Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[Voltando ao assunto] Full Ranges

Recommended Posts

Bem galera... como todo mundo já sabe, meu projeto é usar peitinhos com full ranges. Um dia á tarde passei num loja de peças de reposição, e me deparei com estes falantes de 3", muito interessantes, originais SONY (código de peça: 1-505-313-11). Como custavam apenas 19 reais cada, levei 2 pra testar.

Chegando em casa, montei uma caixinha pra um deles e liguei ao aparelho de som da sala (Sony LBT45W, uns 20+20W RMS a 6 ohms). O resultado foi espantoso: Um som encorpado (boa reprodução de médio-grave), bons médios, agudos aveludados (sem muito ataque, mas gostosos e presentes) timbre interessante, MUITO SPL sem distorcer... uma maravilha.

Comparei, depois, os agudos dele com os agudos de um tweeter NOVIK, com cone de papel, usado nas caixas do SONY (um agudo que me agrada muito)... praticamente nenhuma diferença, apenas um pouco de ataque a mais no tweeter.

Bem, peitinhos, lá vou eu (no bom sentido!)

PS: Não sei a potência deles. Tudo que sei é que são de 8 ohms, graças a um multímetro. O que sei é que eles aguentarm toda a potência que eu apliquei, sem corte nenhum, e sem distorcer, e gerando todo o SPL que eu preciso (quer dizer, posso, afinal os ouvidos andam doendo).

Divirtam-se com as fotos.

Os dois... e a caixa acústica NOKIA :lol:

P1300095.JPG

Close do falante instalado na caixa

P1300097.JPG

P1300098.JPG

P1300099.JPG

P1300102.JPG

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uou!! que imanzão!!!!

mais pra frente tb farei alguns testes com full!

Compartilhar este post

Link para o post
uou!! que imanzão!!!!

mais pra frente tb farei alguns testes com full!

Blindagem magnética... fica grande mesmo, mas o imã é menor.

Compartilhar este post

Link para o post

meus full com blindagem magnetica num tem nem metade do tamanho desse ai ehhehhe!

Compartilhar este post

Link para o post

Kgamba! legal!

Ainda vou pegar um desses...

Kleberrr, o q vai por nos pesinhos pra trabalhar entre o full e o JL?

PS: esses fullranges por 40 reais o par são uma mão na roda.

Compartilhar este post

Link para o post
Kgamba! legal!

Ainda vou pegar um desses...

Kleberrr, o q vai por nos pesinhos pra trabalhar entre o full e o JL?

PS: esses fullranges por 40 reais o par são uma mão na roda.

Tô pensando em botar um par de destroyers de 6" (já que o forte deles é médio grave, pq médio eles são uma negação). Há também uma possibilidade de eu botar pra frente idéia do pezinho push-pull com midbass premium II (já tenho 2, bastaria comprar mais 2).

Compartilhar este post

Link para o post

Full ranges... parece que esse é o futuro !!!

hhhahahahhaha

Também tenho a intenção de fazer testes com fulls no futuro.

Acho que só vou colocar pezinhos e peitinhos o dia que eu trocar meu carro por um automático... tenho horror a pezinhos..

Parabens pelo teste Kleber !

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Full ranges... parece que esse é o futuro !!!

hhhahahahhaha

Também tenho a intenção de fazer testes com fulls no futuro.

Acho que só vou colocar pezinhos e peitinhos o dia que eu trocar meu carro por um automático... tenho horror a pezinhos..

Parabens pelo teste Kleber !

[]´s

O futuro eu não digo, mas uma boa idéia é...

P/ quem não abre mão de palco alto e som focado sempre, é o esquema.

É isso ou enfiar um kit 2 ou 3-vias em cima do painel, o que é altamente inviável p/ 99,9% da galera.(eu conheço uns de 1% por ae... :P )

Agora, se vc dá uma importancia maior p/ precisão tonal, eu ñ recomendária fullranges... Pelo menos não logo de cara...

Muito dificil achar bons fullranges, que soem bem. E mais dificil ainda é conseguir acertá-los...

Muito mais fácil comprar um bom 2-vias e botar p/ tocar em pezinho.

Se o kit for bom, fica preciso tonalmente falando, mas o palco nunca vai ser igual a um sistema c/ fullranges.

Se colocar tw e médio no pezinho, o palco fica baixo.

Se colocar médio no pezinho e tw em cima, o palco fica instável. E acaba ficando meio baixo também na maioria dos casos...

E até mesmo se o cara for louco o suficiente p/ colocar o 2-vias em cima do painel, ainda existem alguns contras...

O midbass dá mais grave em pezinho do que no painel. Isso devido a ganhos em baixas frequencias embaixo do painel.

Logo, dá p/ ver que é complicado, não existe formula mágica.

Cada um opta pelo esquema que atenda melhor suas necessidades.

[]

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Full range, é algo que necessita de muito acerto, senão é uma porcaria.

Sobre os imas, os Fostex tambem tem imas grandes.

Fico feliz de muita gente ficar curioso e pagar para ver o resultado.

Agora imagina um Fostex, bem dimensionado e calculado em uma caixa dutada a resposta que vc vai conseguir.

Eu sei e adoro heheh

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...