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Diodo / Rele

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Pessoal realmente resussitando o tópico.

 

Estou montando um sistema com um SD1800 e um Fosgate 4.6x. O som será montado em uma S10 com alternador de 120A. Será utilizada a bateria do cofre 60Ah e mais duas auxiliares na caçamba de 150Ah cada.

 

Tenho 5 opções:

USAR UM DIODO ENTRE BATERIA ORIGINAL E ALTERNADOR

Neste caso eu poderia sofrer do que o amigo acima citou cair demais a voltagem do sistema original e começar a acender a luz no painel. Porém eu teria as duas baterias auxiliares bem isoladas da dianteira de 60Ah. Sem contar que as baterias Auxiliares (novas) poderiam ceder carga para a bateria original (a qual eu não posso estimar o que lhe resta de vida útil).

USAR UM DIODO ENTRE ALTERNADOR/AUXILIARES

Nesta situação a bateria original (e o sistema eletrico original) ficarim na tensão normal de operação porém a capacidade de carga do alternador em relação às baterias auxiliares seria reduzida e a bateria original continuaria cedendo carga para auxiliares.

USAR 2 DIODOS ISOLANDO MUTUAMENTE A BATERIA DIANTEIRA E AS AUXILIARES

Teria a vantagem agora sim de um isolamento completo porém, todo o sistema ficaria com a tensão reduzida e seriam dois diodos consumindo energia.

USAR RELÊ

Neste caso que vem minha grande dúvida, tirando a já citada do Lucas Mazer em relação ao dimensionamento da mesma, eu pergunto: Caso eu use o som durante um bom tempo (suficiente para que a voltagem das baterias auxiliares fiquem abaixo da bateria dianteira) no momento em que eu ligar o carro a conexão ativada pela relê entre as baterias não agiria exatamente como uma "chupeta" ou uma carga rápida (a qual danificaria as baterias com o passar do tempo)? Desta forma vejo como se eu fizesse uma "chupeta" a cada vez que eu ligar o carro.

USAR TUDO LIGADO SOMENTE COM FUSÍVEIS

Esta abordagem fica complicada pois a bateria dianteira é mais antiga que as novas auxiliares tenho medo que ao chegar ao fim da vida útil da mesma ela vá gradativamente danificando as duas novas auxiliares.

 

UMA DÚVIDA GERAL SOBRE O USO DE DIODOS

Diodos diminuem a voltagem, logo em algum momento essa energia é transformada (provavelmente em calor) pois ele impede os elétrons de irem em um determinado sentido criando uma "barreira". Aí vem a grande pergunta: Diodos consomem permanentemente energia? Consomem somente quando a tensão de destino é maior que a de origem? Essa quantidade de energia é algo considerável? Quanto seria esse consumo? Onde posso encontrá-los à venda? (de preferência na internet).

 

E por final se você estivesse na minha situação qual abordagem tomaria, tendo em vista que fiz um investimento razoável em duas boas baterias de 150Ah e desejo que elas durem o máximo possível, tendo em vista ainda que não tenho noção exata do que resta de vida útil da minha bateria do cofre (uma Acdelco 60Ah selada).

 

Obrigado.

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No seu caso eu colocaria mais um alternador e usaria fonte, ou carregador para a carga e não ligaria junto as baterias do som com o alternador do carro.

 

Porque seu alternador não é feito para tanta carga, isso sim vai prejudicar suas baterias que nunca estarão bem carregadas e seu alternador que sempre estará trabalhando em seu funcionamento máximo, danificando rapidamente.

 

 

Mas se fosse só para interligá-las, faria com relês:

 

Com sua preocupação da bateria da frente, faça testes periódicos de como está seu estado. Pode ser feito apenas retirando o fusível.

 

Faça a ligação de acionamento dos relês, no sinal do alternador, que vai para a lâmpada do painel. Assim os relês só estarão em funcionamento com o veículo ligado, e não quando só virar a chave.

 

Abraço.

 

Rafael - Hertz Autosom

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Usa Disjuntor! Assim VOCÊ escolhe qual bateria vai ser usada. Coloque um distribuidor entre o alternador e as baterias, na saida deste coloque 2 disjuntores grandes (140Ah ou mais, não é para proteção, apenas para servir como "chave"). Assim você liga o alternador na bateria traseira, dianteira ou ambas. Desta forma, quando começar a tocar, e ligar o carro, e desligar ou fazer qualquer coisa, você deixa a sua bateria da frente sempre intacta, sendo exclusiva para o motor. Quando for embora, deixa as baterias auxiliares para alguem dar uma carga, e volta para casa feliz da vida....

 

De qualquer forma, auxiliar com carga baixa, e ligando o carro, não terá carga rápida, pois não terá diferença de voltagem suficiente para tal. Acontecerá uma carga exatamente como se estivesse com o carro ligado, e ambas as baterias fracas. O que vai acontecer, de fato, é que uma parte da carga da bateria principal vai ser transferida para a auxiliar, enquanto as duas carregam. Isso, em um caso extremo, pode ser perigoso. Vamos supor que você esteja com 200Ah de bateria auxiliar, a do cofre tem 50Ah. O som está consumindo 100Ah e o alternador é de 90Ah. Com o carro desligado, tranquilo, você toca. Quando ligar o carro, e o som continuar ligado, ele vai sugar a carga do alternador, e as baterias auxiliares irão sugar da bateria original para se carregarem. No saldo da brincadeira você fica com 3 baterias com baixa tensão, se desligar o carro (ou ele morrer) você pode ter que empurrar do mesmo jeito...

 

Opinião minha.

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Galera li um boa parte do tópico mas fica meio dificil pegar de primeira hehe

Tenho um ford ka 2009 e na po*** do cofre so cabe bateria de até 45 amp, a minha original eh 40 amp, tenho o seguinte set, 1 hurricane ha4.120 que consome uns 30 amp e um soundstream pcx2440 que esta empurrando um uxp power q consome uns 60 amp de pico, qual bateria seria a mais indicada no porta malas ? 90 amp ja daria conta sussa ??? ja estou com fiaçao de 25mm nos modulos, e como eu faço para ligar a bateria ?? realy ou diodo ?? preciso trabalhar o alternador que eh original de 70a ??

 

espero que possam me dar umas dicas !! valew !!

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