Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FMatos

Utilizar fonte de PC...rola

Recommended Posts

start = fio verde do plug grande ligado em algum terra fio preto

o capacitor tenhu que pega umas fontes aki para ver

só por via das duvida ligue uma fonte na bateria sem liga ela na tomada só pra ve se vai liga o cooler se liga me avisa....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

só por via das duvida ligue uma fonte na bateria sem liga ela na tomada só pra ve se vai liga o cooler se liga me avisa....

Opa No Silence, tô com a minha fonte aqui e o terra do plug grande realmente é um fio verde, só que ele está ligado na carcaça da fonte e, então quer dizer que o terra é o start?

Sendo assim, como que faço para dar o start no fio terra verde ligado na carcaça para fazer a fonte ligar?

Vc já leu aquele artigo da autosom? Vc saberia me dizer o pq que não dá certo?

http://www.autosom.net/artigos.asp

Olha só a parte teórica do artigo:

"Na realidade o que fizemos foi "enganar" o circuito que regula a tensão de saída da fonte. O circuito regulador recebe +/- 5V da saída do transformador, tendo esse valor como referência, se a tensão de entrada da rede elétrica subir ou descer, o regulador trata de corrigir isso na saída. Então o que fizemos foi tirar essa referência com a retirada do L2. O circuito de regulagem ficou sem referência.

Colocando o diodo zener de 8.2V mais o retificador comum, tivemos uma diferença de 8.2V + 0.7V, totalizando 8.9V, some os 5V você terá 13.9V, bem próximo dos 13.8V. Se você quiser ter exatamente os 13.8V, consiga uma combinação de zener com diodo retificador, ou mesmo com led (1.7V) até a tensão desejada.

O capacitor em paralelo é para eliminar um zumbido que aparece em algumas fontes, esse zumbido aparece apenas numa certa faixa de consumo de corrente. No meu caso ele apareceu entre 500mA e 3A. Esse capacitor eliminou completamente o zumbido."

valew

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

Achei alguma coisa no google

Dica 5

Para utilizar uma fonte ATX de PC como fonte multivoltagem de bancada são necessárias duas providências simples: ligar o fio verde ao terra e manter uma carga mínima na parte de +12V , para tal basta um Led com um resistor limitador de 220 ohms (sem carga a fonte desliga-se automaticamente)

Voltagens presentes nos fios: Amarelos = +12V ; Vermelhos = +5V; Pretos = terra; Azul = -12v; Branco = -5V; Laranjas = +3,3V; Roxo = +5V (presente mesmo com a fonte desligada; fio verde+fio preto=ligada)

Nota: existem vários fios duplicados que poderão ser retirados (pretos,vermelhos,amarelos e laranjas); aproveite um dos fios amarelos e um dos pretos para ligar o Led e seu resistor que servirá também para sinalizar quando a fonte estiver ligada.

Everton

Compartilhar este post

Link para o post

dj vini....blz velho?

para vc dar start na fonte é só ligar um fio entre o fio verde e o fio preto se não me engano o mais recomendado é entre o pino 14 e 16 essa ligação...

Nunca vi uma fonte dessas funcionar mas tbm nunca fiz o teste o projeto tem lógica sim mas não deu coragem de testar ainda....

porem creio eu que apenas uma bobina não regularia uma fonte pois nela existe muitos diodos zeners que podem faze isto sem contar os ci´s mas é td questão de analizar o circuito..

Etto...se vc for usar fonte multivoltagem não é nescessario carga nela poisela permanece ligada sim e o ideal seria substituir aquela muntuera de fio por poucos no maximo 4 fios de espessura maior devido a corrente que a fonte pode mandar

Compartilhar este post

Link para o post
porem creio eu que apenas uma bobina não regularia uma fonte pois nela existe muitos diodos zeners que podem faze isto sem contar os ci´s mas é td questão de analizar o circuito..

Pelo o que eu entendi esse indutor estabiliza os 5V para servir de referencia para o regulador de tensão, e não regula a tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

haha achei

o Start é chamado de PS ON, só que tem um problema..eu tirei o fio verde(todos na verdade) da fonte e agora eu não sei onde ele está mais!!??

E agora?

fudeu

olha aqui o link:

http://www.malkavi.pop.com.br/artigo2p2.htm

http://www.clubedohardware.com.br/duvidas/54#965

http://www.eletricazine.hpg.ig.com.br/dica6.htm

Editado por dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

quando liga na bateria ,o cooler da fonte liga sim

otra, modulo queima com 17-18 volts hauahuahaha,

""?????

Compartilhar este post

Link para o post

dependendo do módulo axo que aguenta no maximo 16V

se ele ligo o cooler vc vai te que por um diodo na saida de alta amperagem se quise faze uma fonte carrega a bateria se não ela vai descarrega ao inves de carregar.....

qual o modelo e a marca da tua fonte dj_vini?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa No Silence a fonte que tenho aqui é Modelo PX-350W ATX -RX. Não tem nome não ...então acho que é genérica mesmo.....

