Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
HoverCraft

CABO DE AÇO presta?

Recommended Posts

Bem, adquiri um cabo de aterramento de poste (ele tava solto em cima e não resisti em cortar em baixo, pensando ser útil!!! :pirou: ) e gostaria de saber se poderia utilizá-lo pra alimentar o meu sistema. :ph34r:

Ele tem cerca de 16mm porém é rígido e não é de cobre.

Gostaria de que me aconselhassem sobre o uso ou não desse cabo.

A resistência do aço é muito maior que a do cobre?

Haveria muito desperdício de energia?

Teria riscos para o módulo?

Tomara que isso não vire moda!!! :lol: Não façam isso!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho melhor usar de peça de decoração!!

resistividade, flexibilidade, secção, quantidade de "fios"; tudo isso vai pesar muito negativamente

acho que vc mesmo sabe que não tem cabimento hehehehe

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

resistividade, flexibilidade, secção, quantidade de "fios"; tudo isso vai pesar muito negativamente

Abraços

Nao entendi direito... explica cada coisinha...

Acho que ele é composto por Aço, em 7 fios trançados, não chega a ser muito rígido!

Gostaria de saber melhor sobre as perdas desse material

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Nao entendi direito... explica cada coisinha...

Acho que ele é composto por Aço, em 7 fios trançados, não chega a ser muito rígido!

Gostaria de saber melhor sobre as perdas desse material

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando bem, ele é muito mais grosso do que 16mm, só ele é da grossura do 16mm já com capa e tudo!

Cada fio dos 7 trançados equivale a um 12AWG que se não me engano equivale a um 4mm ou é 3mm... na pior das ipóteses seria igual a um 21mm e na melhor igual a um 28mm!

Iai pessoal preciso de vcs!

Compartilhar este post

Link para o post

e para vc malear esse cabo hein?? heh..

parte de alimentação é muito importante no som automotivo.. economize 50 reais naum! pode custar mais caro essa economia depois...

Compartilhar este post

Link para o post

parte de alimentação é muito importante no som automotivo.. economize 50 reais naum! pode custar mais caro essa economia depois...

Quanto a malear ele, nao é tão difíciu não... meu maior medo é sobre a estabilidade de tensão e a resistividade do material...

Compartilhar este post

Link para o post

parte de alimentação é muito importante no som automotivo.. economize 50 reais naum!  pode custar mais caro essa economia depois...

Quanto a malear ele, nao é tão difíciu não... meu maior medo é sobre a estabilidade de tensão e a resistividade do material...

esquece... as unicas coisas de um poste que teriam alguma utilidade pra você seriam os cabos de aluminio de alta tensão (os ultimos de cima) e os cabos metálicos de telefone...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Vá até uma loja de material elétrico para construção civil e compre cabos com 33mm² (2 AWG) por R$8/metro ;)

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

cobre tem uma conductibilidade muito maior q o aço... :P

PS: viajei? ahuehaue

Compartilhar este post

Link para o post
cobre tem uma conductibilidade muito maior q o aço... :P

o aço é constituido basicamente por ferro e uma pequena quantidade de carbono...

a resistividade do ferro é cerca de 7 vezes maior do q a do cobre, q fica na casa dos 1,72uR*cm

como a condutibilidade é o inverso da resistividade, ou seja, 1/ro, entao a condutibilidade do ferro é cerca de 7 vezes menor do q a do cobre..

meio incomum se usar o dado d condutibilidade, mas vc ta certo.... é mt mais comum ver o dado d resistividade, e d se achar na literatura tb. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
cobre tem uma conductibilidade muito maior q o aço...  :P

o aço é constituido basicamente por ferro e uma pequena quantidade de carbono...

a resistividade do ferro é cerca de 7 vezes maior do q a do cobre, q fica na casa dos 1,72uR*cm

como a condutibilidade é o inverso da resistividade, ou seja, 1/ro, entao a condutibilidade do ferro é cerca de 7 vezes menor do q a do cobre..

meio incomum se usar o dado d condutibilidade, mas vc ta certo.... é mt mais comum ver o dado d resistividade, e d se achar na literatura tb. :legal:

Como sou leigo nesse assunto... indiquem ai o que aconteceria se e utilizasse o cabo de aço?

A resistência sendo muito grande faz com que pouca voltagem e/ou amperagem chegue ao final do cabo?

Eu teria perdas muito grandes???

O que é melhor no final das contas? Utilizar 21mm de aço ou 13mm de cobre?

Compartilhar este post

Link para o post

parte de alimentação é muito importante no som automotivo.. economize 50 reais naum!  pode custar mais caro essa economia depois...

esquece... as unicas coisas de um poste que teriam alguma utilidade pra você seriam os cabos de aluminio de alta tensão (os ultimos de cima) e os cabos metálicos de telefone...

[]

Sandro

Ola amigos,

O Sandro comentou sobre os cabos de alumínio, esse seria bom pra alimentação??

Valeus.

Compartilhar este post

Link para o post

Por que niguem responde essa pergunta??

Acho que muita gente tem essa dúvida e gostaria de saber a resposta...

