Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Korgan

Turbinar carro com GNV eh coisa de retardado?

Recommended Posts

Tipo, meu carro eh uma parati atlanta GL 1.8.

Bem, eu uso Gas Natural, e estava pensando em por um turbin light, tipo 0.8 ou 0.9 kg no maximo.

A duvida eh: Pode ser usado isso junto com gas natural, e qdo eu quizer desempenho passar pra gasolina e pisar, ou nao vai nem funcionar com o gas normalmente em cidade?

Vejam bem, eu nao tenho a intençao de deixar o carro com 200 cv, passar pra alcool, etc etc... so queria turbo pra dar um "plus" no carro, mas nao pra ficar andando em campeonatos de arrancada, etc etc e tal...

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nuca ouvi flar q nao possa turbina com gnv entao olha realmente eu num sei mas eu axu q num da nao pq eu num manjo de gnv num sei c o gas q sai do cilindro pode ser queimado d novo mas eu axu q nao.

espero q tenha ajudado flz

Compartilhar este post

Link para o post

fica bom sim, o gnv tem taxa de compressão ideal maior q gasolina e álcool, então, c/ o turbo ele deve ficar perto do ideal

mas pense bem, vc converteu pra gnv para oq? economia? então pra que turbinar?

Compartilhar este post

Link para o post
fica bom sim, o gnv tem taxa de compressão ideal maior q gasolina e álcool, então, c/ o turbo ele deve ficar perto do ideal

eu tbm tava pensando nisso... em GNV + TURBO

por exemplo eu trampo o dia todo com o carro (gol 1.8 AP GASOLINA)... ou seja, gas nele...

e de fim de semana: um espirro aki, outro ali...

e jah era...

Compartilhar este post

Link para o post

Na teoria vc turbina um manco com qualquer combustível...

O duro é vc encontrar quem (preparador) q esteja disposto a entrar nesse tipo de prep.

Fora o custo de algo do gênero...

Compartilhar este post

Link para o post

problema é controlar e achar uma regulagem pro gnv

não é o campeonato de pick ups que é turbo gnv?

fora que, num 2.0 normal a autonomia é de uns 200km o cilindro de 17m³, imagina turbo...

eu acho que por enquanto é bom esperar a tecnologia se desenvolver

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh, pq tipo, eu tinha vontade de por um turbo mais light so pra dar uma aumentada na potencia do carro e tal... Ae tudo bem, vai consumir mais gás, mas com certeza o preju seria menor do q se fosse na gasolina...

Aí QUANDO eu quizesse mesmo arrancada, desempenho, dar uma esticada, passava pra gasolina e tal.. nao espero desempenho usando o gas, quero eh q funcione, pq desempenho vou qurer eh na gasolina....

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa história de q GNV é pra quem quer economizar é ... história. De qualquer maneira, o GNV custa menos da metade da gasolina. Andando muito ou andando pouco. Com 8 turbos, nitro e taxa 17:1, continuará custando metade do preço da gasolina.

Turbinar é totalmente possível. Autonomia no GNV ? Pisa pouco que dura mais. E quando acabar passa pra gasolina ou abastece de novo. O único risco grave que eu conheço pra turbinar um GNV é o "back-fire". O preparador precisa estar atento para o posicionamento da tubulação de baixa pressão do redutor de GNV e do mesclador/injetor, caso contrário seu motor pode virar um lança-chamas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara...

Desencana...

Turbo adaptado em motor de rua só gera gastos...

Um sistema para gás deve ficar uma bica de caro...

O cilindro vai durar algumas "puxadas"/"tocadas fortes"...

Pouca potência é besteira pelo investimento...

Já imaginou que vc iria investir digamos 3.000 para turbinar, mais os mais ou menos 3.000 investidos no kit gás para andar "mais ou menos"?!?

Até vc diluir todo esse investimento, dá pra vc andar de Blazer V6 a gasosa um bom tempo...

Compartilhar este post

Link para o post

Se o carro fôr adaptado pra andar só com GNV a história muda bastante ... no GNV pode-se conseguir txs de compressão estúpidas ... a mer** é conciliar os 2 combustíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

já vi tempra stile com gnv nesse caso nao teve problema algum só quando o cara queria pisar forte tipo + de 4000rpm tinha q chavear na gasolina pq senão dava falta e fazer alimentar turbo com gás o bujão nao vai rodar 100km.

Compartilhar este post

Link para o post
já vi tempra stile com gnv nesse caso nao teve problema algum só quando o cara queria pisar forte tipo + de 4000rpm tinha q chavear na gasolina pq senão dava falta e fazer alimentar turbo com gás o bujão nao vai rodar 100km.

O mais provável no caso deste Tempra é que o redutor que ele utilizou nao deve ter vazão compatível com a turbina ... a maioria dos redutores a venda no Brasil são pra até 140hp, e outros pra até 90hp. Existem uns importados pra 300hp bem mais indicados. Outra solução é utilizar 2 ou mais redutores, como nas pickups da copa pickup racing, que usam 3.

