Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Robincs

Kit 3 Vias tabajara - Será que "funfa"???

Recommended Posts

Pessoal, com o objetivo de utilizar um pezinho o menor possível e mesmo assim ter médios-grave bem presentes na frente do carro, pensei em montar um kit 3 vias tabajara.

A princípio a idéia é utilizar um par de Bravox E2K MB6 (modelo anterior ao Export) nas portas com tratamento acústico (manta e tals) e um pezinho de uns 2,5lt selado para um kit Bravox CS 50D.

O corte seria feito (no módulo) em torno dos 200~250 low-pass pro mid da porta e na mesma frequencia em hi-pass pro kit no pezinho. O módulo prá tocar isso seria um Audiobank KA 4070, com os canais traseiros nos E2K e os dianteiros no kit CS 50D. Só pra constar o grave é composto por E2K 12D2 (anterior ao Export) e um Fosgate 200dsm e os cortes hi-pass dos mid´s da porta e low-pass do sub seria feito no cd player.

Bom, depois da "carta" acima, vem aquela velha questão: FUNFA OU NÃO FUNFA?

Quais seriam os prós e contras na opinião de quem já viu/ouviu algo parecido ou até mesmo um sistema com esses falantes?

Todas opiniões serão bem vindas!

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais seriam os prós e contras na opinião de quem já viu/ouviu algo parecido ou até mesmo um sistema com esses falantes?

Blz Robincs!!!

Cara, num sei se ajuda mto, mas lá vai...

Fica legal sim, mas o mais chato aí é conseguir os crossovers (hp/lp 250hz). Já experimentei o e2k na porta + ch4 e neo25 no painel, ficou legal. O e2k precisa de um pouco mais de "força" pra acordar, tem que ver se só na regulagem resolve (ganho). Tem que estar mto bem fixado na porta, tbem.

Tive tbem a configuração que vc. tá pensando em montar (e2k porta + cs50d pezinho), mas nem vou comentar sobre ela pq. os pezinhos ficaram com a litragem toda errada, ficou péssimo pra ouvir, e ainda fui inventar de montar os e2k aparentes (porta Santana 96). Aí vibrou demais, não teve como fixar e acabei largando. Mas, se for bem montado, vira legal sim!!!

Eu usei uns cross antigos da Accuskraft (1995), 300hz lp/hp 12db/oct. A litragem do pezinho, apesar de parecer um ítem secundário (afinal, vai tocar só médios, não??) pode fazer toda diferença tbem. Bata o pé nos 2.5 litros, os meus eu medi depois e tinha só 1.2l.... horrível pra escutar. Amigo meu que montou no Celta dele um de 2.5l nem precisou de midbass maior pra acompanhar o kit... eu já gosto de midbass forte, então "ajudaria" o kit com o e2k, do mesmo jeito que vc. está fazendo.

Boa sorte aí no projeto, e se montar, posta pra gente como ficou!!!

[]s,

Compartilhar este post

Link para o post

Blz RiQuati...

Claro que ajuda! Toda opinião é bem vinda... ainda mais você que utilizou esse conjunto na prática.

O corte de 250hz seria feito diretamente no módulo, utilizando o crossover ativo do mesmo, sendo os canais dianteiros no kit componente e os canais traseiros nos E2K.

Também gosto de um midbass bem mais presente, tanto que quero utilizar o E2K pra isso. Estou reunindo os equipamentos e assim que trocar de carro (logo eu espero...hehe) quero botar o projeto em prática.

Quanto as portas, pretendo travá-las bem e colocar manta asfáltica pra deixá-las mais rigídas e menos sujeitas a vibrações.

Quanto montar, pode ter certeza que vai ter fotos!

Valeu pela ajuda! :legal:

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post

E2K MB6 na porta responde bem em que faixa?

Queria algo de 40~200Hz.

Compartilhar este post

Link para o post
E2K MB6 na porta responde bem em que faixa?

Queria algo de 40~200Hz.

Olha, minha esperança é que toque de uns 70 até os 200~250hz...Talvez chega mais baixo que isso, mas chegar nos 40hz acho muito difícil! Detalhe, esse MB6 é do modelo anterior ao Export!!!