Esses materiais prestam pra ser utilizados?

No meu caso: Utilizar 21mm de aço ou 13mm de cobre? O que fica melhor? E se fosse de aluminio ao invés de aço?

Coopera ai galera!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso: Utilizar 21mm de aço ou 13mm de cobre? O que fica melhor? E se fosse de aluminio ao invés de aço?

Elias, tu ainda tá com essa idéia cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Hugo, se der certo será uma mão na roda pra mim... To sem cabos suficientes pra a alimentação... e sem espectativa de grana... Dinheiro agora só em 2005!!!! :legal: eheheh

Compartilhar este post

Link para o post
Hugo, se der certo será uma mão na roda pra mim... To sem cabos suficientes pra a alimentação... e sem espectativa de grana... Dinheiro agora só em 2005!!!! :legal: eheheh

Rapaz! Nesse caso é melhor deixar o bixo com fome do que bem alimentado e passando mal. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ei hugo, o bixo ta tocando irado... só que afinei a caixa pra tocar pra fora e o povo só quer ouvir dance dentro!!! kkkkk Ai é fogo pq ela não rende bem!!!! A alimentação tá tão sucks que agente sente o carro dando umas amarradas quando o grave é muito fuderoso... o farol já dá pra sentir dando umas diminuidinhas!!! mas nada grave!

"O problema não é GRAVE!!!"

Compartilhar este post

Link para o post

ae maluco não fica cortando cabo não, não sei se vc viu o ultimo capitulo daquela série "CIDADE DE DEUS" :lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Ei hugo, o bixo ta tocando irado... só que afinei a caixa pra tocar pra fora e o povo só quer ouvir dance dentro!!! kkkkk Ai é fogo pq ela não rende bem!!!! A alimentação tá tão sucks que agente sente o carro dando umas amarradas quando o grave é muito fuderoso... o farol já dá pra sentir dando umas diminuidinhas!!! mas nada grave!

Eu num te falei que o bixo é bom.Eu vou trocar o cabo do meu módulo pq vou trocar alguma coisas pro novos woofers, aí se ele for ficar parado aqui em casa a gente conversa.

Compartilhar este post

Link para o post

13mm² de cobre, sem duvida alguma... pra compensar a alta resistividade do aço vc precisaria de no minimo um cabo de 50mm² ou mais, e mesmo assim nao seria vantagem

como a resistencia do cabo é maior, a corrente sera menor, e a queda de tensao sera maior... pois U=R*i, onde "U" é a tensão, "R" a resistencia e "i" a corrente no cundutor

ps.: cara, isso é um forum... nao fique indignado se demorarem pra responder suas perguntas pq ninguem ganha salario pra ficar 24h por dia e responder logo... eu por ex acabei de chegar da faculdade... é tudo na base da boa vontade e da q funciona aqui... :legal:

EDIT: a resistividade do aluminio é cerca de 64% maior do q a do cobre, e a do ferro, cerca de 600~700% maior... isso quer dizer q vc precisa d um cabo d aluminio com bitola 64% maior do q o correspondente feito de cobre pra ter a mesma eficiencia

Editado por GGG

Compartilhar este post

Link para o post
Ei hugo, o bixo ta tocando irado... só que afinei a caixa pra tocar pra fora e o povo só quer ouvir dance dentro!!! kkkkk  Ai é fogo pq ela não rende bem!!!! A alimentação tá tão sucks que agente sente o carro dando umas amarradas quando o grave é muito fuderoso... o farol já dá pra sentir dando umas diminuidinhas!!! mas nada grave!

Eu num te falei que o bixo é bom.Eu vou trocar o cabo do meu módulo pq vou trocar alguma coisas pro novos woofers, aí se ele for ficar parado aqui em casa a gente conversa.

Blz... :legal:

Depois queria ver teu som e tu via como tão tocando os dezordeiros.

Tirei o antigo logotipo da Hinor e coloquei outro na frente da caixa só que este agora é metálico em alto relevo, com um nome embaixo dele: "ATREVIDA"

Tá irado!!! :ol

Compartilhar este post

Link para o post

13mm² de cobre, sem duvida alguma... pra compensar a alta resistividade do aço vc precisaria de no minimo um cabo de 50mm² ou mais, e mesmo assim nao seria vantagem

como a resistencia do cabo é maior, a corrente sera menor, e a queda de tensao sera maior... pois U=R*i, onde "U" é a tensão, "R" a resistencia e "i" a corrente no cundutor

ps.: cara, isso é um forum... nao fique indignado se demorarem pra responder suas perguntas pq ninguem ganha salario pra ficar 24h por dia e responder logo... eu por ex acabei de chegar da faculdade... é tudo na base da boa vontade e da q funciona aqui... :legal:

EDIT: a resistividade do aluminio é cerca de 64% maior do q a do cobre, e a do ferro, cerca de 600~700% maior... isso quer dizer q vc precisa d um cabo d aluminio com bitola 64% maior do q o correspondente feito de cobre pra ter a mesma eficiencia

Valeu GGG!!!

Eu aperreio um bocado... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...