Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
nO_feAR__

Fundamentos do subwoofer..

Recommended Posts

aows galera blz???

acho q os subwoofers se baseam em 3 parametros, SPL, Timbre e qualidade....

mas tipo, SPL eu ja sei calcular

e como eu faco para saber se ele tem um bom timbre? ou se ele te qualidade?

potencia ajuda mas nao eh td, pois n adianta ter 1000wrms e 83 de sensibilidade!!!

tem algum jeito de saber essas coisas ou so ouvindo mesmo?

Editado por nO_feAR__

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

antes q eu me esqueca, um sub de 1000watts da rockford toca a 115Db!!!

e um bravox premium 2e toca a 114DB!!!

isso em calculos, masna pratica eh isso mesmo?

Editado por nO_feAR__

Compartilhar este post

Link para o post

up!!!

remodelei o topic

e a formula MAGICA de calcular DB???

quando eh 2 subs eu tenhoq fazer a formula com 1/2 da potencia? (ouvi isso no chat...)

DB = SPL + (10 x log potencia\2 ) +3db(dobro a area do cone) e + 3b (se dobrar a potencia aplicada)

e esse 1/2 da potecnia? eu sempre achei q fosse normal e acrescentava os 6db depois no final!!! :o

Editado por nO_feAR__

Compartilhar este post

Link para o post

Timbre e qualidade de áudio é só ouvindo mesmo caro amigo!

Ow... vc sumiu do MSN einh!!!

Aparece lá pra gente falar sobre... uahahahaha hihihihihi hehehehehe kkkkk... adivinha sobre oq?

Sobre som automotivo pra variar um pouco! Pois estou cansado desse fórum... só tem coisas sobre som automotivo credo! Quero mudar de assunto um pouco!

Pois então... entra lá pra gente falar de som automotivo e variar um pouco o assunto ta!

Uahahaha!

Compartilhar este post

Link para o post

Aparece lá pra gente falar sobre... uahahahaha hihihihihi hehehehehe kkkkk... adivinha sobre oq?

Sobre som automotivo pra variar um pouco! Pois estou cansado desse fórum... só tem coisas sobre som automotivo credo! Quero mudar de assunto um pouco!

Pois então... entra lá pra gente falar de som automotivo e variar um pouco o assunto ta!

Uahahaha!

hauihaihahaihai

boa, mas vc q sumiu, eu sempre saio umas 11hrs (pq tenho q dormir cedo)

e sempre tel alguem online e nao eh vc!!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu so tao chato assim galera? :(

upzinho para a formula de como calcular o DB corretamente com 2 subs!!!

please!!!

Compartilhar este post

Link para o post
e alguem pode me dizer como eh a formula MAGIA para calcular o DB, corretamente para 2 subs????

Não tem nada de mágica..

S= Sensibilidade 1 db/W/m

P = Potencia aplicada AO FALANTE (se tem 500 W e aplica em 2 falantes iguais fica 250 W pra cada)

SPL=S+(10xlogP)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Não tem nada de mágica..

S= Sensibilidade 1 db/W/m

P = Potencia aplicada AO FALANTE (se tem 500 W e aplica em 2 falantes iguais fica 250 W pra cada)

SPL=S+(10xlogP)

[]

Sandro

hauihiahauihauia

eh modo de dizer sandro!!!!

pq se eu calcular por exemplo um premium dara 114DB e um jl10w6 109DB

log de 100 = 2 e de 1000=3

entao a diferenca de um sub de 1000wrms e o de 100 eh de 10db, mas normalmente sub forte tem sensividade baixa.... ae fica estranho vendo um premium dando mais SPL

mas eh q eu ouvi no chat, q no cado de 2(dois) subwoofer, na hr de calcular o log da potencia vc calcula o log da METADE da potencia!!!

eh verdade isso sandro?

so ontem eu entendi q acrecenta 3db se dobrar a potencia (de 200 para 400), eu achei q eu teria q mandar 400wrms para CADA sub de 200wrms para acrescentar 3db !!! hauihaihaiahiahai

mas fica a duvida na hr de calcular log com 2 subs!!! eh metade da potencia ou nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Devem ter falado em metade de potência porque quanto tu tem 500w.. e aplica em 1 falante.. ao colocar 2.. tu manda 250w pra cada.. entendeu !?

