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[4r]Impressões: Volkswagen Virtus 2023 melhora e está mais forte do que nunca

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Leitores de QUATRO RODAS voltam e meia se queixam do domínio de SUVs no mercado, o que de fato vem acontecendo. Não dá, entretanto, para se queixar do segmento de sedãs, que também parece (ainda) viver tempos prósperos.

Além de vários lançamentos em 2022, o ano atual começa com uma profunda reformulação do Virtus, que, caso fosse um jogador de futebol, seria aquele famoso por correr de uma linha de fundo à outra. Isso porque o novo Virtus, além do visual, muda seu posicionamento: ao mesmo tempo que suas versões básicas buscam ocupar parte do espaço deixado pelo Voyage, a nova versão de topo busca agradar os fãs do finado Jetta 1.4, descontinuado na pandemia.

Novo-Virtus-Highline_2.jpgTraseira do novo Virtus foi inspirada no mundo dos barcos, segundo o diretor de design JC PavoneDivulgação/Volkswagen

As versões intermediárias da linha 2023 ocupam papel parecido ao de antes no mercado, concorrendo com Hyundai HB20S, Honda City sedã, Nissan Versa e por aí vai. A Volkswagen, entretanto, dá sinais de que pretende ampliar sua parcela de vendas graças a uma política de preços agressiva: o Volkswagen Virtus Highline 2023, dirigido por nós, está renovado e, mesmo em tempos de inflação, custando o mesmo de antes. A versão segue saindo por R$ 130.990, pelo menos em março, quando chegará às lojas.

Mudanças externas

A Volkswagen não é conhecida exatamente por ousar no campo estético. Portanto, considerando o histórico da marca, o Virtus teve mudanças consideráveis.

O para-choque dianteiro traz desenho inédito, um desejo específico do diretor de design da marca, José Carlos Pavone. “Eu achava a frente curtinha demais”, explicou. Foi a deixa para alterar, também, os faróis (de leds em todas as versões) e outros nichos. As peças de iluminação agora vêm do Nivus, aproximando sedã e SUV e deixando o Polo um pouco mais isolado na família.

Novo-Virtus-Highline_7.jpgDianteiro do novo Virtus é bem parecida com a do SUV compacto NivusDivulgação/Volkswagen

A traseira ganhou difusor de ar a fim de apimentar um pouco mais o estilo e uma nova assinatura luminosa, com o nome do carro por extenso. Segundo Pavone, a superfície do porta-malas é inspirada em barcos. Outra novidade são as rodas de aro 17 com desenho mudado e um novo tom de azul disponível para a carroceria.

Novo-Virtus_5.jpgNovo Virtus está cerca de 8 cm maior, graças aos balanços ampliadosDivulgação/Volkswagen

No fim das contas, a máscara negra das lanternas parece ser a forma mais fácil de identificar o novo Virtus nas ruas. O que mais deve ocorrer, porém, são aqueles que notarão existir algo diferente nesse modelo, mas sem saber exatamente o quê.

Novo-Virtus_9-1.jpgPainel do novo Virtus HighlineDivulgação/Volkswagen

Mudanças internas

Com um pacote de equipamentos que já agradava em 2022, o Volkswagen Virtus Highline não tinha muitos motivos para mudar nesse aspecto; de fato, as alterações foram pontuais. Uma das coisas que mais chama atenção é a presença de detalhes em material que imitam couro: no painel, nas portas e nos bancos, o “couro sintético” marrom melhora o aspecto geral do carro, e foi uma decisão tomada após a Volks ouvir opiniões do público e da crítica.

Novo-Virtus-Highline_10.jpgBancos dianteiros são confortáveis e favorecidos pelo tecido que imita couro, com detalhes em marromDivulgação/Volkswagen

Ainda que o material mais nobre agrade à vista, ele não é macio ao toque, pelo contrário. A dureza também vale para os plásticos com aspecto ruim que, mesmo com a companhia do tecido premium, seguem predominando pela cabine.

Novo-Virtus-Highline_12.jpgMaterial premium agrada à vista, mas não traz a sensação esperada ao toqueDivulgação/Volkswagen

Apesar disso, motorista e ocupantes estão bem cuidados no Virtus Highline: os seis airbags são de série desde a versão mais barata do carro, garantindo o detalhe primordial da segurança. O quadro de instrumentos de 10,25’’ é a referência do segmento graças à qualidade da tela e da interface. A central multimídia VW Play de 10’’ divide opiniões, ainda que o repórter também a considere acima da média — ainda que não haja Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Novo-Virtus_8-1.jpgNão há freio de estacionamento eletrônico em nenhuma versão do carroDivulgação/Volkswagen
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Todas as versões automáticas do Virtus trazem controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. O pacote tecnológico é completado pelos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além dos sensores que ligam automaticamente limpadores e faróis conforme condições de chuva e iluminação, respectivamente.

