Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ThiagoFerreira

Como resfriar o meu modulo?

Recommended Posts

:legal: E aí galera, gostaria de saber como faço pra resfriar meu modulo Pyramid America 1200 Turbinado, mando colocar um cooler nele furando a lata, ou coloco um ventilador perto dele, qual dessas opções daria um melhor resultado, pois esse modulo tá tocando demais, já bati num 9.8 com ele. E como faço a instalação de ambos, do cooler ou do ventilador, dá pra ligar na bateria auxiliar que toca o modulo? :mac2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

www.autosom.net/artigos - procure "ligando coolers ou ventoinhas

 

ventilador e cooler eh a mesma coisa, de qualquer maneira prefiro que resfrie diretamente no dissipador, sem furar a carcaça (eh uma burrice)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ventilador e cooler eh a mesma coisa, de qualquer maneira prefiro que resfrie diretamente no dissipador, sem furar a carcaça (eh uma burrice)

:+1

 

Gusk concordo contigo.... pq senão os processadores não teriam o dissipador (carcaça de metal) ou então, teriam o dissipador com um buraco no meio.... p/ "entrar" o ventinho e resfriá-lo.....

 

coloque uns 4 coolers (de 10 x 10cm) na carcaça dele (pode ser soprando ou "sugando").... q dará conta do recado....

 

Abçs,

 

Rapha :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos meus próximos projetos será um watercooler.....sempre tive vontade de montar um para o pc, mas como o meu pc é uma carroça, não precisa de tudo isso para refrigerar...Já o Pyramid pb810gx é outra história...fiquei impressionado (e com medo tbm) quando coloquei sobre ele uma sacola relativamente grossa com um pouco de água e muito gelo...

é incrivel a transferência de calor do módulo para a água...

O meu projeto utilizará uma bomba d'água do esguicho do pára-brisa, um pequeno radiador (talvez um de moto) com alguns coolers para circular o ar. O water-block será feito de um perfil de alumínio com diversar aleta soldado a outra chapa, para formar um tubo com as aletas em seu interior. Háverá também um reservatorio de 1 litro (talves mais, dependerá do espaço) para armazenar a água resfriado, completando assim o circuito.

Assim eu não me preocupo se o amplificador está abafado ou não e também vou aumentar sua vida útil, já que ele não esquentará tanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um dos meus próximos projetos será um watercooler.....sempre tive vontade de montar um para o pc, mas como o meu pc é uma carroça, não precisa de tudo isso para refrigerar...Já o Pyramid pb810gx é outra história...fiquei impressionado (e com medo tbm) quando coloquei sobre ele uma sacola relativamente grossa com um pouco de água e muito gelo...

é incrivel a transferência de calor do módulo para a água...

O meu projeto utilizará uma bomba d'água do esguicho do pára-brisa, um pequeno radiador (talvez um de moto) com alguns coolers para circular o ar. O water-block será feito de um perfil de alumínio com diversar aleta soldado a outra chapa, para formar um tubo com as aletas em seu interior. Háverá também um reservatorio de 1 litro (talves mais, dependerá do espaço) para armazenar a água resfriado, completando assim o circuito.

Assim eu não me preocupo se o amplificador está abafado ou não e também vou aumentar sua vida útil, já que ele não esquentará tanto.

fiquei interessado no seu futuro sistema...

 

manda ele passo-a-passo pra gente poder fazer...

 

blz?

 

flw :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um dos meus próximos projetos será um watercooler.....sempre tive vontade de montar um para o pc, mas como o meu pc é uma carroça, não precisa de tudo isso para refrigerar...Já o Pyramid pb810gx é outra história...fiquei impressionado (e com medo tbm) quando coloquei sobre ele uma sacola relativamente grossa com um pouco de água e muito gelo...

é incrivel a transferência de calor do módulo para a água...

O meu projeto utilizará uma bomba d'água do esguicho do pára-brisa, um pequeno radiador (talvez um de moto) com alguns coolers para circular o ar. O water-block será feito de um perfil de alumínio com diversar aleta soldado a outra chapa, para formar um tubo com as aletas em seu interior. Háverá também um reservatorio de 1 litro (talves mais, dependerá do espaço) para armazenar a água resfriado, completando assim o circuito.

Assim eu não me preocupo se o amplificador está abafado ou não e também vou aumentar sua vida útil, já que ele não esquentará tanto.

fiquei interessado no seu futuro sistema...

 

manda ele passo-a-passo pra gente poder fazer...

 

blz?

 

flw :legal:

Dá uma pesquisada na net sobre watercoolers para pc...tu encontra projetos....dai é só "aumentar" o projeto, pois tu tera uma quantidade maior de calor.

Eu até já pensei, conforme a eficiência com que resfria o ampli, de reconstruir a carcaça e fixar os transistores diretamente sobre o waterblock...

a única coisa desse projeto que eu tenho uma certa dúvida é a bomba...talves seja melhor utilizar uma bomba de combustível, já que alguns amperes gastos na refrigeração não iria influenciar o sistema do som (se estiver bem dimensionado)...

 

Lúcio Gehlen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cooler no dissipador do módulo, vai resfriar mais rápido do que furar o módulo e colocar a ventoinha.

Compre um cooler de 120mm, prega no amp e seja feliz :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se utilizar coolers, independente do diametro dele, fixe eles com um certo espaço entre ele e a carcaça, para melhorar a circulação de ar...se ficar diretamente sobre a carcaça, o ar não irá circular com eficiência....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei, jogando ar, sim.Não há muita eficiência.

Tirando o ar, não.Muito pelo contrário, quanto maior o contato, melhor a dissipação de calor.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se poderia fazer uma câmara fechada com tampa de acrílico para o amplificador e colocar ventoinha nesta tampa. Ventoinha(s) embaixo do amp pra entrar frio e outra(s) em cima para retirar o ar quente. Capiche ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas qual o melhor modo pra fixar os coolers no modulo, tipo 4 coolers ficaria bom, os 4 jogando ar pro modulo, ou 2 jogando ar e outros 2 tirando o ar, prendo eles na lata mesmo, como faço?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com coolers, o ideal seria fazer com que o ar circulace sobre toda a área do amplificador, de preferencia no sentido das aletas...como acontece em alguns anplificadores, onde há um túnel por onde circula o ar, de um lado ao outro, com os transistores fixados diretamente sobre ele.

Talves colocando os coolers inclinados empurrando o ar sobre a carcaça, no sentido das aletas e outro conjunto de coolers, inclinados tbm, no lado oposto puxando o ar...tudo fixado sobre a carcaça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tu não tiver pena do módulo, tu pode furar a carcaça ou usar um parafuso da largura do vão entre as aletas e usá-las com suporte para o parafuso. Se não tu poderia construir uma estrutura de madeira ou metal que fique sobre o módulo, mas fixado em outro pondo.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...