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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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DarkMan

duvida cruel

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galera

vai aí um probleminha legal pro pessoal ajudar a resolver

tenho um logus 1.8 com i.e monoponto

quero tirar algo perto dos 180 cv, mas gostaria de algumas sugestoes que não fossem turbinar e muito menos tirar a I.E....

alguem tem ideia de como chegar nessa potencia?

detalhe:

o motor é transversal e com tuchos hidraulicos

já está convertido e com 1mm de taxa no cabeçote

escapamento de 2" e só com um abafador weist

rodando com 1,5kg na pressao da linha de combustivel (original era 1kg)

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galera

vai aí um probleminha legal pro pessoal ajudar a resolver

tenho um logus 1.8 com i.e monoponto

quero tirar algo perto dos 180 cv, mas gostaria de algumas sugestoes que não fossem turbinar e muito menos tirar a I.E....

alguem tem ideia de como chegar nessa potencia?

detalhe:

o motor é transversal e com tuchos hidraulicos

já está convertido e com 1mm de taxa no cabeçote

escapamento de 2" e só com um abafador weist

rodando com 1,5kg na pressao da linha de combustivel (original era 1kg)

creio q com turbo vc chega nessa potencia tranquilo, mas acho q vai precisar trocar o seu cabeçote, comprar um gerenciador bom de bico auxiliar para alimentar na parte turbo alimentada, assim nao vai precisar colocar carbura.

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Aspro 1.8 monoponto com 180Cv ?...se for manter uso pra rua é impossível.... só apelando pra nitro...

 

o motor tem 90 Cv (se não em engano)... é 100% de ganho.... praticamente impossível sem perder muito de consumo, linearidade, dirigibilidade e durabilidade... com nitro apenas vc consegue uns 130Cv e já vai custar caro... vai de turbo

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vão dando dicas ae...

principalmente pro cabeçote

:D

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Cara...

 

Vc não deve fazer uma idéia do que é conseguir fazer esse motor render 100cv/l por aspiração normal...

 

Os de arrancada, geralmente tem 2200cc... tiram algo perto dos 100cv/l.

 

Uma prep aspro para chegar a tal potência ficaria insanamente cara para rua, sem dirigibilidade, sem consumo e tornaria o motor em motor de manutenção constante.

 

Vá pensando em corpos de borboletas individuais de 40mm cada, bicos de injeção GRANDES, um BELO cabeçote, um comando pra lá dos 300°, alívio de todas as partes móveis do motor, balanceamento PRECISO, sistema de ignição mapeado, escape só o "cotoco" até a metade sem abafador nem nada!!!

 

Impraticável na minha opinião...

 

Prep "básica" de turbo e já vem isso de pot, sem nenhum investimento cavalar, muito menos perda de linearidade/conforto, nem consumo excessivo de combustível...

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* Comando FORTE: Pelo menos 310º com no mínimo 12 de levante.

 

* Injeção Fueltech para um ótimo ganho de performance (tah tah tah nunca usei mas se está na arrancada de curitiba deve ser MUITO bom! ;)) - ou qualquer outra injeção reprogramável ou se não tiver afim disso mande em um cara que chipe pra vc mediante um dinamômetro.

 

* Pistões da versão 2.0 a álcool (planos) dentro desse bloco (rende um motor 1.9). Se vc for louco o suficiente pode usar pistões do monza a álccol que vai render algo em torno de 2.1L (seria 2.2 se a biela fosse da versão 2.0 que é mais longa - prep. aspirada quanto mais cilindrada melhor - "theres no replacement for displacement") - PORÉM a parede do bloco entre os cilindros ficará com espessura de cerca de 1mm o que fará o motor bem sensível e uma quebra poderá sem BEM fácil e um dia com certeza ela virá... Ah, e isso fará o RPM máximo ser reduzido... (o que não aconteceria caso vc usasse pistão do 2.0)

 

* Alívio de peso dos pistões e bielas e equalizar o peso de todos os 4 conjuntos de pistão+biela

 

* Cabeçote totalmente refeito (manda na Paula Faria) com tratamento de ângulo de válvulas, sedes, taxa de compressão equalizada em todos os cilindros, dutos polidos e alargados - molas mais rígidas (ah, vais ter de abandonar esse cabeçote e partir para um cabeçote de tucho mecânico) que as comuns! Válvulas de admissão de 42mm ao invés de 38 e de escape 35 ao invés de 33! Se possível use válvulas de aço inox que possuem menos inércia e por serem mais finas em seus encaixes permitem um fluxo mais rápido de gases. Ah, rebaixar o cabeçote em cerca de 2,5mm! - tente uma taxa entre 14,5:1 e 15,5:1 (EU tentaria 15:1 - acima disso os ganhos são mínimos se comparado a riscos com possíveis retonações por má regulagem do ponto).

 

* Dê o máximo avanço de ignição que conseguir antes de detonar!

