Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dereg

NAR 10"/UXP 10"em AB4100. Testes?

Recommended Posts

Postado em

Até o presente momento, a minha pergunta pode ser encarada como curiosidade apenas...

Mas lá vai:

O que tocará mais forte (considerando os padrões de qualidade e tudo o mais...), um UXP de 10" numa dutada "ideal" para resposta plana e descendo bem... ou um NAR de 10" numa dutada "ideal" para resposta plana e descendo bem? Ampli em questão: um AB4100

Ou seja:

NAR (125wrms) recebendo 220wrms do AB4100 na bridge

ou

UXP (300wrms) recebendo 220wrms do AB4100 na bridge

Lembrando: ambos em suas caixas dutadas ideais para um Sound Quality... porém visando qual tocará mais... com mais SPL e talz.

Se alguém não fez o teste, tá ae a sugestão!

Abraços!

Detalhe: conversei com o Allanpk, que usa um AB4100 em sua bridge para empurrar os dois NAR de 10"... e ele disse não saber, sinceramente, se um NAR com 220wrms toca mais que um UXP de 10" com os mesmos 220wrms.

Postado em

O que me chama a atenção é o comportamento dos subs nessa situação!

Pois o NAR trabalharia com mais do que a potência "rms" suportada.

E o UXP trabalharia com menos do que a potência "rms" suportada.

Postado em
sera q NAR desce?

mas dereg, vc ja penso num carro antes de pensar nisso? cada hora vc quer uma coisa!

Uahahahahahahahaha!

Você é um atrevido mesmo...

Leia direito ow...

To perguntando só!

Não to falando assim: eu to na dúvida entre isso e isso pro meu carro...

Uahahahahaha.

Mania que você tem de pensar que tudo o que eu pergunto aqui é pra por no meu carro!

Uahahahahaha!

Postado em

Ahhh, e se NAR desce?

O Allanpk mostrou o vídeo pra gente do seu NAR de 10" numa caixa dutada de 42L tocando 10Hz.

Tá bom pra você?

Postado em
Ahhh, e se NAR desce?

O Allanpk mostrou o vídeo pra gente do seu NAR de 10" numa caixa dutada de 42L tocando 10Hz.

Tá bom pra você?

com quantos db a 10hz? meus meus subs tocavam em 1hz!

ps* um NAR 10" deve tocar menos q meu kit!

Postado em

O NAR de 10 eh bem valente, hein... Mesmo numa caixa pequena o meu tah tocando muito bem. Não imagino um kit 2 vias tocando mais que o NAR em sua faixa de trabalho.

Postado em
O NAR de 10 eh bem valente, hein... Mesmo numa caixa pequena o meu tah tocando muito bem. Não imagino um kit 2 vias tocando mais que o NAR em sua faixa de trabalho.

eu quis ser ironico, mas quero ver com qual intensidade ele chega ate os 10hz!

Postado em
eu quis ser ironico, mas quero ver com qual intensidade ele chega ate os 10hz!

hehehe

certooo...

mas 10Hz nao vai nao... mesmo pq geralmente nem o player, nem o amp, qto menos o sub chegam nessa frequencia.

[]'s

Postado em

MARCOMANHO, seu UXP ganho disparadamente em SPL contra os 2 NAR? e a qualidade dos sistemas? como ficou?

Dereg, vc fica me zuando neh? quero so ver teu som! aposto no meu em qualidade! SPL nem vo comentar neh! :lol:

Postado em

No último encontro, testamos no meu carro... Eu tenho um UXP 12D4, numa caixa de ~60lts, duto de 4x40cm... desce bem, toca forte, ótimo SPL...Isso empurrado por 550Wrms@2ohms, aproximado...

O Moti levou uma caixa push-pull com dois nar 10"... não lembro as dimensões da caixa e duto, mas descia bem a caixa, dava um spl legal, mas fica bem atrás do UXP no quesito spl, mas toca bem redondo...

Postado em

Eh q descer bem e SPL menor sao caracteristicas das caixas push-pull, nao? Se fossem 2 NAR em dutadas o resultado seria bem diferente (além de uma caixa beeeem maior).