Tirei uma foto bem detalhada dela com alta qualidade....

O círculo em amarelo é o esquema do artigo.....

img080318ol.th.jpg

img08026gz.th.jpg

Thanks to ImageShack for Free Image Hosting

valew

ps: Como eu adoro câmara digital e o imageshak.us!!!

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

se vc achar na placa perto de algum transistopr pequeno algum baguio escrito ps/on com um buraquinho sem fio vc aterra ele que fununcia se num acha vai ta perto de um ci pequeno de no maximo 8 pernas flw

se só precisa fazer um jumper do buraco até algum terra na fonte se quiser bota uma chavinha é melhor (on/off)

Compartilhar este post

Link para o post

Se e a mesma coisa eu naum sei... So que SEMPRE que eu dou uma partida em fonte ATX eu uso os fios CINZA e VERDE, nunca deu problema... C o verde ou cinza e terra isso eu naum posso afirmar.... Tem um que e VSB... Mais isso não importa.

Vai por mim... Sempre de a partida pelo Cinza e Verde... Nunca queimei nenhuma fonte assim... Entao garanto que ninguem vai queimar...

HEHE!

Editado por Morpheu_Gyn

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo o que eu entendi esse indutor estabiliza os 5V para servir de referencia para o regulador de tensão, e não regula a tensão.

Esse indutor é apenas um filtro, nada mais... é pra evitar que alguma interferência na linha atrapalhe o regulador... quem regula a tensão é o CI que fica na placa... ele muda a largura de cada pulso de frequência e assim, transfere mais ou menos energia.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa valew No silence e Morpheu.....e vi uma fonte parecida com a minha e vi que o fio cinza vai onde está escrito "PC", só que nessa mesma fonte tinha um fio verde em outro lugar escrito RD, só que na minha não tem...vou fazer ela funcionar esse fds e digo para vcs se deu certo ou não!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha estou com 3 Fontes AT, com o esquema do artigo feito , tao funcionando blz. so que o consumo do meu modulo deve ser minimo por isso ela aguenta, e nao cai por excesso de consumo

tenho duvidas

1 - Eu tenho queimado muito zenner de bobeira, as vezes na hora de ligar a fonte, as vezes quando fecho um curtozinho de nada ( RSRSRS )

posso colocar 2 em paralelo ? o que vcs tem a dizer?

2 - Como tenho 3 fontes quero usalas em paralelo pra aumentar a amperagem, quando so emendo os fios , acaba q uma desliga a outra entao eu tenho de colocar um Diodo. me recomendaram o 1n3373 que suporta 25v e 20a porem nao achei ele em Bh ainda acheim um de 12A so que R$ 5.50 por cada ta osso, eu achei em casa o de 100v 3A foi o mais alto que achei em algumas lojas, gostaria desaber se posso colocar desse mesmo em paralelo ate uns 15A e se funcionaria parecido/identico a um diodo de 15A ?

3 - eu testei o modulo usando 2 ( testei usando so 2 fontes 1 diodo para cada fonte ) desse 5406 100V 3A , alguem sabe me falar se eu estaria enviando para o modulo somente no maximo 6A ? ou 3a ? ou nada disso , eu estaria enviando o que o modulo necessitasse porem correndo o risco de queimar o diodo ?

Compartilhar este post

Link para o post
Olha estou com 3 Fontes AT, com o esquema do artigo feito , tao funcionando blz. so que o consumo do meu modulo deve ser minimo por isso ela aguenta, e nao cai por excesso de consumo

tenho duvidas

1 - Eu tenho queimado muito zenner de bobeira, as vezes na hora de ligar a fonte, as vezes quando fecho um curtozinho de nada ( RSRSRS )

posso colocar 2 em paralelo ? o que vcs tem a dizer?

2 - Como tenho 3 fontes quero usalas em paralelo pra aumentar a amperagem, quando so emendo os fios , acaba q uma desliga a outra entao eu tenho de colocar um Diodo. me recomendaram o 1n3373 que suporta 25v e 20a porem nao achei ele em Bh ainda acheim um de 12A so que R$ 5.50 por cada ta osso, eu achei em casa o de 100v 3A foi o mais alto que achei em algumas lojas, gostaria desaber se posso colocar desse mesmo em paralelo ate uns 15A e se funcionaria parecido/identico a um diodo de 15A ?

3 - eu testei o modulo usando 2 ( testei usando so 2 fontes 1 diodo para cada fonte ) desse 5406 100V 3A , alguem sabe me falar se eu estaria enviando para o modulo somente no maximo 6A ? ou 3a ? ou nada disso , eu estaria enviando o que o modulo necessitasse porem correndo o risco de queimar o diodo ?

tem idéia de quantos A tá puxando delas?