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, só me tira uma dúvida...

SPL não é variável de acordo com a frequência !? Pelo que pude perceber, essa formula não leva em conta a frequência.

Como sabemos, alguns falantes "falam mais" frequencias baixas e outros falam menos.. ou seja.. a curva de resposta dele não é 100% plana e tem altos e baixos de acordo com a frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

SPL não é variável de acordo com a frequência !? Pelo que pude perceber, essa formula não leva em conta a frequência.

Como sabemos, alguns falantes "falam mais" frequencias baixas e outros falam menos.. ou seja.. a curva de resposta dele não é 100% plana e tem altos e baixos de acordo com a frequência.

Exatamente, o SPL é declarado mas raramente em qual frequencia o Sub apresenta essa sensibilidade, normalmente quanto mais alto o SPL do sub mais alta tbm eh a frequencia na qual ele conseguiu esse SPL, para comparações teriamos q ter o SPL dos subs em várias faixas de frequencia tipo 30, 45, 60, 80hz, por q somente pela FS não dah pra ter uma noção exata da reposta do sub com relação ao SPL em baixas frequencias. É por esse motivo q em campeonatos de SPL eh proibido o uso de altas frequencias, por q normalmente gera um SPL muito mais alto do q usando frequencias abaixo de 80hz ( q eh o q se procura num sistema de som interno) .

Por isso q normalmente subs com baixa sensibilidade e FS tem um som mais agradavel, por q eles normalmente descem mais e tem uma reposta mais fiel (melhor timbre).

Editado por Rafaelsound

Compartilhar este post

Link para o post

puts to manajndo!!!

n adianta o premium tocar bem a 100hz....

o JL tocando a 30hz balancando td deve ser 1000X mais gostoso de ouvir!!!

e o sub so vai tocar em frequancia mais baixa com o respectivo SPL dele so se ele for mais POTENTE nao eh? ou nada haver? tem subs boms com 200wrms bem equilibrados???

e acho q a formula de 2 subs ter q fazer log de metade daa potencia era balela!!!

Compartilhar este post

Link para o post

e o sub so vai tocar em frequancia mais baixa com o respectivo SPL dele so se ele for mais POTENTE nao eh? ou nada haver? tem subs boms com 200wrms bem equilibrados???

Veja soh, eh +/- isso, eh q subs q tocam bem uma frequencia de 30hz por exemplo, naum precisa ter potencia especifica, o problema eh q essa frequencia eh muito baixa e gera pouco SPL, intaum quando se quer Alto SPL aliado a frequencias muito baixas, necessita de muita potencia, devido a baixa sensibilidade dos subs nessa faixa!!!!!! Normalmente frequencias muito baixas tão aliadas a centragens muito flexiveis (alto Vas, timbre pobre, e pouca potencia admissivel, mas com uma sensibilidade um pouco maior) ou a conjunto móveis pesados mais rigidos (melhor timbre, Vas menor, e mais potencia admissivel, mas com menor sensibilidade). O negócio eh achar um meio termo, um sub q desça bem, q aguente uns 300wrms, com um Vas moderado (pq o Vas eh fator determinante no volume da caixa) e com um bom timbre, o sub perfeito naum existe, vc tem q ver o se encaixa melhor no seu projeto!

Compartilhar este post

Link para o post

Muda seu jeito d pensar q vc entende a formula do SPL...

o q vc tem q considerar é q o q vale é a potencia aplicada no falante, e nao a q vc le no manual do amp... tem q ver qual a impedancia q vc ta colocando na saida do amp e a potencia q essa configuraçao pode t fornecer... vc calcula pra um falante. é intuitivo perceber que se vc tem 2 falantes, vai ter o dobro de pressao, logo, o dobro do volume, entao vc soma 3dB no resultado q vc chegar

ex: vc tem um amp com 2 canais.... ele da 100W por canal a 2ohms, 50W a 4 ohms ou 200W no bridge a 4ohms...

se vc ligar só um falante de 4 ohms no bridge como fica?