O Export não desce tanto quanto esse, pois tem um FS mais alto.

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post

ja usei os export na porta (sem tratamento) e depois passei pro pezinho... nao tem comparaçao... na porta ele nao rende NADA... absolutamente NADA! os CS60P dão show no e2k em free-air e são mais baratos...

a especialidade dos e2k são os graves/medio-graves. Se vc nao aproveita-los num pezinho acho que nao é um bom mid pra se usar... opiniao minha

Compartilhar este post

Link para o post
ja usei os export na porta (sem tratamento) e depois passei pro pezinho... nao tem comparaçao... na porta ele nao rende NADA... absolutamente NADA! os CS60P dão show no e2k em free-air e são mais baratos...

a especialidade dos e2k são os graves/medio-graves. Se vc nao aproveita-los num pezinho acho que nao é um bom mid pra se usar... opiniao minha

Valeu a opinião, tô anotando todas!

Só uma dúvida, você utilizou o MB6 Export ou o anterior a ele?

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post

Os que usei (e ainda uso) são o modelo e2kmb6 EXPORT! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

não seria melhor colocar os falantes responsaveis pelas freq ate 250Hz no pezinho em vez de colocar no pezinho o falante responsavel pela voz?

afinal, o que mais se perde fora dos pezinhos são os graves..... se vc acha que nesse caso o pé vai ficar grande, então é melhor nem fazer esse 3 vias aí....

t+

Compartilhar este post

Link para o post
não seria melhor colocar os falantes responsaveis pelas freq ate 250Hz no pezinho em vez de colocar no pezinho o falante responsavel pela voz?

afinal, o que mais se perde fora dos pezinhos são os graves..... se vc acha que nesse caso o pé vai ficar grande, então é melhor nem fazer esse 3 vias aí....

t+

A intenção é utilizar os pezinhos pra direcionar melhor a parte dos médios~agudos. Como não tenho como utilizar pezinhos muito grandes e não tem nenhum kit nacional e com custo acessível que utilize pezinhos pequenos e responde até uns 70~80hz com 2,5lt de pezinho, pensei em usar o E2K na porta apenas pra reforçar as frequencias que o pezinho não consegue atingir (70~200hz por exemplo).

Como já ví vários kit´s 3 vias nesta configuração (com o falante responsável pelos médio-graves na porta), surgiu essa idéia de utilizar o E2k.

Mas valeu a opinião também!

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post

t+

A intenção é utilizar os pezinhos pra direcionar melhor a parte dos médios~agudos. Como não tenho como utilizar pezinhos muito grandes e não tem nenhum kit nacional e com custo acessível que utilize pezinhos pequenos e responde até uns 70~80hz com 2,5lt de pezinho, pensei em usar o E2K na porta apenas pra reforçar as frequencias que o pezinho não consegue atingir (70~200hz por exemplo).

Como já ví vários kit´s 3 vias nesta configuração (com o falante responsável pelos médio-graves na porta), surgiu essa idéia de utilizar o E2k.

Mas valeu a opinião também!

[]´s Robinson

o cs50d com 2,5L vai responder bem acima dos 70Hz com certeza.....

precisa ver como o minisub(hehehe) se comporta em free air....

se vc tiver tudo em mãos, faz o teste..... caso não, eu não faria esse kit não.... é bem provavel que o mid do cs no pé responda melhor que o mb6 na porta.....

boas experiencias :)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado...hehehe

Vou partir para as experiências...estou muito curioso em relação a esse "projeto".

A hora que tiver feito, posto o resultado pro pessoal.

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post
Sobe...

[]´s Robinson

Robinson, eu também estou montando um "3 vias tabajara". Comecei com um configuração parecida com a sua (kit de voz no pezinho e mid na porta). O mid ia no pezinho pra garantir direcionalidade. Acontece que ao colocar o mid bass na porta, ficava faltando gás nos médios graves. Minha porta era trabalhada com manta e anel de MDF mas nem assim resolvia. Então eu parti pra a colocação do mid bass no pezinho de uns 5 L e posicionei o mid range em um aplique direcional na porta, para ter as duas coisas: mid bass forte e direcionalidade no mid range. Melhorou muito no meu caso, mas ainda falta acertar um punhado de coisa para ficar no grau.

