Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
The Bomb

Diodo / Rele

Recommended Posts

Pessoal realmente resussitando o tópico.

Estou montando um sistema com um SD1800 e um Fosgate 4.6x. O som será montado em uma S10 com alternador de 120A. Será utilizada a bateria do cofre 60Ah e mais duas auxiliares na caçamba de 150Ah cada.

Tenho 5 opções:

USAR UM DIODO ENTRE BATERIA ORIGINAL E ALTERNADOR

Neste caso eu poderia sofrer do que o amigo acima citou cair demais a voltagem do sistema original e começar a acender a luz no painel. Porém eu teria as duas baterias auxiliares bem isoladas da dianteira de 60Ah. Sem contar que as baterias Auxiliares (novas) poderiam ceder carga para a bateria original (a qual eu não posso estimar o que lhe resta de vida útil).

USAR UM DIODO ENTRE ALTERNADOR/AUXILIARES

Nesta situação a bateria original (e o sistema eletrico original) ficarim na tensão normal de operação porém a capacidade de carga do alternador em relação às baterias auxiliares seria reduzida e a bateria original continuaria cedendo carga para auxiliares.

USAR 2 DIODOS ISOLANDO MUTUAMENTE A BATERIA DIANTEIRA E AS AUXILIARES

Teria a vantagem agora sim de um isolamento completo porém, todo o sistema ficaria com a tensão reduzida e seriam dois diodos consumindo energia.

USAR RELÊ

Neste caso que vem minha grande dúvida, tirando a já citada do Lucas Mazer em relação ao dimensionamento da mesma, eu pergunto: Caso eu use o som durante um bom tempo (suficiente para que a voltagem das baterias auxiliares fiquem abaixo da bateria dianteira) no momento em que eu ligar o carro a conexão ativada pela relê entre as baterias não agiria exatamente como uma "chupeta" ou uma carga rápida (a qual danificaria as baterias com o passar do tempo)? Desta forma vejo como se eu fizesse uma "chupeta" a cada vez que eu ligar o carro.

USAR TUDO LIGADO SOMENTE COM FUSÍVEIS

Esta abordagem fica complicada pois a bateria dianteira é mais antiga que as novas auxiliares tenho medo que ao chegar ao fim da vida útil da mesma ela vá gradativamente danificando as duas novas auxiliares.

UMA DÚVIDA GERAL SOBRE O USO DE DIODOS

Diodos diminuem a voltagem, logo em algum momento essa energia é transformada (provavelmente em calor) pois ele impede os elétrons de irem em um determinado sentido criando uma "barreira". Aí vem a grande pergunta: Diodos consomem permanentemente energia? Consomem somente quando a tensão de destino é maior que a de origem? Essa quantidade de energia é algo considerável? Quanto seria esse consumo? Onde posso encontrá-los à venda? (de preferência na internet).

E por final se você estivesse na minha situação qual abordagem tomaria, tendo em vista que fiz um investimento razoável em duas boas baterias de 150Ah e desejo que elas durem o máximo possível, tendo em vista ainda que não tenho noção exata do que resta de vida útil da minha bateria do cofre (uma Acdelco 60Ah selada).

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso eu colocaria mais um alternador e usaria fonte, ou carregador para a carga e não ligaria junto as baterias do som com o alternador do carro.

Porque seu alternador não é feito para tanta carga, isso sim vai prejudicar suas baterias que nunca estarão bem carregadas e seu alternador que sempre estará trabalhando em seu funcionamento máximo, danificando rapidamente.

Mas se fosse só para interligá-las, faria com relês:

Com sua preocupação da bateria da frente, faça testes periódicos de como está seu estado. Pode ser feito apenas retirando o fusível.

Faça a ligação de acionamento dos relês, no sinal do alternador, que vai para a lâmpada do painel. Assim os relês só estarão em funcionamento com o veículo ligado, e não quando só virar a chave.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Compartilhar este post

Link para o post

Usa Disjuntor! Assim VOCÊ escolhe qual bateria vai ser usada. Coloque um distribuidor entre o alternador e as baterias, na saida deste coloque 2 disjuntores grandes (140Ah ou mais, não é para proteção, apenas para servir como "chave"). Assim você liga o alternador na bateria traseira, dianteira ou ambas. Desta forma, quando começar a tocar, e ligar o carro, e desligar ou fazer qualquer coisa, você deixa a sua bateria da frente sempre intacta, sendo exclusiva para o motor. Quando for embora, deixa as baterias auxiliares para alguem dar uma carga, e volta para casa feliz da vida....

De qualquer forma, auxiliar com carga baixa, e ligando o carro, não terá carga rápida, pois não terá diferença de voltagem suficiente para tal. Acontecerá uma carga exatamente como se estivesse com o carro ligado, e ambas as baterias fracas. O que vai acontecer, de fato, é que uma parte da carga da bateria principal vai ser transferida para a auxiliar, enquanto as duas carregam. Isso, em um caso extremo, pode ser perigoso. Vamos supor que você esteja com 200Ah de bateria auxiliar, a do cofre tem 50Ah. O som está consumindo 100Ah e o alternador é de 90Ah. Com o carro desligado, tranquilo, você toca. Quando ligar o carro, e o som continuar ligado, ele vai sugar a carga do alternador, e as baterias auxiliares irão sugar da bateria original para se carregarem. No saldo da brincadeira você fica com 3 baterias com baixa tensão, se desligar o carro (ou ele morrer) você pode ter que empurrar do mesmo jeito...

Opinião minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera li um boa parte do tópico mas fica meio dificil pegar de primeira hehe

Tenho um ford ka 2009 e na po*** do cofre so cabe bateria de até 45 amp, a minha original eh 40 amp, tenho o seguinte set, 1 hurricane ha4.120 que consome uns 30 amp e um soundstream pcx2440 que esta empurrando um uxp power q consome uns 60 amp de pico, qual bateria seria a mais indicada no porta malas ? 90 amp ja daria conta sussa ??? ja estou com fiaçao de 25mm nos modulos, e como eu faço para ligar a bateria ?? realy ou diodo ?? preciso trabalhar o alternador que eh original de 70a ??

espero que possam me dar umas dicas !! valew !!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...