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Pirata Urbano

trocar motor

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ae galera blz e o seguinte tenho uma palio weekend 98 e gostaria de colocar um motor de vectra nela ou astra como devo proceder para fazer isso alguem pode explicar??

 

desde já agradeço a atenção de todos.

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Fazendo "só" uma coisa...

 

Adaptando... :)

 

Pq vc não fica com o 1.6 16V do próprio Palio e num turbina?!? 220cv vem com uma certa facilidade nele... Se vc fizer o motor descentemente ( forjar e demais "cositas" ) 300cv creio que seja até "fácil" nele...

 

Adpatar o do Vectra/Astra terá bastantes gastos... Vai uma grana boa e um "estudo" grande para acomodar o motor.

 

Huehuehue...

 

Se for para adaptar, tente o 2.4 20V do Marea... :rolleyes:

Brutal esse "motorzinho"...

 

:legal:

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Não troque o motor ITALIANO...

 

Esse do vectra pode até ser bom, mas não é italiano!

 

Lembre-se, ter motor italiano rende +15hp nas rodas e adesivo da spportcar no vidro é mais 10hp.

 

Adesivos TypeR, GTO, GTI, T rendem mais 5 hp!

 

Sem brincadeira agora...

 

vc terá que mudar TUDO... caixa de cambio, semi-eixos, diferencial, coxins, tudo, tudo, tudo...

 

é mais facil preparar esse ai mesmo, ou então vc busca uma coisa muito particular.

 

Outro problema é o custo da adaptação que ficará muito alto.

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Guest TuCa

akkakakkakakkakakkakakakakkakaka

 

motor de vectra no palio fica lindo!

 

lambamça total! ahuuhahuauhahuhuauha

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Qual o motor da manca?!?

 

1.0?

1.5?

1.6 16V?

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ae garoto, legal ver teus planos

 

já colocou o aro 18 na palio weekend?

já organizou teu mega evento?

já montou teu trio com falantes de 21?

já construiu tua MTL?

 

agora motor de vectra em perua palio... legal!!!

 

tem gente que gosta de ler gibi, outros gostam de trabalhar, vc gosta de sonhar

 

eu sugiro que você leve este motor a um bom preparador, pois a adaptação seria insana sob todos os aspectos mecânicos.

 

Abraços

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Fazendo "só" uma coisa ficando com 1.5 do próprio Palio e num turbina?!? 220cv vem com uma certa facilidade nele... Se vc fizer o motor descentemente ( forjar e demais "cositas" ) 300cv creio que seja até "fácil" nele...

 

Sabe ler??

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Sabe ler??

"Nun cey naum çinhô!"

 

:rolleyes:

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o motor é 1.5 te como dar uma boa melhorada nele?

Hummm...

 

Primeiramente...

 

Quais são seus objetivos, principalmente de potência?

 

Não adianta vc querer extrair 300cv do manco "gastando pouco" e querer ter um motor "confiável".

 

Se seu objetivo for uma simples "turbinada", algo até em torno de 140~150cv, creio que seja algo relativamente fácil no 1.5. Um kit turbo básico e um bom ajuste na ignição, já cheguem próximo disso.

 

Não conheço peças forjadas para ele aqui... Mas esses motores FIAT são bastantes difundidos na Argentina... Creio que lá vc conseguiria algo do gênero com uma maior facilidade.

 

O que eu tenho conhecimento é que, o que mata esse motor é o cabeçote/admissão/escape. Tem pouco fluxo originalmente, o que limita o motor original a 76cv... Mas um trabalho bem feito nele, e o bichinho "muda de personalidade". Sem contar que esses motores tem uma "natural vontade" ( projeto ) para "girar" bastante.

 

Já o 1.6 16V é um motor que me agrada mais... ( É até meio óbvio, né?!? :P ) Esse sim é um motor, que ao meu ver rende bem ( tem um projeto de cabeçote relativamente legal originalmente)... Porém o FDP é meio caro e difícil de ser encontrado em desmanches... :(

 

Não é difícil encontrar esses motores 1.6 16V Turbinados com mais de 200cv... Creio que seja um bom nível de potência para a linha Palio... Na Week entaum seria muito interessante ela andando na frente de muuuitos Audi T/Golf GTi e carros dessa estirpe.

 

Enfim... Qual seu objetivo?!?

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ae loko lega bem eu penso no seguinte um carro com 300 a 400 cavalos mas q possa rodar no dia a dia e para fazer viajens tb o objetivo e pq as vezes fazemos uns pegas aqui numa pista de corrida q tem aqui por isso queria um carro bem forte ok

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Guest TuCa

pra vc tirar mais q 300 cv desse 1.5 vc vai ter q no minimo forjar pra usar mais pressão, um belo cabeçote e uma bela turbina.

