Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Márcio

AUDIOBANK 4060 (MEDIÇÕES)

Recommended Posts

Hoje fiquei ainda mais satisfeito com o audiobank, mesmo sem estar instalado no carro.

Já havia conferido a qualidade de médios e agudos acima da média para o preço, também já havia me impressionado com a qualidade dos graves ao amplificar um kenwood 12pol, hoje fizemos medições!!!

Primeiro medimos a potência, em 12.2v ele mediu 208wrms com apenas uma ponte funcionando, com as duas irá cair um pouco mas ficará bem acima dos 140w declarados no manual.

Outro detalhe, a tensão enviada para os transistores cai muito pouco, muito parecido com o que ocorre nos fosgate, talvez por este motivo os graves foram tão bons.

Quando um pyramid começa a tocar e reproduzir graves, mesmo em volumes moderados, a tensão enviada aos transistores chega a cair 10/12v, no caso do audiobank caiu 2v, com um reforço de 12eb em 80hz caiu um pouco mais, pouco menos de 4v.

No caso dos fosgate antigos o normal era cair 1v, ou seja, para o preço este audiobank é muito bom, até prova em contrário não recomendo mais os pyramid e roadstar.

Para conferir, hoje medimos o pyramid 1000w gold séries, com uma ponte funcionando mediu 140w.

Abraços

Editado por Márcio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcio, que ferramentas vocês usaram para fazer a medição

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, meus parabéns pela iniciativa!

Como foi feito o teste de potencia?

Foi monitorado por um ociloscopio, para identificar a presença de onda quadrada?

Usou carga puramente resistiva?

O que vc usou para tocar quando mediu a potencia?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei o 4060 na casa de um amigo, ele é técnico, ou melhor, está "se tornando" um técnico, está se virando bem.

Foi utilizado um osciloscópio, o sinal de 1khz foi gerado pelo computador e medimos com carga resistiva de 4ohms, o brinquedinho chegou aos 40v no osciloscópio, daí em diante daí a onda achatava.

Também medimos com sinal de 80hz, a potência se manteve, infelizmente meu cd que gera sinal de 20hz a 20khz foi para o espaço, daí não foi possível medir a potência de 20hz-20khz, sería bem mais confiável.

Outro detalhe percebido, que eu não sei se influencia alguma coisa, a onda quadrada enviada para os transistores da fonte era absolutamente perfeita, no caso dos pyramid e roadstar ela fica meio borrada e não totalmente quadrada.

Impressiona também a falta de componentes no interior :) , não tem nada ali dentro.

Já li muito a respeito de que alguns projetistas dizem que menos é melhor, quanto menor for a quantidade de componentes no caminho do áudio melhor será o resultado, principalmente se os componentes não foram bons(esta última parte quem diz sou eu).

Me parece que o, ou os projetistas que desenvolveram o audiobank pensaram desta forma, para fazer um módulo bom e barato é necessário utilizar a menor quantidade de componentes possível, principalmente porque não é possível utilizar componentes caros.

Mérito total a quem desenhou este amplificador, conseguiu fazer um projeto decente e barato.

Contra o módulo, percebemos que apesar de o manual afirmar que ele trabalha apartir de 750mv de sinal isso náo é verdade, o PC gerava um sinal de 1.2v e não conseguiu excitar o amplificador, para aumentar o sinal utilizamos um pré KQ5 da kicker, para atingir a potência máxima ele precisa mais de 1.2v.

Recebendo sinal de 1.2v ele só atingiu 80wrms em ponte.

Abraços

Editado por Márcio

Compartilhar este post

Link para o post
Testei o 4060 na casa de um amigo, ele é técnico, ou melhor, está "se tornando" um técnico,  está se virando bem.

Foi utilizado um osciloscópio, o sinal de 1khz foi gerado pelo computador e medimos com carga resistiva de 4ohms, o brinquedinho chegou aos 40v no osciloscópio, daí em diante daí a onda achatava.

Também medimos com sinal de 80hz, a potência se manteve, infelizmente meu cd que gera sinal de 20hz a 20khz foi para o espaço, daí não foi possível medir a potência de 20hz-20khz, sería bem mais confiável.

Outro detalhe percebido, que eu não sei se influencia alguma coisa, a onda quadrada enviada para os transistores da fonte era absolutamente perfeita, no caso dos pyramid e roadstar ela fica meio borrada e não totalmente quadrada.

Impressiona também a falta de componentes no interior  :) , não tem nada ali dentro.

Já li muito a respeito de que alguns projetistas dizem que menos é melhor, quanto menor for a quantidade de componentes no caminho do áudio melhor será o resultado, principalmente se os componentes não foram bons(esta última parte quem diz sou eu).

Me parece que o, ou os projetistas que desenvolveram o audiobank pensaram desta forma, para fazer um módulo bom e barato é necessário utilizar a menor quantidade de componentes possível, principalmente porque não é possível utilizar componentes caros.

