Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FMatos

Utilizar fonte de PC...rola

Recommended Posts

o artigo esta na pagina

autosom.net

entrem e procurem no link artigo.....tá lá

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Fuinha
Eu tentei e consegui fazer a fonte dar os 13,8 V. Mas nao aguentava nada... hehehe

Uma boa fonte de PC custa bem caro. Por exemplo, uma Zalman de 400W, que fornece até 18A na linha +12V, custa R$ 415,00...

Bom, você poderia comprar um Seventeam 350BKV (180 reais), ou uma Dr. Hank 400W "REAL" que custa 160 reais. Essas fontes COM CERTEZA aguentam os módulos... Se quiser exageirar, ainda tem a T't 420W com PFC por 240 reais no www.pirainfo.com :) Eu tenho esta ultima no meu PC, e ela é realmente forte...

Essas fontes genéricas tipo "Troni", Oubras, Diamond, Jitek, qualquer uma dessas levíssimas que custam 40 reais, mal fornecem 150W :blink: Não aguentam mesmo, ja fiz o teste, pfff... nem lâmpada de 60W de farol de carro na linha de 12V ela acendia direito <_< Na T't 420 que eu tenho já liguei duas (120W) e elas acenderam 100%, isso junto com o PC ligado, e dando 12,4V :legal:

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Aí Allanpk....pelo jeito não conheço ninguém que fez essa bostinha e deu certo....

Olha só a galera..

Eu tb fiz e nada de funfar.....essa fonte chaveada do autosom.net

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém aqui leu o artigo por inteiro viu que o cara fez a fonte chegar nos 15A por 7 horas e 30 minutos antes da fonte desarmar. Eu já fiz um CD-Player trabalhar tranquilamente por mais de 4 horas em uma fonte Troni 250W que foi retirada de um 486, pois o mesmo tinha um pico de consumo de 10A. Ligar módulos nessa fonte (mesmo sendo alterada como discreve o artigo) é loucura, principalmente se for de marca xing-ling. Acredito que ninguém aqui gostaria de ver o capacitor da fonte explodindo!

tb to com uma fonte diferente doi artigo....não tem 2 indutores não. somente 1..

vou tentar fazer o esquema do artigo sem tirar o induotr, somente colocando o diodo zener com o diodo e o capacitor...depois digo no que deu

Tem certeza que leu o artigo na integra?

E se sua fonte for de outra marca e não tiver nada parecido com o indutor L2, simplesmente corte a trilha de saída dos 5V do transformador. A retirada desse indutor é apenas para tirar a referência de 5V do circuito regulador.

Compartilhar este post

Link para o post

aew galera... como os amplis foram projetados para carros... temos o seguinte problema....

12V e uma corrente altissima.. pq acontecesse isso???

acontece pq dentro do ampli tem aquelas toroides e talz q multiplicam a tensao de trabalho de um ampli deno minimo 24V, trabalhando em +12 e -12 por causa do ampli Operacionais e talz... entaum tava pensando em faze o seguinte....

ver a taxa dessa tensao e colocar um trafo exato no lugar.. sem passar pelo circuito multiplicador... achu q assim diminuiremos a corrente de trabalho...

Compartilhar este post

Link para o post

cara faz comoeu fiz se vc manja um pokinho de eletronica vai nas lojas de informatica que eles tem fonte pa da por kilo lah estragada se vai gasta no maximo 5 reais pa arruma cada uma

eu peguei 10 fontes satelitte de 10A para P4 arrumei mais da metade jah e to com uma fonte de 12V com 70A

toca meu som tranquilo em alto volume....

arruma é coisa facil se vc conseguir até te dou umas dicas doque pode ser ....

Compartilhar este post

Link para o post
cara faz comoeu fiz se vc manja um pokinho de eletronica vai nas lojas de informatica que eles tem fonte pa da por kilo lah estragada se vai gasta no maximo 5 reais pa arruma cada uma

eu peguei 10 fontes satelitte de 10A para P4 arrumei mais da metade jah e to com uma fonte de 12V com 70A

Esse No Silence é gente fina...

Valew pela dica....vou ver se dou uma pineirada nessas lojas de informática...o fo** agora é falta de tempo....

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe 70A vc ate tem mas poxa tem umas 10 fontes... hUAHuHuhAu...

vo tenta segui o meu projeto e depois posto comentarios.. mas isso vai demora um pouko pq to meio sem tempo agora...

