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agm2112

Cabeçote do motor AP

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Alguém saberia me informar qual o torque correto para aperto dos parafusos do cabeçote dos motores AP, e qual a sequencia de aperto ?

 

Valeu.

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Esse tipo de pergunta é bastante específica. Por isso poucos respondem.

 

Não estou certo dos valores... Vi num catálogo no meu mecânico.

 

Mas no primeiro aperto 6kgfm e no segundo 10kgfm, SE NÃO ESTOU ENGANADO!!!

 

A sequencia é ir fazendo do centro para as "pontas" do bloco SEMPRE alternando. ( Apertando o oposto ao apertado. ) Isso para todos os cabeçotes.

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isso...

o aperto deve ser feito em "X" de fora pra dentro

;)

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Opa... cada um disse uma coisa ... creio que é centro para as pontas, não é ?

 

Caraca... 10kgf !

 

Valeu ... informações bastante úteis ...

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O meu preparador se não me engano apertou de fora para dentro os parafusos - em X também.

 

Eu até quis responder à sua pergunta mas como não tinha certeza sobre o que falar resolvi não postar a princípio... Mas tá ai, espero que ajude em algo :)

Falow!

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Cara.. eu tenho a tabela la em casa

 

nem lembro de cabeça...

 

Vai no site Oficina Brasil e procura pelos catalogos de fabricantes de peça de reposição...

 

la se arruma bastante coisa pra manutenção

 

Falow

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bom.. no senai meu professor ensinou de fora pra dentro...

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Ah, uma ENORME dica que eu consegui arrancar do meu preparador:

 

Você instala o comando e dá os 20NM (que é o que eu vi ali na figura) em cada parafuso do cabeçote (confirme a ordem hehehehhehe).

DEPOIS de fazer isso vc sai, aluga um DVD, assiste, toma um café, dorme um pouquinho e dai volta (tá bem, não é pra tanto - espere umas 2hs) e reaperta TODOS eles novamente com os MESMOS NM de antes!

 

De acordo com ele, durante essas 2hs a junta do cabeçote vai se ajustando/moldando ao cabeçote e bloco.

 

Dai quando vc reaperta acaba fazendo uma "lacração" perfeita do motor!

 

E só mais uma dica: SE os seus parafusos do cabeçote já foram retirados e colocados 2 vezes então vc deve substituir todos eles pois com esses apertos e com o tempo o parafuso se alonga verticalmente e num terceiro aperto em diante ele já não lacra bem...

 

Boa sorte ai!

:legal:

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Até agora o de fora pra dentro tá ganhando ... 2x1 !

 

Os parafusos que pedem 20Nm não são os que fixam o cabeçote, e sim os do s 3 mancais do comando... os parafusos do cabeçote me parecem que não estão nesta figura.

 

Aproveitando ... a junta do cabeçote é igual nos motores a alcool e gasolina ? Pq estou retirando o cabeçote para, entre outras coisas, rebaixa-lo X mm (ainda não descobri quanto- quero passar a taxa ogiginal de 8,5:1 se não me engano para 13,5 a 14:1), pra rodar com GNV/Alcool, logo preciso saber se é a mesma junta ou não !

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1ª 40nm em todos

2ª60nm

3ª180 graus

soh uma coisa qual cilindrada?

ops errei a sequencia ehuaheuahuea !

eh em X de fora pa dentro.tinha inscritu errado

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é 1.8. Vou ver no manual qual a taxa original da gasolina, mas tenho quase certeza de que é 8,5:1. Alguém se lembra da conta pra saber quantos mm vou rebaixar ? Vi numa Oficina Mecânica das antigas, mas não estou achando.

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Cara as juntas eu não me lembro - acho que dependendo do carro tem diferença sim -> A junta do álcool é mais fina (pra dar mais taxa) e a da gasolina mais grossinha. Mas realmente não sei se pro seu carro tem diferença...

 

No MEU caro eu comprei uma junta de Golf 1.8 ANTIGO - essa é uma ótima junta, ela é toda de aço (resiste muito bem, no caso de estourar uma mangueira do radiador acidentalmente quando vc perceber que o carro começa a pifar por execesso de calor vc para enche d'agua e anda denovo e ela não queima ao contrário das outras) - custou R$100 a junta normal se não me engano saia R$40 - eu acho que vale a pena o investimento pois ela vai ficar lá (no seu caso mais ainda hehehehhe) MUITOS Km!

 

E o meu cabeçote tá rebaixado em 2mm (lembrando q ainda por cima eu tenho motor a álcool original - pistão plano) - não sei que taxa dá exatamente, mas acredito que deva ficar entre 13,5:1 a 14,5:1 - eu chuto que tá em 14:1.... Ficou bom, e eu rodo tranquilo no álcool - só tem que dar "aquele" ajuste no ponto e sempre ficar de olho pra ver se nÃo vai grilar -> no meu caso eu andei um bom tempo com o carro grilando, dai levei no preparador e ele atrasou "um pouco" o ponto e agora ficou muito bom - só grila mesmo se eu subir uma serra com o carro cheio a 80Km/h e o pé com mais de meio acelerador... Só que é raro isso acontecer, dai eu deixo o ponto um pouco mais adiantado mesmo e aproveito q com isso ele fica econômico e forte :)

 

Espero ter ajudado!