Compartilhar este post

Link para o post
O mais provável no caso deste Tempra é que o redutor que ele utilizou nao deve ter vazão compatível com a turbina ... a maioria dos redutores a venda no Brasil são pra até 140hp, e outros pra até 90hp. Existem uns importados pra 300hp bem mais indicados. Outra solução é utilizar 2 ou mais redutores, como nas pickups da copa pickup racing, que usam 3.

é deve ser isso mesmo, mas acho q foi a unica maneira do cara conseguir combinar o gás com autonomia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal vcs viram o Golzinho 1.0 CHT Turbo GNV feito pela Fôlego? A revista Carangos fez uma reportagem com ele mas ele fico mto manco com o GNV ele passo de 50cv para 70cv e qdo passa pra gasosa cehga ate 90cv mas msm assim naum sei se vale e pena o investimento.........prefiro turbina e roda no álcool msm ki se obtem mais potência até, se eu estiver errado por favor me corrijam......

Compartilhar este post

Link para o post
O único risco grave que eu conheço pra turbinar um GNV é o "back-fire". O preparador precisa estar atento para o posicionamento da tubulação de baixa pressão do redutor de GNV e do mesclador/injetor, caso contrário seu motor pode virar um lança-chamas.

mas o back-fire não é risco só se fosse turbinado, certo? digo isso por que, sendo turbo ou não, os injetores de gas ficariam posicionados no mesmo lugar, não?

de um jeito ou de outro, só acho valido usar o gnv + turbo se for pra usufruir das carasteristicas do combustivel, e não apenas do preço, pois como o loko falou, vai demorar bastante tempo pra diluir o gasto no kit + instalação, fora a possibilidade de achar um acerto fino

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

ao acaso ontem encontrei uma matéria sobre TriFuel, e que de quebra fala sobre GNV + Turbo:

Automóvel que usa tricombustível pode ser realidade em 2004

Depois dos automóveis "flex fuel", que podem ser abastecidos tanto a gasolina como a álcool, será a vez dos veículos "trifuel" ou tricombustíveis, que poderão ser movidos a gasolina, álcool e gás

Brasília - A partir de 2004, o consumidor pode ter mais um modelo de automóvel no mercado no que diz respeito ao combustível. Depois da gasolina, do álcool, dos carros movidos a gás natural veicular (GNV) e dos automóveis "flex fuel", que podem ser abastecidos tanto a gasolina como a álcool, será a vez dos veículos "trifuel" ou tricombustíveis, que poderão ser movidos a gasolina, álcool e GNV.

Ainda em desenvolvimento pela empresa Bosch, este novo conceito une a tecnologia flex fuel brasileira (gasolina/álcool) e a bifuel (que usa gasolina ou gás), criada na Alemanha. Segundo Sidney Oliveira, gerente de Desenvolvimento de Produtos da multinaci onal, o sistema trifuel conta com softwares para um melhor gerenciamento do motor e bicos injetores capazes de trabalhar de forma eficaz com os três combustíveis diferentes, permitindo ao carro um desempenho uniforme, independentemente do combustível utilizado.

A expectativa da empresa é ter o primeiro carro-conceito trifuel no início de 2004 para apresentar às montadoras. E se os fabricantes de veículos aprovarem a tecnologia, os primeiros modelos de série poderão ser lançados até o fim de 2005 - pois será necessário desenvolver sistemas trifuel específicos para cada carro, de acordo com o motor e carroceria.

Para tirar o melhor proveito das diferentes características dos três combustíveis, inicialmente a tecnologia trifuel deve ser oferecida em automóveis turbo, cujo compressor permitiria alterar virtualmente a taxa de compressão do motor e manter o bomdese mpenho do veículo. De acordo com estudos da Bosch na Europa, em um motor a gasolina aspirado de 100 CV a potência cai para 90 CV com GNV. Mas ao adotar o turbo pode chegar a uma potência de 150 CV.

A queda de potência num carro aspirado e a gás natural ocorre porque - ao mesmo tempo que o GNV tem um alto grau de octanas (132) - ele rouba espaço dentro do motor, diminuindo o espaço do ar necessário para a combustão. O turbo, por sua vez, permite a c ompressão do gás e uma maior injeção de ar na câmara de combustão, elevando virtualmente a taxa de compressão e tirando do GNV toda a sua potência.

Oliveira conta que o turbo em um carro trifuel deve funcionar a 1 bar de pressão com o GNV, gerando um ganho de potência de até 50% em comparação à gasolina. Para garantir a injeção precisa de GNV, o veículo com essa tecnologia inédita ainda seria equipa do com um injetor exclusivo para este combustível. Ele revela ainda que a empresa estuda oferecer o trifuel em carros aspirados. O custo, é claro, seria mais baixo, mas em compensação, o desempenho do automóvel ficaria um pouco comprometido. Entretanto, garante Oliveira, seria melhor do que o oferecido hoje pelos veículos convertidos em GNV em oficinas (a queda da potência é, no mínimo, de 15%).

Como no caso da tecnologia "flex fuel", a trifuel será oferecida pela Bosch apenas para as montadoras. Ou seja, os carros sairiam de fábrica com o sistema. Para usar GNV num carro trifuel, o motorista terá que mudar a posição da chave comutadora (instala da no painel) de gasolina/álcool para GNV. Com isso, o carro deixará de consumir a mistura de álcool e gasolina e passará a usar apenas o gás natural veicular armazenado no cilindro. As informações são da Agência Brasil.

