Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Ri7

Qual o MELHOR tipo de fusível?

Recommended Posts

Postado em

Fala pessoal!

Queria saber qual é o MELHOR tipo de fusível!

Ou seja, o que gere a menor perda de tensão com o calor, e o que interfira menos na limpidez da energia.

Não sei se a maioria sabe mas há quedas de até 1v após o fusível depois de 30 minutos de uso do som, devido ao aquecimento do filamento do fusível.

Abraços!

Ri7

Postado em
Fala pessoal!

Ou seja, o que gere a menor perda de tensão com o calor, e o que interfira menos na limpidez da energia.

Não sei se a maioria sabe mas há quedas de até 1v após o fusível depois de 30 minutos de uso do som, devido ao aquecimento do filamento do fusível.

Abraços!

Ri7

po dizem q é o de vidro com filamento de "cobrinha" , eu tenho de vidro mas o filamento é reto, do tipo AGU, ja ta todo torto hehe, e olha q é de 30a

o problema é q nunca acho um de cobrinha de 30a.

Postado em

falei mto com o Franco a Wharf sobre isso. Segundo ele, os melhores fusiveis do mercado são os de faca da littlefuse, os mesmos que usamos em nossos carros. Aqueles que tem varias cores e tals. Segundo ele é o mais confiavel. Acho que o site deles é:

http://www.littlefuse.com

Postado em (editado)
falei mto com o Franco a Wharf sobre isso. Segundo ele, os melhores fusiveis do mercado são os de faca da littlefuse, os mesmos que usamos em nossos carros. Aqueles que tem varias cores e tals. Segundo ele é o mais confiavel. Acho que o site deles é:

http://www.littlefuse.com

ele em disse a mesmsa coisa, esses fuses de vidro tem a curva de temperatura mto alta, ele me disse q um fuse de 30A so vai queimar +- com 50A e depois de um tempinho, ae ele me disse q pega fogo no carro mas nao abre o raio do fuse!!!

mas acho q esses ANL devem ser melhores, o problema desses de lamina eh q o contato dos porta fuses sao mto toscos!!

Editado por nO_feAR__
Postado em
Fala pessoal!

Abraços!

Ri7

po dizem q é o de vidro com filamento de "cobrinha" , eu tenho de vidro mas o filamento é reto, do tipo AGU, ja ta todo torto hehe, e olha q é de 30a

o problema é q nunca acho um de cobrinha de 30a.

De 30A eu não sei, mas consegui de 40A com o Wagner da somcuritiba... tenta com ele...

eu acho q perguntei uma vez mas ele nao tinha

vou ver de novo.

uma rapidinha ... qual fuse vcs recomendam pro RS 1200D ?

qual amperagem, tipo, ... pode ser disjuntor não ?

Postado em

o melhor nao seria um disjuntor, ou um fuse ANL???

no meu caso q tem 2 amps e 2 cabos, qual eh o melhor jeito de protege-los?

1 fuse de faca para cada amp resolveria?

ps big * o cara da wharf me recoemndo fuse de lamina de 30A se n me engano

Postado em
curioso pra saber.... ;)

a proposito, eu uso disjuntor.

eu tb vo usar, mto mais pratico. só que no modulo vão ser os fuses de vidro!!!

quem vai aonde?

disjuntor na bateria e porta fuse de vidro no mala?

Postado em

Nao unicamente automotivos mas os fusiveis de capsula de gás são os mais sensiveis, caros e dificeis de arrumar.

Agora entre os fusiveis lamina e de vidro com filamento, creio q se equivalem, e dada a facilidade de se encontrar ficaria com o de faca.

na minha concepçao o sistema ideal de proteçao seria com disjuntor proximo a bateria, e fusiveis de gás no bloco.

* esse fuse de capsula de gás tem outro nome, coo nao lembro o chamei assim.

Postado em
curioso pra saber.... ;)

a proposito, eu uso disjuntor.

eu tb vo usar, mto mais pratico. só que no modulo vão ser os fuses de vidro!!!

quem vai aonde?

disjuntor na bateria e porta fuse de vidro no mala?

