Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

agm2112

Coletor de plástico

Recommended Posts

Postado em

Vi uma uma loja de peças outro dia uns coletores de plástico (no caso eram pra algum motor da Ford), e lembrado pelo tópico sobre o motor Renault 16V, pergunto:

Qual a vantagem do coletor de plástico ? Por mais que o material venha a evoluir, continuo achando estranho... Nos motores AP por exemplo (não sei se são todos, mas pelo menos o meu é assim), o coletor tem uma calefação, onde passa água do radiador pra aquecer a mistura ar/combustível. Como fica isso em um coletor de plástico ? Este material não é um péssimo condutor de calor ?

Postado em

Peso e custo eu sei que é...

Mecanicamente falando, uma das características é que é mais fácil trabalhar com o "plástico de engenharia" do que ficar experimentanto artifícios de metal. Eles tmb são "práticos" qnd se adota a configuração de coletor de geometria variável, pois sendo leves, o mecanismo que o aciona não precisa ser muito "parrudo" e talz...

Hj em dia, com o uso da configuração de "coletor seco" para a injeção de combustível, o fato dele ser aquecido ou não creio não alterar muita coisa... No momento que o motor já está aquecido, não há ( tanta )nescessidade de aquecer o ar admitido. Se houver nescessidade de aquecimento do ar numa partida por exemplo, a válvula termac pode dar conta sussegado nisso. E os bicos injetores/sistemas de injeção atuais pulverizam o combustível de forma aceitável para uma boa combustão.

É mais ou menos isso... ;)

Postado em

Nops...

Que eu saiba, injeção direta é algo como o que utiliza-se nos mancos Diesel. O combustível é jogado diretamente dentro da câmara de combustão e não antes da válvula de adm...

Coleto seco é qnd vc tem um bico injetor para cada cilindro e os bicos ficam "no final" do coleto, já bem próximo do cabeçote...

Coletor húmido é qnd vc tem uma injeção monoponto/carburador/bicos na mufla/boca da turbina...

Mais ou menos isso... ;)

Edit: Não quero açaccinár u purtuga... *rs*

Postado em

pelo que sei Loko.... vantagens do coletor de plastico é justamente peso, custo do mesmo e tb a facilidade do deslocamento de ar pelo coletor...... nem preciso explicar melhor q se ja entendeu oq eu quiz dizer né ;)

Postado em

Só ratificando loko:

Injeção direta começou a ser utilizada em veículos a gasolina: Reduz o consumo em 30% e a potência aumenta em 10% (porque permite o uso de uma taxa de compressão mais alta).

E a válvula termac não ajuda na partida a frio, ela ajuda o carro enquanto o motor ainda está se aguecendo desviando o ar quente próximo do escape para dentro do motor - como na partida a frio o escape está frio a termac não ajuda em nada nessa hora.

Postado em
Só ratificando loko:

Injeção direta começou a ser utilizada em veículos a gasolina: Reduz o consumo em 30% e a potência aumenta em 10% (porque permite o uso de uma taxa de compressão mais alta).

E a válvula termac não ajuda na partida a frio, ela ajuda o carro enquanto o motor ainda está se aguecendo desviando o ar quente próximo do escape para dentro do motor - como na partida a frio o escape está frio a termac não ajuda em nada nessa hora.

Não sei se é só no meu carro, mas a minha válvula thermac aspira ar quente o tempo todo, e ar frio quando piso forte no acelerador.

Postado em

Eu falei com o meu preparador e ele disse (no caso falando de uma saveiro AP com filtro de ar normal) que é assim mesmo.. que só com o pé no fundo que a válvula troca e entra ar frio - isto para ganhar potência extra. No meu caso (quando ainda usava o filtro de ar antigo) eu arranquei aquele "braço" que vai pro cano de descarga do motor - não sei se deu mudança porque foi no mesmo instante que troquei o carro pra alcool e mandei mexer. O caso seria quebrar (é fácil) aquele braço e dar uma voltinha pra ver se ganha uma potência extra - se não for satisfatório dai compra um super bonder e cola denovo... :P

Postado em
A válvula Thermac só é para atuar enquanto o motor estiver frio... Independente da carga solicitada...

Acho que não Loko ! Pq a minha recebe aquela mangueira pneumática direto do carbura .. sem nenhuma válvula regulada pela temperatura, ao contrário do avanço do distribuidor por exemplo.

Postado em

Agora eu que to confuso - só se aquela mangueira que leva pra termac esteja perdendo pressão - dai fica sempre pegando ar quente... Mas "acho" que quando pisa no fundo do acelerador o próprio vácuo criado para abrir o 2o estágio já serve pra mudar o estado da termac para ela se fechar/abrir.

Postado em
Agora eu que to confuso - só se aquela mangueira que leva pra termac esteja perdendo pressão - dai fica sempre pegando ar quente... Mas "acho" que quando pisa no fundo do acelerador o próprio vácuo criado para abrir o 2o estágio já serve pra mudar o estado da termac para ela se fechar/abrir.

Isso .. tem um "T" dividindo o váculo no coletor, que abre o segundo estágio e a válvula thermac, além de avançar o ponto de ignição e também acionar o compensador do ar condicionado ... em alguns carburas ainda tem uma válvula que "desliga" o segundo estágio quando o afogador está acionado !

Este vácuo ainda aciona o "desafogador", ou válvula do afogador ...

Postado em

E não há mais necessidade de fazer polimento nos dutos, pois o plástico já permite o melhor deslocamento da mistura em direção ao cilindro.

Além de ser mais fácil de ser moldado... permitindo que façam coletores que aumentam a turbulência dentro do mesmo, resultando em melhores acelerações.

Postado em

Ow Bomba...

Só pedirei para vc não dar UP´s desnecessários nos tópicos.

Se vc tiver alguma dúvida, por mais que pareça besta, poste perguntando. Sempre terá um Filho de Deus ( ou um FDP! *rs* ) que poderá responder! ;)

O povo daqui não curte muito a idéia de ficar dando Up´s nos tópicos!

:legal:

Postado em
Vi uma uma loja de peças outro dia uns coletores de plástico (no caso eram pra algum motor da Ford), e lembrado pelo tópico sobre o motor Renault 16V, pergunto:

Qual a vantagem do coletor de plástico ? Por mais que o material venha a evoluir, continuo achando estranho... Nos motores AP por exemplo (não sei se são todos, mas pelo menos o meu é assim), o coletor tem uma calefação, onde passa água do radiador pra aquecer a mistura ar/combustível. Como fica isso em um coletor de plástico ? Este material não é um péssimo condutor de calor ?

Bem seu carro deve ser carburado neh? , em carro injetado MI , naum se usa aquecimente de mistura.................naumeh necessario a injeção se vira facil com isso............... o resto o Loko jah disse...........

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...