ESTADÃO

[]´s,

Diogo

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não está no combustível em sí diogo... Qualquer motor movido a qualquer combustível pode ser sobre-alimentado para extrair potência do mesmo até o limite físico ( quebra ) das suas partes.

Aliás, o GNV tem prós e contras, como qualquer outro combustível.

Prós: Custo por km rodado baixíssimo ATUALMENTE;

Possibilita altas taxas de compressão ( possibilita maior eficiência térmica do motor, ou seja, mais potência com menor consumo )

Ótima mistura com o ar ( Não forma "gotículas" de comb, como nos comb líquidos );

Contras:Alto custo para instalação;

Aumento de peso do manco;

Perda de espaço útil no interior do manco e/ou riscos que se corre instalando ele embaixo do veículo;

Não é lubrificante das válvulas ( hastes e sedes );

Rodam com misturas pobres;

Restringem a potência mesmo com o combustível líquido, etc...

Sei lá...

Posso ser um pouco radical, mas para mim, só é válido vc usar gás só se vc trabalha com o carro ( não que vc vai para a empresa com o carro... É usar o carro para rodar o dia todo. ) ou entaum em um V8 ou nas caminhonetes...

O problema de se turbinar um manco a GNV, na minha opinião, é o fato de vc querer "unir" duas coisas contraditórias, que são economia e desempenho.

Se vc usar taxas de compressão quase de motores Diesel ( na casa dos 15:1~17:1 ) vc estará usufruindo bem do poder de detonação do GNV. Vc teria um carro realmente econômico e torcudo ao extremo.

Porém, usar uma taxa de compressão dessas, num motor "comum", implica em alguns problemas futuros de desgaste. Os motores Diesel são pesados e de manutenção cara, dado a esse tipo de fator. Todas as peças tem que ser "parrudas" para aguentar o torque do manco.

Utilizar uma taxa de compressão de um motor a álcool ( algo próximo aos 12:1 )em um GNV turbinado seria maravilhoso do ponto de vista técnico, vc teria algum torque em baixa e muuuita potência em alta.

Porém o problema está justamente no gerenciamento da injeção do GNV atualmente vendido nos kits para adaptação. Eles não passam de simples "restritores", assim como os carburadores. E qualquer tipo de "restritor" que se imponha no sistema de admissão, é algo q reduz a potência. Todos sabem que quanto mais ar e combustível entrar, mais potência. Se há "restritores", há perda de potência.

Um motor GNV adaptado, roda com mistura POBRE ( boa parte da economia deles vem disso! ), roda com baixíssima taxa de compressão ( eficiência térmica risível ), ponto de ignição muitas vezes acertado "no olho", ( atrasado demais para o GNV ser eficiente e se adianta demais, fica amarrando em alta e/ou detonando. ) e restringe a potência da gasola/álcool.

Acertar um motor sobre-alimentado movido a GNV, creio que seja um trabalho de gigante, principalmente se vc não quiser quebras por mistura pobre.

Sei lá...

Já escrevi demais... E não é nem metade do que imagino do GNV.

Na minha opinião, eles ( "Preto"bras ) vendem a preço de ouro, algo que eles iriam queimar e jogar fora!

Por parte do governo, bela "putari@" apoiando algo bem FDP, pois isso, na minha opinião, é algo como o a campanha de desarmamento. Que marginal que vai entregar arma?!? Pra mim, isso resume-se ao direito de NÃO se defender! Só o cara que tem uma arma em casa e acha que é perigoso... Um automóvel é perigoso... Uma batedeira é perigosa! Um chuveiro é perigoso... Basta vc tomar os devidos cuidados com o que vc tem... Uma simples régua de plástico é uma arma... :huh:

Numa dessas, o governo e órgãos competentes "maqueiam" os resultados, apresentam somente as partes boas e como sempre, o brasileiro vive sobre o cabresto de uma minoria.

Phoda tudo isso. Me deixa injuriado. :angry:

Qnt ao turbo, na minha opinião algo do gênero resume-se a experiências e/ou exclusividade. Pois não é nada prático. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Loko ... vc está muito radical .... não que eu não concorde com o que vc falou ... concordo com tudo... mas na prática é possível sim turbinar um carro GNV .... mas eu não faria isso nunca. O máximo que irei fazer no dia em que meu motor cansar de vez é passar pra alcool e exagerar um pouco na tx de compressão (14:1 ???). Este é o máximo de preparação que eu vou fazer no meu carro GNV pra rodar mais algumas centenas de milhares de km sem qualquer problema.

Aconteça o que acontecer, por mais "caro" que custe o GNV (deveria ser grátis...), pois quando eu converti meu carro eu rodava 200km com 6 reais, e hoje gasto uns 15, ainda economizo exatamente 64,7% em relação à gasolina. Paguei os 2400 reais da instalação em 6 meses. Imagina o quanto eu já economizei em 3 anos de uso.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...