Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Junior_jlle

Grave para fora

Recommended Posts

Pessoal, necessito apenas de uma dica de quem entende um pouco mais de graves para fora, frequencia um pouco mais alta, estou confeccionando uma caixa de + ou - 60 litros, para um psw Premium Bravox BD 12", qual seria a melhor medida do duto e sua localização? para me dar um resposta melhor no grave para fora? Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, necessito apenas de uma dica de quem entende um pouco mais de graves para fora, frequencia um pouco mais alta, estou confeccionando uma caixa de + ou - 60 litros, para um psw Premium Bravox BD 12", qual seria a melhor medida do duto e sua localização? para me dar um resposta melhor no grave para fora? Obrigado.

manda os parametros pra dar uma olhada para ver qual fica melhor! :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
manda os parametros pra dar uma olhada para ver qual fica melhor! :blink:

coloque um duto de 4" por 7,31cm de comprimento, duto deve estar no minimo 1 polegada de distancia de cada parede e 2 polegadas do fundo da caixa.

Outro ponto é que o fim do duto dentro da caixa não pode ficar virado para o fundo do alto-falante!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloque um duto de 4" por 7,31cm de comprimento, duto deve estar no minimo 1 polegada de distancia de cada parede e 2 polegadas do fundo da caixa.

Outro ponto é que o fim do duto dentro da caixa não pode ficar virado para o fundo do alto-falante!! :legal:

Vuei agora...

como assim fundo do duto para o fundo do falate?? tipo a boca do fone para o lado e o duto tbm par ao mesmo lado.. é isso/??

 

:ph34r:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloque um duto de 4" por 7,31cm de comprimento,  duto deve estar no minimo 1 polegada de distancia de cada parede e 2 polegadas do fundo da caixa.

Outro ponto é que o fim do duto dentro da caixa não pode ficar virado para o fundo do alto-falante!! :legal:

Vuei agora...

como assim fundo do duto para o fundo do falate?? tipo a boca do fone para o lado e o duto tbm par ao mesmo lado.. é isso/??

 

:ph34r:

tipo assim não cabe o duto na caixa , ai o cara vai ter que fazer uma curva no duto e ele faz com que o fim do duto fique virado para o fundo do falante.isso não pode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloque um duto de 4" por 7,31cm de comprimento,  duto deve estar no minimo 1 polegada de distancia de cada parede e 2 polegadas do fundo da caixa.

Outro ponto é que o fim do duto dentro da caixa não pode ficar virado para o fundo do alto-falante!! :legal:

Vuei agora...

como assim fundo do duto para o fundo do falate?? tipo a boca do fone para o lado e o duto tbm par ao mesmo lado.. é isso/??

 

:ph34r:

tipo assim não cabe o duto na caixa , ai o cara vai ter que fazer uma curva no duto e ele faz com que o fim do duto fique virado para o fundo do falante.isso não pode.

entendeu ithaitonio ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloque um duto de 4" por 7,31cm de comprimento,  duto deve estar no minimo 1 polegada de distancia de cada parede e 2 polegadas do fundo da caixa.

Outro ponto é que o fim do duto dentro da caixa não pode ficar virado para o fundo do alto-falante!! :legal:

Vuei agora...

como assim fundo do duto para o fundo do falate?? tipo a boca do fone para o lado e o duto tbm par ao mesmo lado.. é isso/??

 

:ph34r:

tipo assim não cabe o duto na caixa , ai o cara vai ter que fazer uma curva no duto e ele faz com que o fim do duto fique virado para o fundo do falante.isso não pode.

entendeu ithaitonio ?

ou o cara coloca o duto atras da caixa, direto pra o fundo do alto falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Júnior!

 

Caixa de 60litros brutos:

 

1 duto de 4" x 7,31cm comprimento eu não iria não com esse fb em torno de 54hz; ninguém segurará o cone; vai acabar com o falante ligeirinho se não colocar um filtro subsônico em no mínimo 50hz; e a caixa será uma legítima boomy bass, ou seja aquela que toca uma nota só!

 

VOU COLOCAR SÓ MAIS ESSA VEZ: O EFEITO MOLA DA SINTONIA CERTA PARA O CONE SE PERDE COMPLETAMENTE MEIA OITAVA ABAIXO FUNCIONANDO AÍ COMO IMPULSIONADOR DO MOVIMENTO DESCONTROLADO CONHECIDO COMO SOBRE-EXCURSÃO.

 

Eu iria com 1 duto de 4" x 28,5 cm comprimento que me ajudaria a ter uma resposta mais plana, ajudando a segurar bem o cone, dando um resultado satisfatório; para ocupar menos volume da caixa e ter resultado semelhante, pode colocar dois dutos de 2" x 12cm comprimento;

 

Qto a posição, colocoque-os ao lado do falante; a distância de uma vez o diâmetro do duto dos falantes e paredes dará resultado satisfatório;

 

Saudações

essa com duto de 4 por 28,5 cm vai ter um pico em 55 hz de 2,9 db, até ai tudo bem mas vai passar do xmax vai chegar a 6mm? :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Rickbferreira!

 

Quando se tem um limão o negócio é tentar fazer uma boa limonada, pelo menos;

 

Quando um falante é denominado sub, ter uma excursão máxima de 4mm, convenhamos é muuuuuuuinto pouco; 2mm deve ficar ainda dentro do xmáxima mecânico, com risco moderado para o falante; o hump de 2,9dBs em 55hz achaste muito? Veja que ele está centralizado em 55 hz, bem na batida do bumbo da bateria e nas notas mais baixas do contrabaixo; e a vantagem é, no meu entender não precisar botar nada de bass + no cdplayer como é a tentação nos projetos não bem elaborados

 

O que dizer então do hump de 8,2dBs centralizado em 75hz da tua indicação, ou seja um duto de 4" x 7,31cm comprimento? Veja nesse projeto vai acontecer o que se ouve muito aí, ou seja som sem peso; e só as notas centralizadas em 75hz vão tocar, pois pra baixo, principalmente, não vai ter ninguém em casa; o que vai acontecer então; VIRÁ A TENTAÇÃO DE COLOCAR BOOST E LOGO APÓS PREJUÍZO.

 

Colocado um boost de 6dBs em 40/50 hz, que o pessoal pelo visto considera moderado pelo que leio no forum e vejo por aí, na tentativa de tornar o som mais flat, "OUVIR AS BATIDAS", que essa caixa não responde, sem isso, o ampli tentará tocar 4x a potência que normalmente já está no talo, no caso 160wrms x 4 = 640wrms, não terá fonte pra tanto, e... ; o falante já tava passando do limite de excursão e...

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

Deu 6 db em 67 hz e não 8,2db em 75hz. e eu não disse que era muito 2,9 db em 55 hz vc que entendeu errado eu falei do xmax e não do pico .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...