Mérito total a quem desenhou este amplificador, conseguiu fazer um projeto decente e barato.

Contra o módulo, percebemos que apesar de o manual afirmar que ele trabalha apartir de 750mv de sinal isso náo é verdade, o PC gerava um sinal de 1.2v e não conseguiu excitar o amplificador, para aumentar o sinal utilizamos um pré KQ5 da kicker, para atingir a potência máxima ele precisa mais de 1.2v.

Recebendo sinal de 1.2v ele só atingiu 80wrms em ponte.

Abraços

Mesmo com o ganho no máximo?

Qual a voltagem desse kicker e qual fonte de alimentação usou?

Abraços.

Ah, Marcio, meu parabéns. Pelo que vc relatou, me parece que fez tudo certo mesmo. Não sei se o sinal vindo de um PC altera em alguma coisa, quando faço esses testes, uso um CD-Player automotivo mesmo.

Meus parabéns novamente, esse tipo de teste é muito bom e eleva o nivel do nosso forum. Tambem é muito bom saber que o produto faz o que promete, dando até mais, como vc relatou. 1 ponto para vc! :legal:

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com o ganho no máximo.

A voltagem máxima do kicker é 7v, mas infelizmente eu esqueci(e ele também) de medir quantos volts o kicker estava enviando para que ele chegasse a potência máxima.

Já combinamos fazer novas medições para descobrir se é possível chegar na potência máxima com um rádio comum, até o final da semana pretendemos medir novamente a potência, mas utilizando um clarion 345.

Abraços

Editado por Márcio

Compartilhar este post

Link para o post

Complementando, se o meu clarion não conseguir excitar este amp estou pensando em mexer na sensibilidade do pré, dar uma aumentadinha :rolleyes: , não pretendo trocar de rádio.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Kramba! Show de bola a iniciativa!

Tah aih uma coisa que eu queria ver mais aqui no forum, testes de potência de amplificadores. Ruim eh arrumar um osciloscópio pra saber exatamente quando a onda estah clipando.

To pensando em fazer teste com meus amplificadores aqui em casa, mas aih eu usaria resistência de chuveiro mesmo e veria onde q qnd eu aumento o ganho a tensão não aumenta. Com o osciloscópio seria mais preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Marcio!!! Assim o fórum só tem a crescer!!! Que bom que temos mais um colaborador... :rever1: Seu teste só vem nos confirmar oq a galera está percebendo na prática: os AUDIOBANK realmente são muito bons!!! Parabéns novamente e continue agregando valores à casa!!! Abraço!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, sou muito curioso, quando liguei o audiobank fiquei muito satisfeito com o som, principalmente com a qualidade e impacto dos grave.

A auto-sugestão é impressionante, as vezes a nossa cabecinha prega algumas peças, estava louco para fazer estas medições e descobrir se eu estava exagerando ou o amp era mesmo bom.

Voltando a um assunto antigo, mas ainda sobre medições, esta semana falei com o zé fosgate e ele confirmou algo que já havia dito sobre os novos punch, não prestam.

Segundo ele a placa de circuito é inferior, ao contrário dos antigos a fonte sofre com queda de tensão e até mesmo a frequência de trabalho da fonte não é mais a mesma, piorou, isso sem falar na capacitância menor.

Eu tenho uma impressão, que por enquanto é apenas uma impressão, de que o audiobank 4060 toca melhor graves do que o punch 301x, considero uma impressão porque já faz algum tempo que escutei este punch, mas por outro lado foi no mesmo carro e com o mesmo subwoofer.

Assim que possível vou comparar os dois, se der sorte ainda esta semana, curiosidade mata :rolleyes:

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Sera que o 4070 é taqo bom qto???

akele da Versao preta...e nao toda cromada como esse ai!!

estou para adiquirir um...e fiquei com essa Duvida!?!?!

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosidade não mata e eh muito bom.. principalmente quando sanada e compartilhado o resultado com os amigos foristas :rever1:

amigão.. tenho que falar com esse ZE FOSGATE ... alguem tem que me arrumar os componentes pra consertar minha punch 100ix.

Compartilhar este post

Link para o post

205, este é o primeiro contato que tenho com os audiobank, daí não conheço o 4070.

Posso te dizer apenas que o pessoal comenta que a linha nova é superior em qualidade de som, o acabamento interno também melhorou, o 4060 perdeu um pouco a aparência de amplificador feito em fundo de quintal.

Vou aproveitar o feriado e tirar a prova dos nove, daqui a pouco vou voltar para a bancada deste amigo e tentar excitar o amp com o clarion 245, veremos...

Abraços

Márcio

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar parabens pela iniciativa, mt bom vc ter feito esse teste com os procedimentos tecnicos respeitados! :legal:

em segundo lugar, queria perguntar se vc ja ouviu um 4050 e se sim, o q vc observou d diferença, alem do obvio (potencia maior no 4060)? é apenas um "aprimoramento" em termos d potencia ou a qualidade tb mudou?

