Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

euges

CAIXA SELADA OU DUTADA?

Recommended Posts

Postado em
vou postar um artigo que peguei aí, espero que ajude

:.:.: Caixa Selada :.:.:

Excelente resposta a transientes principalmente para valores de Qtc inferiores a 0,7 situação em que a resposta de graves é prejudicada.

Resposta de frequência plana.

Baixa distorção em toda a faixa.

Pouco reforço em baixa frequência.

Utiliza alto-falantes de alta excursão. (por ter volume interno fixo a caixa evita excursões exageradas do falante, diminuindo o volume em 15% é possível aplicar até 30% a mais de potência)

Suportam altas potências sem que se aumente o risco de danificar o alto-falante na mesma proporção.

Ideal para quem deseja um grave puro e profundo.

Bom para Pop, Dance, Heavy Metal e Rock. (músicas com batidas de impacto)

O volume da caixa Closed podem variar com os seguintes resultados:

- Volume menor:

Frequência de sintonia sobe;

Resposta de graves menos estendida, menos plana;

Graves mais acentuados;

Potência aplicável maior;

Som mais "duro", grave de ataque;

- Volume maior:

Frequência de sintonia desce;

Resposta de graves mais estendida (baixas frequências);

Resposta mais plana;

Potência aplicável menor;

Graves mais profundos e mais natural;

:.:.: Caixa Dutada :.:.:

Resposta de graves estendida.

Alto SPL.

Boa resposta a transientes.

Baixa distorção na frequência de sintonia.

Para quem deseja graves reforçados.

O duto permite acentuar a resposta de graves em torno da frequência de sintonia Fb.

O duto pode ser interno, parte interna parte externa à caixa e curva, basta manter o comprimento exigido pelo projeto.

Possui resposta transitória inferior à da caixa fechada.

Permite muita frexibilidade de projeto, justamente pela variação de sintonia do duto. Este tipo de sistema promove um ganho de cerca de 3 dB a mais que uma caixa selada. Pode ser alinhada para uma resposta mais agressiva em baixa frequência, atuando também no controle de excursão do alto-falante. O duto pode possuir qualquer formato. A sintonia é feita através do volume total do duto, também chamado de pórtico.

Bom para Jazz, MPB, Clássico, Pop, Axé, Pagode. (músicas com graves estendidas)

A excursão do cone na frequência de sintonia Fb fica extremamente reduzida, e cresce para frequências abaixo de Fb.

O duto funciona como uma espécia de emissor sonoro, contribuindo de forma significativa nas respostas de baixas frequências . O duto também faz com que o deslocamento do cone seja reduzido, permitindo o uso de falantes de maior sensibilidade ( cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura = conjunto móvel mais leve e eficiente).

No seu caso, acredito que para SQ a dutada fica melhor, como disse o dereg....

abraços

O Rodrigo Carvalho aqui do fórum me indicou uma caixa de 63 litros para eu colocar no meu uno, lembrando que a caixa é dutada, saberia me dizer qual seria as dimensões dessa caixa para eu verificar se cabe no porta maalas do uno? ou algum programa aonde eu possa colocar as medidas q quero e ele me informar a litragem?

Valeu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...