Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fhábio

Proteção da fiação( já comecei...fotos)

Recommended Posts

Olá pessoal, tô passando a fiação do som no meu pálio: 2 cabos de energia vindos da bateria um de 21mm2 e outro de 16mm2 e queria saber o que diz no manual da iasca sobre a proteção destes cabos, no compartimento do motor vou protegê-los com conduítes, devo protegê-los também no interior do automóvel ? Com o que ? E os cabos RCA e de falantes ? Alguém sabe onde encontro conduítes menores que os de construção civil de 1/2 polegada ? E aquelas espumas protetoras ? Aqui no shopping do site tem mas alguém sabe onde mais posso encontrá-las ? Moro em SP.

Agradeço pela ajuda e um abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cabo de 21mm² precisa de conduíte de 1/2, 16mm² é um pouco menor, vc acha ambos na Santa Ifigênia. se a isolação do cabo for de silicone basta o conduíte (eletroduto corrugado), tanto dentro como fora do habitáculo, e sempre que for atravessar lataria tem que ter um anel de proteção, que vc pode fazer cortando a isolação em silicone de um cabo de falante de 1,5 ou 2,5mm² no sentido do comprimento e aplicando a toda a volta da borda do buraco. espuma protetora tem um tópico no geral em que o pessoal vai fazer "group buy" de grande quantidade, ela é mais importante pro conduíte não ficar sambando na lataria e fazendo barulho, mas também conta como proteção, não se esqueça que ela tem q ser anti-chama ou vai ser a primeira coisa a pegar fogo se ocorrer um curto-circuito. identifique com espaguete termo-retrátil de cores diferentes todas as conexões, acho q o padrão é vermelho pra força, preto pra terra e azul pro remote, o espaguete também ajuda no acabamento, o de grande calibre vc também acha na Sta.

RCA antes de montar no conduite vc pode envolver em papel alumínio e/ou fita de Mylar (tbm acha em casa de material de construção, é um tipo de fita "cromada") e aterrar a proteção pro lado do player, ajuda a reprimir interferências. falante basta o conduíte envolto na espuma, com o cuidado de usar bom cabo, de bom calibre e com o mesmo comprimento pro lado direito e esquerdo.

isso é o que eu sei de cabeça, no manual da IASCA deve estar mais detalhado, mas não deve fugir disso.

Compartilhar este post

Link para o post
cabo de 21mm² precisa de conduíte de 1/2, 16mm² é um pouco menor, vc acha ambos na Santa Ifigênia. se a isolação do cabo for de silicone basta o conduíte (eletroduto corrugado), tanto dentro como fora do habitáculo, e sempre que for atravessar lataria tem que ter um anel de proteção, que vc pode fazer cortando a isolação em silicone de um cabo de falante de 1,5 ou 2,5mm² no sentido do comprimento e aplicando a toda a volta da borda do buraco. espuma protetora tem um tópico no geral em que o pessoal vai fazer "group buy" de grande quantidade, ela é mais importante pro conduíte não ficar sambando na lataria e fazendo barulho, mas também conta como proteção, não se esqueça que ela tem q ser anti-chama ou vai ser a primeira coisa a pegar fogo se ocorrer um curto-circuito. identifique com espaguete termo-retrátil de cores diferentes todas as conexões, acho q o padrão é vermelho pra força, preto pra terra e azul pro remote, o espaguete também ajuda no acabamento, o de grande calibre vc também acha na Sta.

RCA antes de montar no conduite vc pode envolver em papel alumínio e/ou fita de Mylar (tbm acha em casa de material de construção, é um tipo de fita "cromada") e aterrar a proteção pro lado do player, ajuda a reprimir interferências. falante basta o conduíte envolto na espuma, com o cuidado de usar bom cabo, de bom calibre e com o mesmo comprimento pro lado direito e esquerdo.

isso é o que eu sei de cabeça, no manual da IASCA deve estar mais detalhado, mas não deve fugir disso.

Valeu pelas dicas cara ! O canduíte eu procurei na Sta. Efigênia ninguém tinha menoe que 1/2 pol, termoretrátil tinha de qualquer tamanho mas só nas cores preto e vermelho. Vc sabe me dizer em que loja da Sta eu acho estas coisas ?

Obrigado mesmo pela ajuda, e até mais !

Compartilhar este post

Link para o post

opa, além da solu'vcao q o supersonico deu,

tb existe a opçao de vc passar:

do terminal de bateria até o começo do conduite, termo retratil

conduite até o painel (onde entra no carro)

anel de borracha pra nao cortar

espuma enrolando ele até próx. do amp

malha naval e termoretratil junto do amp p/ acabamento e proteçao

essa opçao serve p/ qdo o conduite poderia ficar a fazer barulhos dentro do carro (determinados carros)

embrulhar o rca em aluminio e depois em espuma pode evitar ruidos indesejáveis.

se usar "Y" reza brava e muita mandinga pra nao pega chiado mizi fio.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que esa proteção seria porta fusivel, nao acham???, e pq de passar 2 de 21mm nao passa 1 de 33 ou 54mm, e compra um bloco pra distribuir depois

Compartilhar este post

Link para o post
acho que esa proteção seria porta fusivel, nao acham???, e pq de passar 2 de 21mm nao passa 1 de 33 ou 54mm, e compra um bloco pra distribuir depois

ahauaahuhahauhauhauauu!!!