Compartilhar este post

Link para o post

OPa parabens pelos testes, e com isso so posso dizer uma coisa. AudioBank alem de ser mais barato deixa os "Bunda" no chinelo. Os banda so solta a potencia declarada com 14volts e ainda por cima detesto o som deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem duvidas se o meu proximo modulo não for um 4060 para o estereo será um fosgate 4.6... Assim que juntar a grana eu escolho.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa!

Uma coisa que reparei, de ouvido mesmo, é que os novos AB(4060/4100) são bem superiores aos antigos(4050/4070).

Isso em qualidade de audio. Senti uma diferença considerável!

Na parte de grave, que vc salientou, não vi nada fora do comum.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

será que o ab 4100 toca um uxp de 12+cs60d????

ou um roadstar 4510 power one vai tocar melhor????

por enquanto eu não sou tão ligado em qualidade pq só estou começando em som automotivo então não tenho um ouvido treinado....

A ab tem algum amp mais forte que esse 4100 pra tocar um uxp de 12????

valew, t+

Compartilhar este post

Link para o post

fotos do teste????

Muito boa a iniciativa.... :legal:

To criando coragem para testar os meus amps.... :P

Compartilhar este post

Link para o post

por enquanto eu não sou tão ligado em qualidade pq só estou começando em som automotivo então não tenho um ouvido treinado....

valew, t+

ab nao eh mto boa para graves segundo o pessoal do forum, e com a potecnia de 2 canais dele nao vai ficar mto bom no uxp 12, tente o de 10 caso vc goste...

o 4510 ja vai tocar +- bem o uxp... porem ele nao tem tanta qualidade quanto o ab, mas eh mais forte...

Editado por nO_feAR__

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço aos elogios, em parte :( , hoje as medições mostraram números diferentes, infelizmente, vamos carregar a batería novamente para ver se ele se comporta como ontem.

Tudo foi feito como ontem, a batería estava em 12.1v e mesmo assim ele não passou dos 150wrms em ponte, gostaría de sugestões do que pode ter ocorrido.

Posso garantir que todos os procedimentos de hoje seguiram a risca o que foi feito ontem, e osciloscópio é novo, trocamos a ponteiras por outras novas e o resultado continuou o mesmo.

Ontem ele atingiu 40v, hoje ficou em 36v

Pergunta, esta bateria não foi carregada de ontem para hoje, de alguma forma ela pode estar enfraquecida depois das medições de ontem? mesmo acusando a mesma voltagem(12.2v ontem contra 12.1v hoje, isso no durante a medição)?

Independente das medições de potência, as outras boas características continuam, inclusive a melhor delas que é de quase não ter queda de tensão nos transistores.

Ficamos os dois perplexos com o resultado, agradeço qualquer palpite ou explicação, mesmo que uma tentativa.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Agradeço aos elogios, em parte :( , hoje as medições mostraram números diferentes, infelizmente, vamos carregar a batería novamente para ver se ele se comporta como ontem.

Tudo foi feito como ontem, a batería estava em 12.1v e mesmo assim ele não passou dos 150wrms em ponte, gostaría de sugestões do que pode ter ocorrido.

Posso garantir que todos os procedimentos de hoje seguiram a risca o que foi feito ontem, e osciloscópio é novo, trocamos a ponteiras por outras novas e o resultado continuou o mesmo.

Ontem ele atingiu 40v, hoje ficou em 36v

Pergunta, esta bateria não foi carregada de ontem para hoje, de alguma forma ela pode estar enfraquecida depois das medições de ontem? mesmo acusando a mesma voltagem(12.2v ontem contra 12.1v hoje, isso no durante a medição)?

Independente das medições de potência, as outras boas características continuam, inclusive a melhor delas que é de quase não ter queda de tensão nos transistores.

Ficamos os dois perplexos com o resultado, agradeço qualquer palpite ou explicação, mesmo que uma tentativa.

Abraços

Pode ser a bateria que esta um pouco mais fraca. Isso é normal.

Compartilhar este post

Link para o post

qdo vc para d usar uma fonte quimica d energia e volta a usar as vezes acontece d a tensao cair rapidamente... é q nem pilha... no instante q vc liga ela parece estar ok, mas depois d 1 minuto.... nao me pergunte por que q isso acontece, só sei q é fato, como qq usuario d controle remoto ja deve ter reparado.... hehehe

vc mediu constantemente a tensao da bateria ou só antes d iniciar as mediçoes?

Compartilhar este post

Link para o post

A tensão foi medida durante todo o ensaio, tanto ontem quanto hoje, o multímetro ficou todo o tempo conectado nos bornes da batería.

Hoje conferimos a potência quando ela estava exatamente a 12.1v, ontem quando estava a 12.2v, ou seja, a voltagem estava igual.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

valew, t+

cara, o kit vai tocar mto bem, e se vc colocar o 4060 vai ficar até + adequado

ja pro UXP acho q merece coisa + forte

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...