Tem um problema sério no corte do Crossover. A solução melhor para isso leva em conta a intensidade do corte (6,12,18 ou 24 db/8ª), as freqüências de corte, a potência aplicada a cada faixa de freqüência, a o local dos falantes... É complicado.

O problema é que só se descobre o melhor ponto ajustando muitas vezes cada freqüência. Para isso, tem que ter um crossover bem flexível, que ajuste tudo isso. Geralmente o melhor é ter um Cross embutido no player. Ou então arrumar um eletrônico que permita ajustes. Se não for assim, você vai ter de mandar fazer acertar de primeira sem ter ouvido antes. Os cross do amp. geralmente é limitado, pois não altera a intensidade do corte.

Não sou expert não, mas a minha experiência diz que é fundamental ter muita flexibilidade no Crossover. Às vezes uma mudança na direção do falante ou do tweeter já exige alteração no Crossover ou no EQ.

Enfim, esse lance de acertar 3 vias caseiro é meio complicado e se você tem flexibilidade no crossover e no EQ ajuda demais.

Como te disse, não sou expert, mas quis passar aí um pouco das coisas que já vi nessa tentativa de acertar um 3 vias na unha.

O bacana é que os meus não sei quantos ajustes estão finalmente chegando a algumas melhorias.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Grande contribuição Rubim... isso que gostaria de ouvir!

Meu player até tem algumas regulagens, mas somente na frequencia de corte e nada mais... pelo jeito terei algumas dificuldades, mas acho que vou arriscar pra ver no que dá. O meu grande problema e não poder disponibilizar muito espaço pro pezinho...

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post
Grande contribuição Rubim... isso que gostaria de ouvir!

Meu player até tem algumas regulagens, mas somente na frequencia de corte e nada mais... pelo jeito terei algumas dificuldades, mas acho que vou arriscar pra ver no que dá. O meu grande problema e não poder disponibilizar muito espaço pro pezinho...

[]´s Robinson

Tem o seguinte: existem portas e portas. De repente a tua porta responde bem e fica desnecessário tentar pezinho (bota de 8L) pra mid bass. Já vi porta responder bem demais (melhor que o meu pezinho). A minha porta (de tempra) não ficou tão boa quanto o pezinho. Vai depender do carro e da litragem do pezinho. Eu tentaria primeiro a porta, pois o ganho em conforto é grande por não se ter que montar um Pezão.

Outro lance quanto aos cortes do Cross é que não se pode ter medo de configurações aparentemente estranhas. Por exemplo, eu no começo colocava as freqüências sempre arrumadinhas em seqüência, ou seja, o sub ia até 60hz, o mid bass de 60 a 250hz e o kit de 250 a 20.000hz. Quer dizer, não fazia sobreposição, pois achava que ia bagunçar. Depois que falei com um pessoal aqui do fórum, em um encontro de Brasília, começei a fazer sobreposição. O resultado melhorou. Hoje eu uso o sub até 80 hz, o mid bass de 40 hz até 300hz e o kit de 150 hz acima. Mesmo cheio de "overlap" ficou mais legal. O diabo é que só dá pra ver isso testando...

Outro lance que precisa analisar é a escolha do mid bass. Para fazer um três vias o bom é arrumar um mid bass que desça muito. Parece que o E2K não desce tanto. Se você olhar nos hot topics vai ter uma interessante comparação entre mids nacionais (pesquiza em pro carbon que acha). Os que se deram melhor foram (na minha visão) o arlem pro carbon e o bomber destroyer. Esse último parece que desce mais que os outros e pode cair bem num 3 vias, em que o mid bass deve ser capaz de descer muito, mas não precisa subir tanto, pois o mid range cumpre essa missão. Enfim, seria bom dar uma olhada no teste dessas mids nacionais.

Falou.

Compartilhar este post

Link para o post

É, quanto aos mid´s eu andei trocando umas idéias com o pessoal em PVT e mesmo em simulações o Destroyer de 6" foi o que mais "desceu"...

Quer eu queira ou não, a saída será fazer muitos testes. Dependendo até teste com o Destroyer e o E2K pra fazer um comparativo.

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...