Editado por Eddie

Compartilhar este post

Link para o post

ainda num ta com 10 fontes num terminei de arruma td mais jah tem o suficiente pa da 70A melhor que larga o carro ligado....ou te que empurra depois e afinal de contas saiu na faxa as fonte pra mim só paguei as peça que usei pa arruma

ahsuhasahsuahs

ta valendo

Compartilhar este post

Link para o post

Uso uma fonte de PC separada pro meu som.

E o seguinte...

Vc deve sempre ver quantos amperes ela consegue liberar na saida e quantos amperes seu sistema vai puxar. Essas fontes de PC desarmam se esquentar muito ou quando ela libera mais corrente do que suporta. No caso de um curto na saida, ela libera toda corrente que ela pode fornecer e por isso vai desarmar.

Quando vc for procurar uma fonte de PC esteja atento a corrente na linha de 12v....

Eu usava uma de 12V 12A pra um stetsom 500... so desarmava quando o volume estava no talo, pois esse amp tem um fusivel de 10A, mas chega a puxar 15A.

Essa mesma fonte naum conseguiu ligar um player (Pioneer DEH3700MP).

Colouei uma VCOM 12V 18A e ficou bom... Agora, c vc for usar um modulo mais potente, tem que ver a corrente que ele puxa!

EX: C vc usar um ampl que consome uns 40A, precisara de 4 fontes 12V 12A.

Nunca tentei ligar varias fontes de PC em paralelo, me disseram que tem que serem da mesma marca.

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Foi numa eletronica aqui perto de casa e perguntei como que ligava mais de uma fonte juntas pra dar mais amperes e ele disse que nao tem como ligar duas juntas.

Da ou nao?

Po...tava ja comprando umas 2 fontes pra fazer e o kra me desanimou

Ligo como elas??

Compartilhar este post

Link para o post
Foi numa eletronica aqui perto de casa e perguntei como que ligava mais de uma fonte juntas pra dar mais amperes e ele disse que nao tem como ligar duas juntas.

Da ou nao?

Ligo como elas??

to com a mesma duvida :huh:

eu tenho 2 fontes d 10amperes iguaizinhas-zinhas-zinhas.. mesmo modelo tudo, posso ligar as 2 e juntar os 12V+ e juntar os 12v- e tacar no meu modulo q vai funcionar d boa?

nunca ovi q pode ligar fonte em paralelo, alguem me explica isso

Compartilhar este post

Link para o post

Da ou nao?

Ligo como elas??

Ué liga em paralelo positivo com positivo, e negativo com negativo

Compartilhar este post

Link para o post
Só uma dica, quando forem ligar o módulo na fonte, coloquem alguma carga na linha de 5v, e vcs verão a tensão na linha de 12v subir.

Não sei exatamento por que isso ocore, mas na grande maioria das fontes as linhas 5 e 12v NÃO são independentes. Quando baixa a tensão de uma, a outra sobe.Todo overcloker sabe disso... :legal:

Abraços

O problema é com a linha de 12V. O controlador fica monitorando a tensão da linha de 12V pra saber se a saída está regulada. Se vc consome muito na saída de 12V, a tensão abaixa... aí ela aumenta a largura dos pulsos pra compensar... só q os 5V sobem juntos.

Compartilhar este post

Link para o post
Foi numa eletronica aqui perto de casa e  perguntei como que ligava mais de uma fonte juntas pra dar mais amperes e ele disse que nao tem como ligar duas juntas.

Da ou nao?

Ligo como elas??

Ué liga em paralelo positivo com positivo, e negativo com negativo

e porque agora pode? antes eu perguntava e todo mundo falava que nao podia, mas agora milagrosamente pode...

ca*****, pode ou nao pode?

Compartilhar este post

Link para o post
Só uma dica, quando forem ligar o módulo na fonte, coloquem alguma carga na linha de 5v, e vcs verão a tensão na linha de 12v subir.

Não sei exatamento por que isso ocore, mas na grande maioria das fontes as linhas 5 e 12v NÃO são independentes. Quando baixa a tensão de uma, a outra sobe.Todo overcloker sabe disso... :legal:

Abraços

O problema é com a linha de 12V. O controlador fica monitorando a tensão da linha de 12V pra saber se a saída está regulada. Se vc consome muito na saída de 12V, a tensão abaixa... aí ela aumenta a largura dos pulsos pra compensar... só q os 5V sobem juntos.

eh claroq pode... vc pode bem ligaras fontesem paralelo sim sem problemas....