 

tudo isso envolve muito dinheiro

 

é uma escolha sua...um 1.5 de 400 cv fica quase impossível de se dirigir no dia a dia ou em viagens...sem contar o tempo q ele vai ficar na oficina...

 

é muito complexo isso

Editado por TuCa

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pra vc tirar mais q 300 cv desse 1.5 vc vai ter q no minimo forjar pra usar mais pressão, um belo cabeçote e uma bela turbina.

 

tudo isso envolve muito dinheiro

 

é uma escolha sua...um 1.5 de 400 cv fica quase impossível de se dirigir no dia a dia ou em viagens...sem contar o tempo q ele vai ficar na oficina...

 

é muito complexo isso

qual a potencia vc recomendaria entaum para o que eu quero?

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Guest SeaL

... O que eu vou mencionar abaixo NÃO eh politicamente correto...

 

Agora eh a parte que vc diz:

Queria um carro com algo em torno de 400cv,

1.5

com consumo entre 9-11 km/l

Bom de arrancada

Silencioso

Confortável

Confiável

Com no máximo 1kg pra num quebrar fácil

Com câmbio original

Com diferencial original

Com embreagem de cerâmica pra 900lbs pra num fikar pesado o pedal

Com velocidade final acima dos 280km/h

Com a marca de 402m abaixo dos 11 segundos

Com 0-100km/h de menos de 4 segundos

Que ultilize as rodas originais do meu carro (14")

Que utilize pneu perfil "linguíça" (175/70/14)

Que nao precise de reforços no sistema de freios

Que faça com que o carro fike estável nas curvas, e nas retas de altas velocidades

E principalmente que o orçamento nao passe de 5000 reais...

 

 

Bom cara...

O Departamento de milagres eh mais em cima...

Aki a gente lida ou tenta lidar com preparação de motores a um nível amador... salvo guardo alguns entusiastas e profissionais que nos dão o ar da graça em compartilhar seus conhecimentos conosco...

 

Mas mesmo no auge do nosso amadorismo, a gente jah aprendeu umas coisas... uma delas eh o seguinte:

 

A expressào, " Economia x Durabilidade x Desempenho " deve ser levada somente na base de DOIS destes fatores...

Explicando.

Ou vc tem economia e durabilidade, mas sem desempenho...

Ou vc tem durabilidade e desempenho, mas nao tem economia...

Ou vc tem economia e desempenho, mas num tem durabilidade...

 

isso eh FATO...

num existe um preparador de caráter que vá prometer 300cv no 1.5 do seu carro sem forjar/reforçar, e sem um puta projeto em cima do seu carro todo...

 

afinal... um carro que eh feito pra ser família... TORCE com 300cv em 6 dúzia de esticadas..

 

entaum...

aconcelho ou tu comprar um outro carro pra vc ter Desempenho e Durabilidade e manter a palio pra ter economia e durabilidade...

 

Ps: Economia = Economia de comb, economia com gastos para instalação/projeto, economia com quebras...

Ps2: Durabilidade = equipamento durável... confiável...

Ps3: Desempenho = Cavalaria... potência... mas a níveis elevadíssimos.. ou seja... acima dos 300cv

 

 

Melhor tu definir isso antes de vc querer qq coisa relacionado a motor de carro...

Abraços

SeaL

 

---------------------------------------------------------------------------------

A primeira pergunta que deve ser respondida...

 

QUANTO vc quer gastar???

Investimento = projeto bem feito...

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A expressào, " Economia x Durabilidade x Desempenho " deve ser levada somente na base de DOIS destes fatores...

Explicando.

Ou vc tem economia e durabilidade, mas sem desempenho...

Ou vc tem durabilidade e desempenho, mas nao tem economia...

Ou vc tem economia e desempenho, mas num tem durabilidade...

 

Isso jah resume beeem!!!

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Guest TuCa
pra vc tirar mais q 300 cv desse 1.5 vc vai ter q no minimo forjar pra usar mais pressão, um belo cabeçote e uma bela turbina.

 

tudo isso envolve muito dinheiro

 

é uma escolha sua...um 1.5 de 400 cv fica quase impossível de se dirigir no dia a dia ou em viagens...sem contar o tempo q ele vai ficar na oficina...

 

é muito complexo isso

qual a potencia vc recomendaria entaum para o que eu quero?

200 cv ta de ótimo tamanho pra um motor fiasa 1.5

 

vo te falar cara...se tu tiver 200 cv na roda...tu sabuga muito gente por ai...

 

carro forte na rua q anda todo dia? normalmente tem uns 250-300 cv

 

não importado...mas AP, GM turbo...

 

então consequentemente pra andar na rua vc n precisa de um carro com mais de 200 cv na roda.

