Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rodizzi

formato da cxs acusticaas

Recommended Posts

GALERA tenho uma pequenina duvida entre cxs acusticas, a maioria dos fabricantes usam cxs quadradas ou retangulares(torres) outros eu vi cxs acusticas redondas , ou em forma de bola ou de ovo mesmo, agora pergunto a todos qual seria mais indicada , nao importando o trampo que de

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
GALERA tenho uma pequenina duvida entre cxs acusticas, a maioria dos fabricantes usam cxs quadradas ou retangulares(torres) outros eu vi cxs acusticas redondas , ou em forma de bola ou de ovo mesmo, agora pergunto a todos qual seria mais indicada , nao importando o trampo que de

quanto menos paredes paralelas tiver, melhor pra evitar ondas estacionarias.

soh nao se faz caixas esfericas normalmente pela inconveniencia do formato pelo espaco fisico ocupado, mas eh o formato acusticamente ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que vou fazer um cxs custica promeu quarto em forma de bolas de bolihe hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
acho que vou fazer um cxs custica promeu quarto em forma de bolas de bolihe hehehe

ja vi uma em formato d pedra... serio mesmo... er auma caixa imitando uma pedra com um sub dentro :(

Compartilhar este post

Link para o post
ja vi uma em formato d pedra... serio mesmo... er auma caixa imitando uma pedra com um sub dentro :(

Eu tenho 2 dessas no jardim hehehe, em forma de pedra, mas por dentro é um speaker normal. Como o Mogar falou, quanto menos paredes retas melhor. Por isso que colocam material dentro das caixas quadradas para evitar onda estacionária. Ah, e nem sempre uma caixa quadrada por fora, é assim tb por dentro. Já vi uma Caixa Transmission Line que era como uma torre quadrada por fora mas por dentro era um labirinto com todas as paredes arredondadas! Aí vai da criatividade de quem faz.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um Polo que usa caixas em forma de colméia...

É um Polo que tem aqueles subs de 10" Linear.

Não lembro muito mais os detalhes do som...

Mas ele usava um Kenwood pra tocar o sistema e um kit 2 vias.

Projeto "simples" mas quality...

Saiu até na Full Sound, se não me engano...

Tem até gráfico do RTA!

Compartilhar este post

Link para o post

Os formatos arredondados, normalmente dão melhores resultados ! Não só pelo efeito da formação de estacionárias, mas também pelo efeito da difração do som nas bordas das caixas. Entretanto, isto eh muito mais perceptível nas zonas médias e nos agudos.

Olhem só alguns links de caixas Top utilizando esta tecnologia:

http://www.sound-e-motion.com/en/catalogue.shtml

http://www.susan-parker.co.uk/susan-speaker-sphere.htm

http://www.norh.com/about/tech/

Para os graves esta vantagem começa a não ter tanta importancia assim !!!! Até porque devido as próprias dimensões de qualquer caixa acustica (a não ser as linhas de transmissão - LT) , são "pequenas" se comparadas aos comprimentos de onda que serão reproduzidos. Portanto, pode-se dizer que as estacionárias praticamente não irão aparecer ! E neste caso, o revestimento e forração, estão muito mais ligados à questão do amortecimento acustico (QTS total) do conjunto.

[]´s

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post

Existem algumas configurações de caixas "planas".

Os paineis eletrostáticos (procure por Martin Logan na Internet) que são confeccionados com Mylar metalizado e trabalham por atração e repulsão eletrostática !

Existem os paineis Planares que normalmente se utilizam tb filmes de poliester (Mylar) só que não metalizados, mas onde são coladas finíssimas Trilhas de papel alumínio. Todo este conjunto está imerso em campo magnético (normalmente barras de neodímio) .

Uma pessoa que já construiu e ainda constroi muita coisa e conhece bastante sobre esta tecnologia eh o Paulo Ramos da Akron. http://www.akronaudiotec.com.br

Outra tecnologia, que ao meu ver ainda eh IMBATIVEL para caixas Hi-End, são os falantes de fita (Ribbon). Basicamente, são fínissimas fitas de papel alumínio (espessuras da ordem de 4 à 5 microns) imersas em potentes campos magnéticos (Neodímio).

A grande "sacada" destes falantes, eh que possuem uma "massa" de cone quase que despresível, e grande área de emissão. Só para se ter idéia, a frequencia de ressonancia destes falantes, bem como o grau de amortecimento (QTS, que não se aplica nestes casos ) praticamente não depende da mecânica do conjunto, mas sim da compilância do ar ! Imagine que para estes falantes, o ar eh o amortecedor, da vibração e não a suspensão (aranha, borda, etc.... ) como eh em um falante convencional !!!!

abraços,

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post

:o

:rever1:

Ve.. mas por analogia.. uma esfera também seria um ambiente com paredes paralelas... Acho que vale mais um ambiente assimétrico!

Mas não entendo quase nada de física acústica, se falei alguma asneira me corrijam! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Outra marca de paineis eh a Magnepan uma pesquisa da revista americana stereophile descobriram q era a caixa q mais leitores tinham...o pessoal parece ser muito fiel a ela....muito interresante e os reviews tmb sao muito possitivos....quando acabar o som do carro quem sabe uma dessas pro quarto

Foto de uma camara de som 100% sem reflexoes na fabrica da Paradigm.

PGtour-anechoic.jpg

"Wedges of fiber 6 feet 8 inches in length are arranged on all four walls, floor, and ceiling. The only place to go is a mesh cat walk to the center where the speaker being measured sits. I cannot put into words the sensation you feel when you are in this room. I feel dizzy, disoriented. There is absolutely 100% no sound. What was worse is when Mark started to talk. There is 100% no reflection. He sounds artificial. I have a hard time localizing his position. Then he pulls a trick on me and speaks with his back to me. Even more bizarre."

visita da Secrets of hi-fi

Compartilhar este post

Link para o post

Vou contar uma situacao interessante !!! Ah algum tempo atraz quando trabalhava no desenvolvimento de cabines para caminhao (na Mercedes-Benz), visitei uma camara semianecoica, onde eram feitos todos testes de ruidos com os caminhoes !!

Eh muito interessante a sensacao de estar dentro ! A isolacao acustica eh tao perfeita, que parece que o mundo la fora acabou ! Depois de algum tempo dentro da camara, quando vc ja esta mais "calmo" comeca a ouvir um monte de barulhos do proprio corpo, nao eh barulho alto como os barulhos do estomago, mas vc comeca a ouvir coisas muito mais sutis como por exemplo o barulho do sangue circulando dentro das veias !!!! Eh impressionante !!!

So para se ter ideia, existe uma doenca que se chama TRINITUS, onde os barulhos do corpo sao muito mais evidentes !!!! Estas pessoas normalmente tem serios disturbios por causa desta doenca e sao proibidas de "entrar" em camaras anecoicas sob pena de acarretar forte de depressao !!!!

Interessante .... nao............

Abracos

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post

Será que funcionaria bem eu colocar um monte de bolinha de isopor bem pequena, colada na parte interna de um peitinho? Ou será que seria melhor pegar uma bolas de isopor maiores, cortá-las ao meio e colá-las na parte interna do peitinho?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...