Aliás...quemodelo são essas tuas fontes?

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei , nao tive como medir Quantos A to puxando delas

to usando um modulo fraquinho BBuster X-2000 q dsiz ter 400rms 2fuses de 25A

mas eu acho q ele nao consome nem 10A hehee

o teste de amperagem vo ter ir em alguma auto eletrica pra ver a A

eu usei a At 250 da troni , ( tenho 6 aqui )

Compartilhar este post

Link para o post

mas alguém ai com experi6encia com essas fontes?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... alterei uma pra dar 28V na saída (alimentar um amp meu... heheheh). Foi tranquilo...

Em relação a aguentar ou não... o pessoal do CRAM foi quem soltou o esquema de conversão... eles não vendem a fonte... soltaram o esquema como uma forma de alimentar estações repetidoras a baixo custo, e isto é pra própria comunidade de radioamadores. Nos testes, eles alimentaram um transmissor q consumia 19A contínuos sem problemas, por algumas horas. portanto, ela guenta o tranco sim...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... alterei uma pra dar 28V na saída (alimentar um amp meu... heheheh). Foi tranquilo...

Em relação a aguentar ou não... o pessoal do CRAM foi quem soltou o esquema de conversão... eles não vendem a fonte... soltaram o esquema como uma forma de alimentar estações repetidoras a baixo custo, e isto é pra própria comunidade de radioamadores. Nos testes, eles alimentaram um transmissor q consumia 19A contínuos sem problemas, por algumas horas. portanto, ela guenta o tranco sim...

é que eu tentei fazer esse lance ai e deu zica na fonte...

achoq ue só funciona de boa na TRONI mesmo....a que eu tinha era de outra marca...vou ver se arranjo uma dessas da troni pra tentar denovo...

Compartilhar este post

Link para o post

é que eu tentei fazer esse lance ai e deu zica na fonte...

achoq ue só funciona de boa na TRONI mesmo....a que eu tinha era de outra marca...vou ver se arranjo uma dessas da troni pra tentar denovo...

Estranho... basicamente as fontes são iguais... :P Tirando uma da IBM q eu tive que recuperar pq senão o aptiva ia pro lixo (pense numa fonte que deu trabalho... a infeliz tinha SÓ UM FET pra chaveamento... ao invés do normal, que são dois. Pra entender a maldita foram algumas horas, e muita coisa trocada, até chegar no componente mais insuspeito, mas que era o culpado...).

Verifica se a sua que zicou não queimou apenas algum fet... tenta arrumar e vê se ela funfa de boa.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí galera...acho que soldei a bostinha do esqueminha da fonte errado...

olh só a parte prática:

"Terceiro passo, solde um diodo zener de 8.2V com o catodo (lista) ligado ao +12V. O anodo do zener você solda no anodo de um diodo retificador qualquer (ex:1N4001, 1N4004, 1N4007...). O catodo (lista) do diodo retificador você liga ao +5V. Ligue também um capacitor de 100uF/16V ou 220uF/16V em paralelo com os diodos, com o negativo ligado ao +5V. Agora é só ligar juntos uns 2 ou 3 daqueles fios que você retirou dos +12V a um borne vermelho, e o mesmo do GND a um borne preto. Está pronta sua fonte chaveada de 13.8V/20A."

Aí estou com uma dúvida....pq até agora mesmo com o start a bicha não tá funcionando...ajuda aí galera..

só para confirmar:

catodo é o positivo?

anodo é o negativo?

No diodo zener a parte que tem uma tarja preta é o negativo?

No diodo retificador a parte que tem uma tarja branca é o negativo?

Então ficaria igual a foto abaixo?

fontechavdiagrama110pz.jpg

valew

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

As "tarjas" sao pra fora, do zener pro lado do +12 e do 4001 pro +5,

Aproveitando , 1 das 4 fontes parou de funcionar, tenho de verificar quando chegar em casa, o que pode ser, hauaha

tava bombando a mais de 2 hs e com 1 resistencia de 3 ohms na saida ( da fonte )

hauahuaaa

Editado por Asclus

Compartilhar este post

Link para o post
As "tarjas" sao pra fora, do zener pro lado do +12 e do 4001 pro +5,

Aproveitando , 1 das 4 fontes parou de funcionar, tenho de verificar quando chegar em casa, o que pode ser, hauaha

tava bombando a mais de 2 hs e com 1 resistencia de 3 ohms na saida ( da fonte )

hauahuaaa

Opa valew....rapaz..por isso que não tava funfando..kkkk :lol: :ol

Neguinho ignorante igual eu que não entende de eletrônica, qdo faz algo, faz besteira...kkkk

Pensava que as tarjas significavam que era o lado negativo.....sacanagem.....

Valew

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...