Postado em

Opa, fiz algumas simulações e me parece que para SQ o UXP se comporta melhor! Resposta plana, caixa pequena, delay toleravel e bom SPL com os 220W que vc quer aplicar nele. A unica desvatagem que eu vi em relação ao NAR é que não desce igual. Se quiser uma band-pass de 4º ordem parece uma boa opção, é só pedir que mais tarde posto a simulação dela aqui (caixa com 23,7L total).

Ganho

gain39it.th.jpg

SPL

spl30kv.th.jpg

Delay

delay31dn.th.jpg

Postado em
Opa, fiz algumas simulações e me parece que para SQ o UXP se comporta melhor! Resposta plana, caixa pequena, delay toleravel e bom SPL com os 220W que vc quer aplicar nele. A unica desvatagem que eu vi em relação ao NAR é que não desce igual. Se quiser uma band-pass de 4º ordem parece uma boa opção, é só pedir que mais tarde posto a simulação dela aqui (caixa com 23,7L total).

Ganho

gain39it.th.jpg

SPL

spl30kv.th.jpg

Delay

delay31dn.th.jpg

Caramba!

Pelo menos nos gráficos o UXP se deu melhor que o NAR nessa situação!

Impressionante...

Será que é mesmo melhor?

Abraços!

Postado em

Dereg,

pq vc acha que o UXP se deu melhor nessa simulaçao se o Nar só não bateu o UXP de 70Hz pra cima? Sem contar na resposta bem mais extendida...

Postado em
Dereg,

pq vc acha que o UXP se deu melhor nessa simulaçao se o Nar só não bateu o UXP de 70Hz pra cima? Sem contar na resposta bem mais extendida...

Hum, não sei aonde o NAR levou vantagem a não ser o fato de descer 8Hz a menos do que o UXP. Pede caixa monstruosa, tem pico de frequência de 1dB na casa dos 60Hz, só toca igual em termos de SPL no pico de resposta e ainda tem delay de mais de 28ms!

Postado em
Dereg,

Hum, não sei aonde o NAR levou vantagem a não ser o fato de descer 8Hz a menos do que o UXP. Pede caixa monstruosa, tem pico de frequência de 1dB na casa dos 60Hz, só toca igual em termos de SPL no pico de resposta e ainda tem delay de mais de 28ms!

Exato...

Pelo que eu vi o UXP se saiu melhor em tudo quase...

Será que o Virtua viu certo os gráficos?

Postado em

Não esqueçam que são apenas gráficos, não música, para saber qual é o melhor em qualidade de som só comparando, decidir qual o melhor através de gráficos é o mesmo que comprar uma caixa de som pelas especificações.

Abraços

Postado em

Exato...

Fui observar de novo o gráfico e ainda não entendi o pq de vcs preferirem o UXP. O NAR é o Azul, não?

20 Hz - NAR 101dB / UXP 90dB

30 Hz - NAR 107dB / UXP 103dB

40 Hz - NAR 110dB / UXP 109dB

50 Hz e 60 Hz - empate tecnico

Sobre resposta plana, observando o gráfico, a curva de resposta do NAR continua sendo melhor que a do UXP. Isso nessas simulações que vcs fizeram. Eu ressalto: NESSAS SIMULAÇÕES.

Postado em

Exato...

Fui observar de novo o gráfico e ainda não entendi o pq de vcs preferirem o UXP. O NAR é o Azul, não?

20 Hz - NAR 101dB / UXP 90dB

30 Hz - NAR 107dB / UXP 103dB

40 Hz - NAR 110dB / UXP 109dB

50 Hz e 60 Hz - empate tecnico

Sobre resposta plana, observando o gráfico, a curva de resposta do NAR continua sendo melhor que a do UXP. Isso nessas simulações que vcs fizeram. Eu ressalto: NESSAS SIMULAÇÕES.

Diz aí...

Realmente na minha opinião o UXP levou alg vantagens em cima do NAR

fato da caixa do NAR ser enorme,

NAR com Delay muito alto

Mas , não podemos esquecer do preço dos falantes né......os dois se sairam "quase" iguais nos testes simulados .Então , na minha opinião , com certeza o NAR seria mais indicado para qualidade pelo seu custo x beneficio...

mas tem tb o que o Marcio falou.....simulação é simulação ...!

Na pratica talvez eles não sejam tão parecidos assim .....

Abraço

Helio

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...