 

acima disso vc gasta dinheiro pq dinheiro é o q faz o carro andar mais, tempo q o seu carro fica parado, pq sempre quebra algo, não no motor, mas câmbio, entre outros, e muita paciência.

Editado por TuCa

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A expressào, " Economia x Durabilidade x Desempenho " deve ser levada somente na base de DOIS destes fatores...

Explicando.

Ou vc tem economia e durabilidade, mas sem desempenho...

Ou vc tem durabilidade e desempenho, mas nao tem economia...

Ou vc tem economia e desempenho, mas num tem durabilidade...

 

Isso jah resume beeem!!!

Tipo...

 

Há um pequeno erro nisso ( economia é inverso a desempenho - a não ser que vc aumente a eficiência térmica e mecânica dos mancos ). Mas o que vc disse tem algum fundamento sim Fer...

 

------------------------------------------------------------------------------------------

 

Cara...

 

Não vou dizer para vc esquecer seu projeto de 300~400cv no ACT 1.5 ( É ACT ou Fiasa?!? Cadê os FIATeiros de plantão desse fórum?!? *rs* ) mas extrair tamanha potência nele, vão RIOS de dinheiro...

 

Primeiro que, vc muito provavelmente só encontrará peças importadas para tal preparação, ou na melhor das hipóteses terá que mandar fabricar.

 

Pistões forjados, bielas e vira forjados seriam "o básico"... Um dos problemas estará em vc "suar pressão" ( Como diria o Overspeed ) para dentro dos cilindros. O cabeçote deverá ser extensamente revisto/trabalhado para que haja vazão suficiente para tanta mistura...

 

Toda parte que suporta atrito da parte baixa do motor ( mancais ) deverá sofrer pra caramba. Os prisioneiros do cabeçote tmb sofrerão pacas, haja visto que eles não foram projetados para suportar tal aumento de carga. Válvulas poderão trabalhar demasiadamente quentes em uma puxada mais prolongada, etc, etc, etc... Seria um motor de manutenção constante. Não para uso diário.

 

Impossível não é, haja visto que já chegamos próximo à 400cv/l de potência específica. Mas isso em cabeçotes multi-válvulas sobrealimentados e com bastante oxido nitroso sendo devorado... Ou seja, preparações do tipo "vale-tudo". ( Fusca AP 2.1 16V bi-turbo - 821cv segundo Fullpower e o Thiago do Gol 1.0T com 400cv - estimado - e querendo quebrar o recorde do km lançado até 1.0l )

 

Outro... Um carro não tem só motor... Principalmente se vc quiser utiliza-lo na rua. Refrigeração, níveis de ruído, torque em baixo giro ( sua embreagem agradece vc não "fritar" ela em cada arrancada ), freios, estabilidade, etc, etc, etc...

 

Vai muuuito tempo de pesquisa e GRANA investida para tal façanha. Mas não é impossível.

 

Creio que, com 150cv no motor ( O que não é impossível para um motor desses ), e o cambio curto do seu carro, vc já surpreenda até Audi de 180cv em uma arrancada ou um Farol-a-Farol. E não é inviável financeiramente para nós, meros mortais...

 

Com o tempo vc vai melhorando o projeto tmb... ;)

 

:legal:

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é FIASA (acho que o motor argentino era só nos unos, premios e elbas), não é o ideal pra aspro, pois é um motor 1.0 "aberto" pra 1.5...

 

8 Valvulas,

Diametro de 76mm (como TODOS os FIASAS - quem tem 1.0 é só comprar os bicos injetores, bielas e virabrequim, remapear e tem um fiasa 1.5)

Curso de 82,5mm

Bielas de 130mm

o R/L dele é 0.317,MUUUUUUITO ALTO.

 

Ou seja, a solução desse ai é só o turbo, que com 1Kg rende só 160~170cv, ou seja, o que o ACT2 rende com 0,5Kg...

 

VALE A PENA, No lugar do motor 2.2 do vectra, procurar um 1.6 16v do palio, ou então trocar seu palio 1.5 por um palio 1.6 16V, pois então você conseguiria uns 250 cv em um a preparação mais forte (1.2 Kg no turbo, vc usa isso no BOOSTER, e usa uns 0.6 no dia a dia, assim conseguindo a tão almejada durabilidade).

 

(eu não achei nenhuma palio weekend com o motor 1.5, mas como eu já vi palio com motor 1.5, eu supus que era a mesma coisa!)

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FIASA 1.5 como o usado nos Palio tira uns 160/170Cv no motor com 0,8Bar....se quiser arriscar usa 1Kg e tira uns 180/190 Cv...ah..quer arriscar mais ainda...só forjando mesmo aí vc usa 2,5Bar e tira os 300Cv que quer no motor...só que fica "meio" inviável de se usar na rua, e "meio" sujeito a quebras... ´

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