Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Wilian

Atenuação do tweeter neotech (kit CSK) com L-pad

Recommended Posts

Hoje como já estou de férias B) me dispus a fazer a atenuação com o intuito de diminuir a gritaria proveniente dos neotech e diminuir sua intensidade, para que o mesmo “falasse” no mesmo volume do mid (CS60K).

Conforme indica o artigo http://autosom.net/artigos/lpad.htm a atenuação consiste na ligação de 1 resistor em série e 1 resistor em paralelo junto do tweeter para que não ocorra alteração na sua impedância. Os testes efetuados foram os seguintes:

TESTE (1)

Resistor em série: 1 ohm

Resistor em paralelo: 10 ohms

Atenuação aproximada: 2,6 dB*

Nessa ligação já fica nítida a diminuição da intensidade do neotech, porém ele ainda se sobrepõe ao mid. Acredito que se o tweeter for colocado próximo ao mid (porta ou pezinho), esta seja a melhor opção, porém na coluna ou no painel requer atenuação maior para diminuir sua intensidade.

TESTE (2)

Resistor em paralelo: 5,6 ohms

Atenuação aproximada: 3 dB*

Resultado excelente, bastante satisfatório com o tweeter um pouco mais aguçado que o mid, mas nada exorbitante. Isso ocorre até pelo fato dele (tweeter) estar melhor posicionado (painel). A resposta do kit (CSK) em si ficou bastante agradável com o tweeter “falando” bem próximo do volume do mid. Esta foi a atenuação que mais me impressionou.

TESTE (3)

Resistor em paralelo: 3,9 ohms

Atenuação aproximada: 3,5 dB*

Tweeter um pouco apagado sendo que ficou perceptível (mas nada exagerado) a sobreposição do mid “falando” mais alto. No entanto não deixa de ser uma opção para aqueles que gostam do tweeter “falando” em volume mais baixo que o mid.

CONCLUSÃO

Nos testes efetuados não descarto nenhuma das opções para inserí-la em um determinado projeto, a única diferença é que eles devem ser empregados em sistemas diferentes e ao gosto do usuário. Eu particularmente me adaptei mais ao teste (2), porém é pessoal e pode variar de acordo com o sistema e objetivo a ser atingido.

Espero que este tópico seja de bastante utilidade àqueles que buscam diminuir a intensidade do neotech e venham a utilizar o L-pad que é uma excelente ferramenta :rever1: .

*Os valores são aproximados, pois para valores redondos seriam necessários resistores com números “quebrados” os quais não são comercializados.

** Os resistores utilizados são de 10W, o suficiente para se fazer um L-pad.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hoje como já estou de férias  B)  me dispus a fazer a atenuação com o intuito de diminuir a gritaria proveniente dos neotech e diminuir sua intensidade, para que o mesmo “falasse” no mesmo volume do mid (CS60K).

Conforme indica o artigo http://autosom.net/artigos/lpad.htm a atenuação consiste na ligação de 1 resistor em série e 1 resistor em paralelo junto do tweeter para que não ocorra alteração na sua impedância. Os testes efetuados foram os seguintes:

TESTE (1)

Resistor em paralelo: 10 ohms

Atenuação aproximada: 2,6 dB*

Nessa ligação já fica nítida a diminuição da intensidade do neotech, porém ele ainda se sobrepõe ao mid. Acredito que se o tweeter for colocado próximo ao mid (porta ou pezinho), esta seja a melhor opção, porém na coluna ou no painel requer atenuação maior para diminuir sua intensidade.

TESTE (2)

Resistor em paralelo: 5,6 ohms

Atenuação aproximada: 3 dB*

Resultado excelente, bastante satisfatório com o tweeter um pouco mais aguçado que o mid, mas nada exorbitante. Isso ocorre até pelo fato dele (tweeter) estar melhor posicionado (painel). A resposta do kit (CSK) em si ficou bastante agradável com o tweeter “falando” bem próximo do volume do mid. Esta foi a atenuação que mais me impressionou.

TESTE (3)

Resistor em paralelo: 3,9 ohms

Atenuação aproximada: 3,5 dB*

Tweeter um pouco apagado sendo que ficou perceptível (mas nada exagerado) a sobreposição do mid “falando” mais alto. No entanto não deixa de ser uma opção para aqueles que gostam do tweeter “falando” em volume mais baixo que o mid.

CONCLUSÃO

Nos testes efetuados não descarto nenhuma das opções para inserí-la em um determinado projeto, a única diferença é que eles devem ser empregados em sistemas diferentes e ao gosto do usuário. Eu particularmente me adaptei mais ao teste (2), porém é pessoal e pode variar de acordo com o sistema e objetivo a ser atingido.

Espero que este tópico seja de bastante utilidade àqueles que buscam diminuir a intensidade do neotech e venham a utilizar o L-pad que é uma excelente ferramenta  :rever1: .

*Os valores são aproximados, pois para valores redondos seriam necessários resistores com números “quebrados” os quais não são comercializados.

:rever1: Bacana a iniciativa de botar a mão na massa! Seria muito legal fotos tb, se tiver poste!

Ps: O artigo esta ilustrando muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara esse foi um grande problema estou sem camera digital ela quebrou e ainda nao voltou da assistencia mas qdo voltar pode deixar que posto as fotos.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria dar uma diminuida nos meus tweeters do meu kit cs50k!