SPL = Sensibilidade + 10log(200) = sensibilidade + 23dB

mas e se comprar outro falante igual e ligar os dois falantes de 4 ohms, um em cada canal?

SPL = sensibilidade + 10log(50) = sensibilidade + 17dB

como sao dois falantes, vc soma mais 3 dB, entao fica = sensibilidade + 20dB (reparou q mesmo vc tendo colocado mais um falante no seu sistema vc vai ter menos SPL?)

deu pra entender?

Sobre a sensibilidade dos Bravox, cuidado... a norma adotada por eles pra medir a sensibilidade nao é igual à dos outros fabricantes, entao a sensibilidade deles é sempre 3dB maior do q na norma dos outros fabricantes... eles anunciam 88dB pros e2k, mas na verdade é 85dB/W/m

Editado por GGG

Compartilhar este post

Link para o post

ok GGG, mas em casos normais, a peesoa q pega 1 falant de 200wrms aplica 200w nele, se for pegar 2, ae aplicara 200 para cada, 400 no total

entao acrescentra 3DB por dobrar a area do cone, e mais 3DB de eu sobrar a potencia (dobro os subs dobra a potecia)

HUMMMM.. entao a bravox n divula o SPL verdadeiro, e tb nao divula as frequencias q ele atnge esse SPL.... hehehehhehe

bom , os misterios da brovox ja foi solucionado...

eu simulei caixas com os Subs rf POWER, PUNCH P3, e PUNCH P2, as unicas caixas q nao ficaram planas (caixas recomendadas do fabricante) foram as do P2, e q por coencidencia tem uma VAS quase q o dobro dosoutros comparados....

q numero eh considerado uam VAS boa? esse p2 eh 0.082 se nao me engano contra 0.042 dos outros +-

antes q eu em esqueca, pq o NAR 10 toca igual a um JL10w0 so que com uma caixa maior? ele tem VAS maior? vas eh em funcao do QTS?

Editado por nO_feAR__

Compartilhar este post

Link para o post

Não é proprimente pela frequência mas sim dentro da faixa de resposta.

Abaixo do Fs a sensibilidade cai MUITO rapido, alem disso dentro da faixa ela varia por isso é usada uma curva de ponderação.

Por exemplo a sensibilidade de um driver Selenium 210 Ti é de 110 dB com vairação de +- 6 dB na faixa de resposta.

Logo apesar de um Premiuo ter sensibilidade mais alta, ele não tem a mesma sensibilidade em todas as faixas, portanto dentro do que o destemido disse SIM o premium toca mais forte que os JL 10W6 em determinadas faixas de frequencia, entretanto quando a coisa baixa de 45 Hz a sensibilidade d premium cai ai o JL começa a tocar mais forte.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí Sandro!

Por essas e outras que a JL faz questão de frisar que a sensibilidade não é uma forma segura de saber 'qual toca mais alto' e eles dizem que os JL rendem mais que a concorrência nos subgraves, mesmo tendo sensibilidade menor :D

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Uahahaha!

hauihaihahaihai

boa, mas vc q sumiu, eu sempre saio umas 11hrs (pq tenho q dormir cedo)

e sempre tel alguem online e nao eh vc!!!

Chego em casa meia noite!

Hehe!

Quem tá on line é minha irmã... sempre!

Hehe!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Isso aí Sandro!

Por essas e outras que a JL faz questão de frisar que a sensibilidade não é uma forma segura de saber 'qual toca mais alto' e eles dizem que os JL rendem mais que a concorrência nos subgraves, mesmo tendo sensibilidade menor :D

[]s

Ri7

Exato eduardo..

Apesar da sensibilidade ponderada ser baixa, os JL tem uma variação MUITO pequena até uma 1/3 oitava abaixo da FS que já é uma piada de baixa..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

mmas tipo, e quanto a essas paradasde VAS? qual eh um numero bom pra uam vasao?

vasao tem alguma relacao com QTS???

pq eu achava q a caixa era grande por causa de QTS alto!!!!

pq o nar10 toca igual a um JL10w0 so q com uam ciaxa bem maior???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...