É o que eu Uso!!

Postado em

irei montar um som com o módulo digisound 2600, que em plena potência, consome 30A

minha bateria eh de 45 A/H e o alternador eh de 35 A

qual tipo de fusivel e qual amperagem seria indicado para o meu sistema? grato galera!!!

Postado em (editado)

mas vamos supor q cada amp meu consome 50A

ae eu ponho um disjuntor de 100A, e se der algum galho, bem na parte da musica q nao tem sub (1 amp so para o sub) e passar por exmplo 100A para o outro amp?

o disjuntor nao vai armar.....

nao eh melhor uma protecao para cada amp? ou estou pensando errado?

Editado por nO_feAR__
Postado em
irei montar um som com o módulo digisound 2600, que em plena potência, consome 30A

qual tipo de fusivel e qual amperagem seria indicado para o meu sistema? grato galera!!!

up galera vlws =)

Postado em

E eu que pensei que os fusiveis tipo lamina eram piores :huh: acho tão mal acabado os porta fuse de lamina.. aquele pedaço de plastico preto..

Acompanhando o topico..

Postado em
mas vamos supor q cada amp meu consome 50A

ae eu ponho um disjuntor de 100A, e se der algum galho, bem na parte da musica q nao tem sub (1 amp so para o sub) e passar por exmplo 100A para o outro amp?

o disjuntor nao vai armar.....

nao eh melhor uma protecao para cada amp? ou estou pensando errado?

Mas daí coloca fusível também....

Postado em

Aeee

pessoal ajudando :D

Galera...vejam bem...

NÃO TO PROCURANDO O FUSE MAIS SENSIVEL...

pq esses já estao DENTRO dos amplis...

to procurando o FUSE mais LIMPO :D

que 'roube' menos tensão e suje menos o sinal

Abraços

Ri7

Postado em

alguem da uma sugestão ae fazendo favor!!!!

o pessoal mandou eu por fusivel maxi, o que vcs acham? valeu galeraaaaa

Postado em
Aeee

pessoal ajudando :D

Galera...vejam bem...

NÃO TO PROCURANDO O FUSE MAIS SENSIVEL...

pq esses já estao DENTRO dos amplis...

to procurando o FUSE mais LIMPO :D

que 'roube' menos tensão e suje menos o sinal

Abraços

Ri7

só ler o meu 1º post. palavras do dono da bagaça!!

Postado em

Segundo um site bastante confiável, "de 30 a 80 ampéres, ao meu ver, os melhores são os Maxi-Fuses", ou seja, lâmina(faca) grande.

Porém realmente temos que levar em consideração o porta-fusível que irá comportá-los... não adianta o fusível ser interessante, caso o porta tenha péssimos contatos.

* Os melhores são ANL STINGER? * :)

Ri7 - Falei quanto à sensibilidade... não quanto a "deixar passar corrente". Mas aí, Ri7... caso seja com essa finalidade, não importando se o fusível vai abrir ou não......... tira o fusível e deixa ligação direta. Apenas reveste o cabo com cano corrugado para não correr risco de curto-circuito por contato direto.

Postado em

Heheh

Bigbota - Eu converso frequentemente com o Franco hehehe. Sei bem da opinião dele, POREM, não me satisfez :D

Thiagão - Use um fusivel FACA MAXI de 30A

Blau - Estou pensando em não usar fusível mesmo ehhehe, mesmo pq meu som é SQ e não terá picos de corrente... :D Mas se existir algo bom, que desarme, mesmo q não seja muito rápido, seria mais 'sensato' né? ehehe

Abraços,

Ri7

Postado em

Leia-se "sensato" como sendo "de praxe e relacionado com a minha segurança", hahahaha. :legal:

Mas sei lá... eu sou meio pessimista... sempre encaro os bens eletrônicos como passíveis de falha. Imagina o teu amplificador curto-circuitando, a corrente indo violentamente pra bateria, e o fogo subindo (na melhor das hipóteses, né... porque pode muito bem explodir!).

:o

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...