o ganho do amp pois creio que a DDP desse canal mono forçado (positivo dir+positivo esq, ambos ligados em um unico ground) seria maior que a de um canal RCA unico... especulação, se alguem souber fale ai!!

Gabriel

Acho que num rola não essa do Y, talvez de até problemas no player

Compartilhar este post

Link para o post

<_<

todo mundo faz isso com as saidas de Sub pra ligar em modulo mono e naum acontece NADA!!! jah vi só uns 15 carros com essa instalação e NUNCA vi nenhum problema decorrente disso!

Só a questão do ganho q acho que deve ser levada em consideração

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
<_<

todo mundo faz isso com as saidas de Sub pra ligar em modulo mono e naum acontece NADA!!! jah vi só uns 15 carros com essa instalação e NUNCA vi nenhum problema decorrente disso!

Só a questão do ganho q acho que deve ser levada em consideração

Gabriel

Não sabia dessa ;) até pq ja vi falar aqui que nao pode

Compartilhar este post

Link para o post

mas se ligar o Y nas duas saídas eu não vou ter mais o canal direito e esquerdo, teria que fazer a ligação na saída dos falantes mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

ué, coloca um Y em cada canal, ai vc terá 2 canais dir e 2 esq, ligue 1 esq e 1 dir em um terceiro Y obtendo um canal mono e 2 canais stereo!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Então quer dizer que o negócio funciona mesmo? dá para simular legal um canal central dessa forma?

Que frequência que este canal deve trabalhar?

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade va naum vai tah simulando um canal central, vc vai estar crando uma saida RCA mono com meu eskeminha!

Creio eu que se vc colocar 2 fullranges BEM DIRECIONADOS ligados em MONO vc tera a sensação de um canal central, creio que o direcionamento seja TUDO nesse sistema!

pra testar grava uma musica em MONO, tipow converte ela com algum conversor passa ela com a mesma bitrate mas em MONO ao inves de joint stereo ou stereo, dai vc vai mexendo no direcionamento e ve de onde o som parece sair, se for do centro tah OK! assim vc naum precisa ficar comprando Ys e mexendo na instalação do seu som!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
na verdade va naum vai tah simulando um canal central, vc vai estar crando uma saida RCA mono com meu eskeminha!

Creio eu que se vc colocar 2 fullranges BEM DIRECIONADOS ligados em MONO vc tera a sensação de um canal central, creio que o direcionamento seja TUDO nesse sistema!

pra testar grava uma musica em MONO, tipow converte ela com algum conversor passa ela com a mesma bitrate mas em MONO ao inves de joint stereo ou stereo, dai vc vai mexendo no direcionamento e ve de onde o som parece sair, se for do centro tah OK! assim vc naum precisa ficar comprando Ys e mexendo na instalação do seu som!

Gabriel

Entrendi, e qual é a frequência que um canal central costuma trabalhar?

Compartilhar este post

Link para o post

O Canal central vc poderá fazer corte de 250 Hz a 3,5 kHz...

E mais, joint stereo é praticamente a mesma coisa que mono, só que a diferença que vc vai ter os dois canais da música (L+R) num só canal mono.....que é exatamente a função do canal central, que unir os dois canais!! ao contrário de ter somente um canal L ou só um canal R....

Qto ao cabo rca....creio que pode...mas seria melhor alguém que entende melhor....

obs:

Eu tenho um xover ativo da MTX que tem 4 vias !! Creio que seria ideal para fazer esse canal central, principalmente para quem faz biamplificação.

Se vc conseguir comprar....o difícil é achá-lo....

Ou então um melhor ainda seria um da audiocontrol.....tem gente vendendo EQ da Audiocontrol que tem xover de 4 vias parece....

Exemplo:

2 rca para o sub

2 rca para os mids (band pass)

2 rca para os tweeters

2 rca para o canal central...(band pass), com corte de 250 Hz a 3,5 KHz

Compartilhar este post

Link para o post
O Canal central vc poderá fazer corte de 250 Hz a 3,5 kHz...

E mais, joint stereo é praticamente a mesma coisa que mono, só que a diferença que vc vai ter os dois canais da música (L+R) num só canal mono.....que é exatamente a função do canal central, que unir os dois canais!! ao contrário de ter somente um canal L ou só um canal R....

Qto ao cabo rca....creio que pode...mas seria melhor alguém que entende melhor....

obs:

Eu tenho um xover ativo da MTX que tem 4 vias !! Creio que seria ideal para fazer esse canal central, principalmente para quem faz biamplificação.

Se vc conseguir comprar....o difícil é achá-lo....

Ou então um melhor ainda seria um da audiocontrol.....tem gente vendendo EQ da Audiocontrol que tem xover de 4 vias parece....

Exemplo:

2 rca para o sub

2 rca para os mids (band pass)

2 rca para os tweeters

2 rca para o canal central...(band pass), com corte de 250 Hz a 3,5 KHz

entendi, vou ver se acho por aqui perto da minha city um x-over, e valew pelas dicas da frequência de corte também. agora é só fazer a experiência.

abraços

Tiago

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...