Compartilhar este post

Link para o post

me respondam , vcs tao usando as fontes sem modificacao nenhuma ? comprei os breguete e ia brincar hoje com solda, mas dependendo nem precisa, vcs tem usado tipo 300 ? 350 450 , atx ? at de 300 , da luz ae

Compartilhar este post

Link para o post

otra, uma fonte eh capaz de jogar uma carga numa bateria ? tipo asism ,tenho a bateria veia do meu carro q eh de 47 a so q ela ta guardando poca carga ,se tiver como eu usar uma fonte para carregar ele , nem q seja 1 poco , ou pelomenos tentar manter alguns 20a tava bom,

Luz

Compartilhar este post

Link para o post

Ajuda eu gente !!!

fiz , segundo o esquema do artigo , uma funcionou , no teste,

a outra funcionou ate eu puxar carga dela, e queimou tb,

so que eu acho q ainda tem recurso

Compartilhar este post

Link para o post

não não vai carregar sua bateria não

um carregador de bateria trabalha com corrente continua pulsante quase igual a corrente alternada mas apenas com cilcos positivos e esses ciclos são muito rapidos jah uma fonte de pc trabalha com corrente continua tbm só que estabilizada ou seja não tem picos e " não vai carregar sua bateria "

até carrega só que além de demora muito vc corre o perigo de estragar ela com o tempo melhor nem mexer com isso.....

se vc retirar u capacitor que estabiliza ela até da pa tentar alguma coisa....

flow t+

e pro otro que pergunto ai pa riba se podia liga fonte junto pode sim desde que seja em paralelo +/+ -/- sem problemas,.....

Compartilhar este post

Link para o post

um carregador de bateria trabalha com corrente continua pulsante quase igual a corrente alternada mas apenas com cilcos positivos e esses ciclos são muito rapidos jah uma fonte de pc trabalha com corrente continua tbm só que estabilizada ou seja não tem picos e " não vai carregar sua bateria "

até carrega só que além de demora muito vc corre o perigo de estragar ela com o tempo melhor nem mexer com isso.....

flow t+

e pro otro que pergunto ai pa riba se podia liga fonte junto pode sim desde que seja em paralelo +/+ -/- sem problemas,.....

Aí vai muito do carregador... existem carregadores que trabalham por flutuação (jogam uns 14V na bateria, e esta fica carregando até entrar mais ou menos em equilíbrio com a fonte... é assim q funciona no seu carro), existem os carregadores que usam limitação de corrente (caso do carregador q eu postei pra vaso de 2V), existem os pulsantes, como vc falou... há vários tipos... dependendo do tipo de baterial pode-se usar o método do aquecimento... se joga muita corrente na bateria até ela esquentar... esquentou, reduz-se a corrente... é um método muito rápido...

Compartilhar este post

Link para o post

flow t+

e pro otro que pergunto ai pa riba se podia liga fonte junto pode sim desde que seja em paralelo +/+    -/- sem problemas,.....

Aí vai muito do carregador... existem carregadores que trabalham por flutuação (jogam uns 14V na bateria, e esta fica carregando até entrar mais ou menos em equilíbrio com a fonte... é assim q funciona no seu carro), existem os carregadores que usam limitação de corrente (caso do carregador q eu postei pra vaso de 2V), existem os pulsantes, como vc falou... há vários tipos... dependendo do tipo de baterial pode-se usar o método do aquecimento... se joga muita corrente na bateria até ela esquentar... esquentou, reduz-se a corrente... é um método muito rápido...

o que quis dizer é que se jogar CC na bateria vai estraga a coitada.....

hehehe blz

flow

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vc saberia me falar o que retirar, ? tipo to usando troni 250 so que a placa eh parecida (identica ?) ao da troni de 300 do esquema q fiz

agora ela ta funcionando estavel , so q tipo , vi q nao carrega a bateria, nem sobe voltagem ,quando ligada junta,

tenho mais umas 4 fontes funcionando , se vc puder me falar o q mudar, hehe eu tento , :)

ja queimei 2, saiu 1 funcionando , se continuar nesse ritmo ta otimo huahua !!!

tenho fonte Troni, Compaq

cara , c sabe se fonte atx tem como dar START nela sem PC ?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...