 

* Escape de 3'' fora fora com 1 ou 2 abafadores tipo JK (alguns chamam de turbinho) - de preferencia sem escape e com fita "termal tape" do inicío até onde vc conseguir colocar fita! Ah, isso tudo claro com um coletor do tipo 4x1 e de preferência feito sob encomenda e se puder ($$$) em aço inox

 

* Alivio do volante do motor em cerca de 30% pelo menos - não ajuda na potência em si, mas faz o giro subir mais rápido! Se possível use rodas de "liga leve" também.

 

* Módulo de Ignição MSD com seus devidos cabos (aumenta o rendimento, se usar este módulo aumente um pouquinho a abertura dos eletrodos das velas para aproveitar bem o poder de gerar "tempestades de trovão" desse cara! hehehehe)

 

* Retrabalho do corpo de borboletas - se possível usar de uma versão mais potente e ainda assim retrabalhados.

 

* Aumente a pressão do óleo e use óleo sintético BOM e troque o quanto antes (EU trocaria com 4 ou 5.000Km no máximo em um carro assim).

 

* Se pretente usa-lo em arrancadas vc pode optar (dependendo da categoria) em remover o alternador durante a arrancada e ganhar com isso sei lá... uns 2cv talvez.. não sei.. (Ah, mas daí vc tem que usar a injeção tipo a fueltech para corrigir o tempo de abertura dos bicos em função da tensão da bateria que cairá no decorrer da arrancada).

 

Não sei se com isso vc chega a tanta cavalaria mas não deve ficar muito longe... COM CERTEZA vai ser um carrinho pra assustar muito turbo por ai - pena que o investimento é MUITO mas MUITO caro! Se ainda assim não chegar na potência desejada vc pode apelar para o nitro - mas eu não gosto muito pois tira a "essência" de um aspirado...

:legal:

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to falando isso pq aki na arrancada do RJ tem um escort da street light q tirou 173cv no dino

é carro de rua e particularmente eu nunca ví ele quebrar...

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to falando isso pq aki na arrancada do RJ tem um escort da street light q tirou 173cv no dino

é carro de rua e particularmente eu nunca ví ele quebrar...

Cara...

 

Mente que diz que tem um carro de arrancada para usar no dia-a-dia...

 

Vc pode por ele para competir, mas para GANHAR, são ooooouuuuutttrrrrrosss 500...

 

173cv na roda para um AP aspro é algo muuuito respeitável. O problema é o investimento.

 

De certo vc gastaria beeeem mais de R$8.000 só em peças do motor. Várias peças seriam importadas. Mão de obra DESCENTE para regular o novo conjunto tmb é uma bica...

 

Fora que um carro não se faz só de motor...

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po loko.. o carro é de rua sim...

eu conheço o dono e ele tá em 3º no campeonato carioca

sei q o cabeçote dele é paula faria...

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to falando isso pq aki na arrancada do RJ tem um escort da street light q tirou 173cv no dino

é carro de rua e particularmente eu nunca ví ele quebrar...

:ol

 

173 cv na roda - mas de 190cv no motor , num ap aspirado de rua.....impossivel....

A menos que o cidadao tenha medido no gtec....rs

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to falando isso pq aki na arrancada do RJ tem um escort da street light q tirou 173cv no dino

é carro de rua e particularmente eu nunca ví ele quebrar...

:ol

 

173 cv na roda - mas de 190cv no motor , num ap aspirado de rua.....impossivel....

A menos que o cidadao tenha medido no gtec....rs

to falando isso pq aki na arrancada do RJ tem um escort da street light q tirou 173cv no dino

é carro de rua e particularmente eu nunca ví ele quebrar...

 

Isso realmente é MUITO, mesmo! E mais ainda pra um carro de rua... Você sabe o que o cara tá usando pra atingir essa potência? - Isso se ele tiver essa potência.. aliás: São 173cv na roda ou no motor?

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tá aí... ele nao fala a preparação...

vou ver com ele se é na roda ou motor...

acredito q seja no motor...

de qq jeito é coisa bagarai

os "classicos" filtro, escape, cabos e bobinas...

e o cabeçote paula faria...

sem duvida algum retrabalho na I.E.

sabe-se lá qual

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tá aí... ele nao fala a preparação...

vou ver com ele se é na roda ou motor...

acredito q seja no motor...

de qq jeito é coisa bagarai

os "classicos" filtro, escape, cabos e bobinas...

e o cabeçote paula faria...

sem duvida algum retrabalho na I.E.

sabe-se lá qual

Cara...

 

Além do "básico", tem muuuuuito mas muuuuito mais coisas possíveis para vc deixar o manco rendendo quase 100cv/l, principalmente utilizável em rua.