Falow!

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Cara...

 

Vc não conseguirá retirar material do cabeçote a ponto de elevar tanto a taxa. :(

 

Para elevar a esse nível, será necessário a troca dos pistões, pelos da versão a álcool, que são "cabeçudos"/"planos".

 

Os AP gasolina carburado tem 8,5:1 de taxa, salvo os 2.0 que tem 9:1. Injetados tem 9,5:1 a 10:1. No álcool, todos tem 12:1 se não estou enganado.

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Cara...

 

Vc não conseguirá retirar material do cabeçote a ponto de elevar tanto a taxa. :(

 

Para elevar a esse nível, será necessário a troca dos pistões, pelos da versão a álcool, que são "cabeçudos"/"planos".

 

Os AP gasolina carburado tem 8,5:1 de taxa, salvo os 2.0 que tem 9:1. Injetados tem 9,5:1 a 10:1. No álcool, todos tem 12:1 se não estou enganado.

loko oque muda do alcool pra gasolina? soh os pistao??

se eu cata um ap carburado gasolina e colocar pistao do alcool o carro fica com a taxa do alcool???

isso vale tbm para os injetados?

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Loko, pra comprar pistões, como procedo ? Nunca desmontei motores de carro, mas os de moto que já desmontei, existiam vários tamanhos (com milimétricas variações no diâmetro) que se adaptavam melhor a cada camisa. É a mesma coisa pros motores AP ?

 

Preciso saber destes detalhes, pois vou comprar as peças aos poucos.

 

Lista até o momento:

Jogo de pistões e anéis pra motor AP a alcool (se fôr realmente necessário :unsure: )

Juntas dos coletores

Junta de alumínio do cabeçote do Golf

Retentores de válvulas (molas se fôr necessário)

Retentor do comando

Junta da tampa de válvuas e kit meia-lua.

Torquimetro e chave torx para o cabeçote

 

Sem trocar os pistões qual será o maximo de taxa que eu consigo ?

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a ordem de aperto é essa, retirada do catalogo de anéis da dana

 

aperto6va.jpg

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Loko, pra comprar pistões, como procedo ?

Até onde eu saiba os pistões pra AP sempre tem o mesmo diâmetro, o que muda mesmo do a álcool pra gasolina é que a "cabeça" do álcool é plana e a de gasolina tem umas entradas pra dentro da cabeça - que reduzem a taxa.

Ah, já q vai trocar pistões bota os de álcool ;)

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Bom, ...

 

... o que tenho por aqui já tem mais de 20 (vinte) anos, :o ... se refere ao "véio" motor do Passat ...

 

 

file0001a5us.jpg

 

file0002a4fb.jpg

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Ia de início só tirar o cabeçote e levar numa retífica ... agora já vou trocar os pistões ... será que consigo fazer tudo em casa ? A embreagem eu já troquei sem problemas... vamos ver o resto !

 

Vou incluir na lista uma bomba de óleo e um jogo de bronzinas, pinos e casquilhos ! Mas em um primeiro momento vou desmontar só o cabeçote. Vou passar em uma retífica hoje pra saber quantos mm eu posso tirar do meu cabeçote com segurança, e qual taxa irei conseguir. Tentarei arrumar uma camera digital pra postar as fotos de toda a desmontagem (já fiquei puto de não tirar fotos da troca da embreagem).

 

Esse cabeçote do passat é das antigas ... os motores AP a partir de 1991 passaram a ter só 3 mancais no comando... to achando que a tabela de torque deve ter mudado bastante !

 

Obrigado a todos pelas dicas !

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Cara...

 

Vc não conseguirá retirar material do cabeçote a ponto de elevar tanto a taxa. :(

 

Para elevar a esse nível, será necessário a troca dos pistões, pelos da versão a álcool, que são "cabeçudos"/"planos".

 

Os AP gasolina carburado tem 8,5:1 de taxa, salvo os 2.0 que tem 9:1. Injetados tem 9,5:1 a 10:1. No álcool, todos tem 12:1 se não estou enganado.

loko oque muda do alcool pra gasolina? soh os pistao??

se eu cata um ap carburado gasolina e colocar pistao do alcool o carro fica com a taxa do alcool???

isso vale tbm para os injetados?

Sim...

 

A PRINCÍPIO sim. Mas tmb tem o distribuidor que tem propriedades para alterar o avanço da ignição.

 

Deve ter alguma pequena mudança em junta do cabeçote e outras "cositas".

 

Mas o "grosso" de uma motor AP a alcool e gasolina está nos pistões.

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Loko, pra comprar pistões, como procedo ? Nunca desmontei motores de carro, mas os de moto que já desmontei, existiam vários tamanhos (com milimétricas variações no diâmetro) que se adaptavam melhor a cada camisa. É a mesma coisa pros motores AP ?