tem razao!!! :blink:

acho q o kra tava dizendo isso!

ae, tem no manual q deve-se deixar uma proteçao (fusivel ou dsijuntor) próx a bateria (30cm)

na pag. autosom tem um script q calcula automaticamente ao vc inserir o cabo e a potencia usada,

Compartilhar este post

Link para o post

tem razao!!! :blink:

ae, tem no manual q deve-se deixar uma proteçao (fusivel ou dsijuntor) próx a bateria (30cm)

na pag. autosom tem um script q calcula automaticamente ao vc inserir o cabo e a potencia usada,

A proteção a qual me referia era a proteção física mesmo dos cabos: conduítes, mangas, etc...) A proteção com fusíveis será feita tb...

Mas tenho outra dúvida: Como faço para saber se o alrternador do palio 1.6 16v vai conseguir carregar uma bateria de 80A ? A original é de 45A.

Compartilhar este post

Link para o post

tem razao!!!  :blink:

A proteção a qual me referia era a proteção física mesmo dos cabos: conduítes, mangas, etc...) A proteção com fusíveis será feita tb...

Mas tenho outra dúvida: Como faço para saber se o alrternador do palio 1.6 16v vai conseguir carregar uma bateria de 80A ? A original é de 45A.

ve o que esta ecrito na lamina do altenardor onde fica esp. dele

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, neste fim de semana fui comprar os conduítes, (ou eletrtodutos corrugados), na sta efigênia e achei os de 3/8", comprei só 10 m e já acabou so deu pros rca, depois vou comprar maispros cabos de força.

Desmontei o interior do carro: Um palio 97. Retirei todos os bancos e o carpete até o painel, não consegui retirar o console central, acho que ele é prensado pelo painel do carro. Bom só montei mesmo os cabos RCAs. Enrolei cada par de cabos empapel alumínio prendendo com fita "silver tape", depois coloquei no conduíte de 3/8" e por fim envolví o conduíte com gaze pois não achei espuma. Vou prender os cabos com abraçadeira de plástico, na lataria do carro por baixo do carpete e do forro de espuma tem vários lugares pra prender. O que vou fazer é: Passar os RCAs pelo lado do passageiro junto ao console central, passar os cabos de força(um de 21 e outro de 16mm2) e o remote pelo lado do motorista tb junto ao console central, passar os cabos de falante pelas laterais serão dois cabos paralelos de cda lado para alimentar o médioe o twiter do kit. Sei que o pessoal tá vendo de se juntar e comprar uma proteção para cabos, ms eu estou pensando mesmo é em usar os conduítes para todos os cabos, falantes, remoto e força e envolvê-los com a gaze,(se eu não char espuma).

Abaixo estão as fotos dos rcas envolvidos com papel alúminio e depois que eu coloquei os cabos no conduíte e envolví com as gazes.

Um abraço a todos e continuo aceitando sugestões sobre a fiação.

http://img201.exs.cx/my.php?loc=img201&ima...=revll666yz.jpg

http://img201.exs.cx/my.php?loc=img201&ima...=revll585qi.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Como vc mencionou Iasca eu vou dar uma ajudinha.

Os corrugados tem a função de proteção fisica dos RCA, portanto estas espumas não vão dar um resultado satisfatório.

Os RCA eu não sei a marca dos seus, mas sugiro serem de boa marca, pois dá um trabalhão repassar depois.

Sobre um carro iasca, desejo muita sorte, mas recomendo ler o manual de regras antes de passar 1 fio, senão depois vai ser mais dificil arrumar os detalhes que ficaram para tras.

Bom quem sou eu?? eu ganhei o campeonato de 2004 heheh e estou vendendo o som de palio heheheh veja classificados ehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Os corrugados tem a função de proteção fisica dos RCA, portanto estas espumas não vão dar um resultado satisfatório.

Os RCA eu não sei a marca dos seus, mas sugiro serem de boa marca, pois dá um trabalhão repassar depois.

Sobre um carro iasca, desejo muita sorte, mas recomendo ler o manual de regras antes de passar 1 fio, senão depois vai ser mais dificil arrumar os detalhes que ficaram para tras.

Bom quem sou eu?? eu ganhei o campeonato de 2004 heheh e estou vendendo o som de palio heheheh veja classificados ehehhe

Cara, valeu pelas dicas. O meu RCA é hurricane, eu o encapei com papel alumínio, depois protegi com corrugado e por fim envolví com espuma para evitar ruídos. Ronie, onde acho fotos do seu porta-malas ? Meu carro é um palio 97 e queria dar uma olhada pra ter uma idéia do que fazer no meu. Onde eu posso conseguir o manual da Iasca sem ser competidor ?

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, valeu pelas dicas. O meu RCA é hurricane, eu o encapei com papel alumínio, depois protegi com corrugado e por fim envolví com espuma para evitar ruídos. Ronie, onde acho fotos do seu porta-malas ? Meu carro é um palio 97 e queria dar uma olhada pra ter uma idéia do que fazer no meu. Onde eu posso conseguir o manual da Iasca sem ser competidor ?

Um abraço.

Veja os classificados.

esta tudo a venda

chance unica. esta quase 50% de desconto.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...