 

Muito provavelmente ele tem um bloco aberto para 2.1 ( aumentando-se a cilindrada aumenta-se facilmente a potência ), um cabeçote extensamente trabalhado ( Válvulas maiores, vários ângulos nas sedes, trabalhos nos dutos, trabalhos nas hastes das válvulas, comando, polia, molas duplas, pratinhos de titânio, etc ), retrabalho na bomba de óleo/dutos de óleo ( maiores pressão e vazão ), alivio nas principais peças móveis ( vira, volante, bielas e pistões ), trabalho no coletor de admissão ou múltiplos coletores/borboletas, sistema de escape dimensionado ( nada escolhido ao "Deus dará" - muito estreito restringe e "mata" a preparação. Muito grande, torque nulo em baixa ), sistema de ignição bem afinado ( importantíssimo para evitar detonação dada as altas taxas de compressão normalmente utilizadas ) nada de soluções "milagrosas" como muitos "módulos de ignição" vendidos por ae, velas de temperatura adequada, controle com alguma precisão do combustível, menor alternador, polias do vira menores ( mas vc prejudica a refrigeração do manco com isso! ), e fora muuuuitos outros detalhes que são feitos uma preparação! Principalmente na montagem do motor. ;)

 

Não é uma tarefa nada fácil! Possível é, mas meio fora da realidade. Salvo se vc não se importar com o saldo na sua conta bancária. *rs*

 

Fora outros componentes que tmb deverão ser modificados ( Câmbio com escalonamento mais curto e mais "fechado" ), suspensão para controlar tudo isso de potência qnd for jogada despejada no chão, etc...

 

Não duvido que o Escort do cara tenha 173cv motor... Mas não acredito que ele use a mesma configuração das pistas, nas ruas. Ao menos um comando mais manso, ele de certo usa na rua.

 

:legal:

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Tenho amigo q tem um golzim q ate apareceu neste forum , e sai em revistas .............. e talz... eh um 2100 com casal de weber 45 e tem 160 cv na roda...... carro de rua mesmo , mas foram bem mais de 10 mil soh de motor............ tem ate pistão forjado mas eh bloco longo de golf............. hj vai ser vendido o carro um gol quadrado zero km ,e montado em um gol bola agora 16V e com injeçao fuletech (eh uma maravilha esse brinquedo amigos!!!!).... motor aspirado eh mto chato pra uso diario na rua.....meu amigo tem mais de um carro.............

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Tb tenho amigo na TDO com duas 50, tb naum tem 180cv na roda nem morto, vendeu o carro, pois comprou outro sem documento, visto que o dele era impossível de andar na rua. Isso pq ele tem patrocinio e tudo mais.

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tá aí... ele nao fala a preparação...

vou ver com ele se é na roda ou motor...

acredito q seja no motor...

de qq jeito é coisa bagarai

os "classicos" filtro, escape, cabos e bobinas...

e o cabeçote paula faria...

sem duvida algum retrabalho na I.E.

sabe-se lá qual

Maninho... na boa... TURBO!

Melhor coisa!

Vc vai ter um gasto menor, vai ter o retorno de potência que vc quer, vai dar menos trabalho pra montar e vai ficar MUITO mais econômico do que 180cv aspirado...

Olha, experiência de quem já teve os dois, num motor igualzinho o teu...

E no meu caso, nas duas situações eu usei carbura... acredito que na injeção fique até mais gastão...

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tá aí... ele nao fala a preparação...

vou ver com ele se é na roda ou motor...

acredito q seja no motor...

de qq jeito é coisa bagarai

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e o cabeçote paula faria...

sem duvida algum retrabalho na I.E.

sabe-se lá qual

Maninho... na boa... TURBO!

Melhor coisa!

Vc vai ter um gasto menor, vai ter o retorno de potência que vc quer, vai dar menos trabalho pra montar e vai ficar MUITO mais econômico do que 180cv aspirado...

Olha, experiência de quem já teve os dois, num motor igualzinho o teu...

E no meu caso, nas duas situações eu usei carbura... acredito que na injeção fique até mais gastão...

Ouça a voz da experiencia.. com 4000 vc monta um kit pulsativo pra passar a casa dos 200cvs!!!

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tá aí... ele nao fala a preparação...

vou ver com ele se é na roda ou motor...

acredito q seja no motor...

de qq jeito é coisa bagarai

os "classicos" filtro, escape, cabos e bobinas...

e o cabeçote paula faria...

sem duvida algum retrabalho na I.E.

sabe-se lá qual

Maninho... na boa... TURBO!

Melhor coisa!

Vc vai ter um gasto menor, vai ter o retorno de potência que vc quer, vai dar menos trabalho pra montar e vai ficar MUITO mais econômico do que 180cv aspirado...

Olha, experiência de quem já teve os dois, num motor igualzinho o teu...

E no meu caso, nas duas situações eu usei carbura... acredito que na injeção fique até mais gastão...

Ouça a voz da experiencia.. com 4000 vc monta um kit pulsativo pra passar a casa dos 200cvs!!!

HUAHUAHUA... VOZ DA EXPERIÊNCIA foi forte hein Gabriel! ahaha...

Dark, desculpa o descontrole no seu tópico mas eu não aguentei..essa foi forte demais!

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