 

Preciso saber destes detalhes, pois vou comprar as peças aos poucos.

 

Lista até o momento:

Jogo de pistões e anéis pra motor AP a alcool (se fôr realmente necessário :unsure: )

Juntas dos coletores

Junta de alumínio do cabeçote do Golf

Retentores de válvulas (molas se fôr necessário)

Retentor do comando

Junta da tampa de válvuas e kit meia-lua.

Torquimetro e chave torx para o cabeçote

 

Sem trocar os pistões qual será o maximo de taxa que eu consigo ?

Hummm...

 

Os princípios mecâncios servem tanto para um motor de moto, qnt para um motor de navio cargueiro...

 

O problema estará em cada motor. Cada um tem suas particularidades, manhas e macetes!

 

Primeiro... Desmontar um motor parece ser fácil... Montar tmb é igualmente fácil. O grande problema estará na hora de vc dar o acerto nele. Colocar as peças no lugar é "fácil". Portanto MUUUUITO CUIDADO no que vc fará! :legal:

 

Segundo... Vc precisa mandar o motor para uma retífica, uma vez que já está aproveitando para abrir ele por completo. Lá eles identificarão o que é nescessário em termos de medida. Para te ser sincero, essa parte de retífica e medidas, eu não entendo muito... Não sei como eles indentificariam a sua condição/medidas nescessárias.

 

Terceiro... Vc precisa de ferramentas BOAS... Nada de "chavinha paraguaia" e vc tentando dar o torque nescessário aos vááários parafusos ditos "críticos" em um motor. Vai que uma "chavinha" te phoda a cabeça de um prisioneiro e te ferre a vida! Isso já aconteceu com um conhecido meu! :(

 

Quarto... Existem algumas partes, que tem alguns "macetes" para o aperto, como o vira. Em motores preparados, vc não "aperta tudo" o que pedem em um manco original... Vc pode deixá-lo com um menor torque, e consequentemente mais "froxo" e ganhar com isso alguns cavalinhos... Mas nem tudo são flores... Essa "art-manha" faz com que as partes móveis tenham um maior desgaste. <_< Porém, esse macete, só com experiência de preparação de motores ou com uns outros macetes para "medir" a folga...

 

Já ouviu falar em posição de anéis, né?!? :blink:

 

Etc, etc, etc....................

 

Portanto cuidado! MUUUITO cuidado para vc não por tudo a perder, heim! ;)

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...

 

Esse cabeçote do passat é das antigas ... os motores AP a partir de 1991 passaram a ter só 3 mancais no comando... to achando que a tabela de torque deve ter mudado bastante !

 

...

Sim!!!

 

Veja bem que até para versões de mesma época, havia diferenças num simples "aperto".

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Hummm...

 

Os princípios mecâncios servem tanto para um motor de moto, qnt para um motor de navio cargueiro...

 

O problema estará em cada motor. Cada um tem suas particularidades, manhas e macetes!

 

Primeiro... Desmontar um motor parece ser fácil... Montar tmb é igualmente fácil. O grande problema estará na hora de vc dar o acerto nele. Colocar as peças no lugar é "fácil". Portanto MUUUUITO CUIDADO no que vc fará! :legal:

 

Segundo... Vc precisa mandar o motor para uma retífica, uma vez que já está aproveitando para abrir ele por completo. Lá eles identificarão o que é nescessário em termos de medida. Para te ser sincero, essa parte de retífica e medidas, eu não entendo muito... Não sei como eles indentificariam a sua condição/medidas nescessárias.

 

Terceiro... Vc precisa de ferramentas BOAS... Nada de "chavinha paraguaia" e vc tentando dar o torque nescessário aos vááários parafusos ditos "críticos" em um motor. Vai que uma "chavinha" te phoda a cabeça de um prisioneiro e te ferre a vida! Isso já aconteceu com um conhecido meu! :(

 

Quarto... Existem algumas partes, que tem alguns "macetes" para o aperto, como o vira. Em motores preparados, vc não "aperta tudo" o que pedem em um manco original... Vc pode deixá-lo com um menor torque, e consequentemente mais "froxo" e ganhar com isso alguns cavalinhos... Mas nem tudo são flores... Essa "art-manha" faz com que as partes móveis tenham um maior desgaste. <_< Porém, esse macete, só com experiência de preparação de motores ou com uns outros macetes para "medir" a folga...

 

Já ouviu falar em posição de anéis, né?!? :blink:

 

Etc, etc, etc....................

 

Portanto cuidado! MUUUITO cuidado para vc não por tudo a perder, heim! ;)

É ... vou começar pelo cabeçote mesmo ... mesmo porquê não vou ter grana pra fazer tudo de uma vez mesmo. Vou passar em uma retífica agora de tarde pra me informar melhor.

 

Vc tem uma idéia de quanto eu posso conseguir de taxa, só rebaixando o cabeçote, deixando a troca dos pistões pra um futuro próximo ?

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