Soh q eu nao manjo de nada desses trecos de ligaçoes! uhauhauh

Vc poderia me explicar como e onde eu ligo esses resistores? hehehe

Abraçs

Roberto

Compartilhar este post

Link para o post

Abraçs

Roberto

dá uma lida no artigo (o link tá lá em cima) que não tem erro.....

ta tudo explicado....

pro criador do topico:

eu queria fazer isso ae tb, mas o meu kit é o cs60d e já tem aquele -3db no crossover que já alivia bastante.... será que tem alum problema (eletricamente falando) fazer essa atenuação lpad por causa disso? a diferença entre fazer essa atenuação e por tipo -2db no treble do player é muito grande?

valew, t+

Compartilhar este post

Link para o post

Abraçs

Roberto

É muito fácil roberto só da uma lida que vc tbm vai entender. Eu não sabia nada desses negócios de ligações mas o artigo esta bem explicado é só fazer igual à figura do artigo

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Abraçs

Roberto

dá uma lida no artigo (o link tá lá em cima) que não tem erro.....

ta tudo explicado....

pro criador do topico:

eu queria fazer isso ae tb, mas o meu kit é o cs60d e já tem aquele -3db no crossover que já alivia bastante.... será que tem alum problema (eletricamente falando) fazer essa atenuação lpad por causa disso? a diferença entre fazer essa atenuação e por tipo -2db no treble do player é muito grande?

valew, t+

Bom acho uma pena não ter no Kit CSK essa atenuação de -3db. Bom vc quer atenuar + que 3db seus tweeters? Aí nao teria nenhum problema é só vc ligar em 0db no xover e fazer o l-pad sem nenhum problema. Com relação à este tipo de atenuação e a direto no player tem diferença pq nesse caso vc só atenua o tweeter e no player vc está atenuando uma determinada faixa de frequencia o que em alguns casos não resolve o problema.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

eu deixo no player em -1db o treble (mesmo com o -3db ligado) e pra mim fica bom.....por isso eu perguntei....

as vezes fica melhor atenuar com esse lpad, sei lá.....

mas a minha duvida maior é pra quando eu por o cs60d num canal de 100rms (rs4510)..... o medo é de queimar o tweeter..... com essa atenuação do crossover eu já vou estár jogando metade da potencia no tweeter?

Compartilhar este post

Link para o post
eu deixo no player em -1db o treble (mesmo com o -3db ligado) e pra mim fica bom.....por isso eu perguntei....

as vezes fica melhor atenuar com esse lpad, sei lá.....

mas a minha duvida maior é pra quando eu por o cs60d num canal de 100rms (rs4510)..... o medo é de queimar o tweeter..... com essa atenuação do crossover eu já vou estár jogando metade da potencia no tweeter?

Correto essa atenuação já é o suficiente para que o tweeter receba a metade da potencia que lhe esta sendo empregada.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

E aí Thiago, tudo bem? Terminou o som?

Vc está gostando do CSK? Eu estou irritado com o meu pq ele não dá médio grave nenhum, e olha que já coloquei manta na porta.

Ah, e já troquei o tw pelo 1tw1 da selenium.

Compartilhar este post

Link para o post

eu também tenho e esse tweter é fo**, dói os ouvidos heheheeee......, mas é bem definido, a definição continuou?

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

legal!

fico feliz em ver q o artigo serviu pra fazer alguem mais feliz com seu som.

Compartilhar este post

Link para o post
E aí Thiago, tudo bem? Terminou o som?

Vc está gostando do CSK? Eu estou irritado com o meu pq ele não dá médio grave nenhum, e olha que já coloquei manta na porta.

Ah, e já troquei o tw pelo 1tw1 da selenium.

Fala ae seu sumido que bom te encontrar de novo brother. Bom na porta mesmo com manta é díficil conseguir o médio grave, mas em pezinho a coisa muda bastante faz a experiência para conferir o resultado. A minha adaptação com o CSK só estava deixando a desejar com relação ao tweeter, mas agora fecho ta muito bom mesmo.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post
eu também tenho e esse tweter é fo**, dói os ouvidos heheheeee......, mas é bem definido, a definição continuou?

Fala embriagado BLZ?

Cara era justamente isso que eu estava buscando no meu kit, diminuir a intensidade dos neotech sem perder a riqueza dos seus detalhes o que é um ponto bastante forte nele. Consegui encontrar perfeitamente esse resultado o que me agradou e muito. Indico a todos fazerem essa atenuação, pois melhora e muito o conjunto, parece que o mid e o tweeter respondem juntos as vezes não sei identificar de onde o som está vindo, muito bom mesmo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
HOT TOPICS, hein?

E aí supersonico blz?

Fico muito feliz por sua indicação ao HOT TOPICS, mas vamos aguardar para ver o que os moderadores acham

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o esquema! só preciso de outra ajudinha de voces! hehehe

Os resistores, eu nao entendi muito bem o modelo deles!

Eu gostei da segunda opção que diminuiu 3 dB, são 2 resistores de 10W, um de 1 Ohm e outro e 5,6 Ohms? é isso, ou falei besteira? hehehe

Abraços

Roberto

Compartilhar este post

Link para o post

Correto, é só pedir em qualquer loja de componentes eletrônicos resistor de 5,6 ohms por 10W de potencia que vc encontra.

O resistor de 1 ohm vc liga em série e o de 5,6 ohms em paralelo.

Abraços

Qualquer outra dúvida estamos aí???

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...