Novo-Virtus_10-1.jpgEspaço traseiro é um ponto forte do modeloDivulgação/Volkswagen

Desempenho

Ainda que traga um dos motores 1.0 mais potentes do Brasil, o 200 TSI, o Virtus Highline (e o Comfortline, logo abaixo) passa longe de encantar pela performance, com seus 128 cv e 20,4 kgfm. Curiosamente, o tempo de 0 a 100 km/h é até maior que os das versões mais baratas, com motor de 116 cv e 16,5 kgfm: 10 s contra 9,8 s, segundo dados de fábrica.

Volkswagen-Nivus-Comfortline-200TSI-33.jpgMotor 200 TSI é nada mais que suficiente para as aspirações do sedãFernando Pires/Quatro Rodas

A transmissão automática de seis marchas cumpre bem seu papel, e raramente é necessário utilizar as trocas sequenciais no volante ou alavanca para agilizar a escolha de marcha. Ao mesmo tempo, pisar fundo não emociona: o três cilindros faz bastante barulho, mas o carro ganha velocidade maneira bem “mundana”.

Isso acaba fazendo pouca diferença na estrada, onde o sedã mantém velocidades acima de 100 km/h com baixas rotações e silêncio adequado. O consumo, segundo dados do Inmetro, são bons: com gasolina, com 11,8 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada. Com etanol, são 8,2 km/l em cenário urbano e 10,4 km/l em ciclo rodoviário.

Novo-Virtus-Highline_6.jpgTeto solar também segue indisponívelDivulgação/Volkswagen

A engenharia da Volkswagen fez questão de destacar as mudanças no conjunto de suspensão do carro, que manteve a geometria mas traz mudanças no amortecedores, mais adequados aos tipos de imperfeições do mundo real. É sutil, mas dá para notar que o carro se sai bem nesse aspecto, ajudado pela elevada rigidez torcional. A suspensão traseira com eixo traseiro, entretanto, impede que o comportamento dinâmico seja equivalente ao de um sedã médio mais caro.

Novo-Virtus_6.jpgAjustes na suspensão são sutis, mas perceptíveisDivulgação/Volkswagen

Espaço de sobra

Viajar atrás não deve ser problema no Virtus, com 2,65 m de entre-eixos que significam farto espaço para as pernas na segunda fileira. Com duas saídas de ar e duas entradas USB-C, a segunda fileira só não é perfeita pela limitação estrutural da largura do carro (1,75, sem contar os retrovisores), que invariavelmente causa algum aperto a quem viaja no meio.

Novo-Virtus_7-2.jpgPorta-malas de 521 litros honra o que se espera de um sedãDivulgação/Volkswagen

Outro pecado é um porta-revista que, além de existir somente atrás do banco dianteiro direito, é estranhamente pequeno. No fim, a economia de custos gerou um porta-objetos incomum, que não cabe uma revista mas apenas papéis pequenos, um aparelho eletrônico ou coisa parecida.

Novo-Virtus-Highline_11-1.jpgDá para pegar estrada em cinco pessoas são aborrecimentosDivulgação/Volkswagen

Mas são coisas releváveis quando entra em cena o porta-malas, com 521 litros (VDA). O espaço amplo parece ideal para os chefes de família, que provavelmente terão espaço mais do que suficiente para as viagens de fim de semana. Além disso, supera com folga o espaço de concorrentes como o Hyundai HB20S (475 l), Nissan Versa (482 l) e Toyota Yaris Sedan (473 l).

Novo-Virtus-Exclusive-1.jpgVirtus Highline será topo de linha até o meio do ano, quando chega a versão Exclusive (foto)Divulgação/Volkswagen

É principalmente contra essa turma que o novo Virtus comprará brigas, em suas diferentes versões. O projeto confiável se soma ao design moderno e ao preço bem competitivo ao qual a VW conseguiu chegar. Da versão Highline em diante, também há três revisões gratuitas como um adicional para fisgar o comprador.

Novo-Virtus-e1675383724125.jpgCom faróis full led de série, Virtus 2023 pede passagem e chega às concessionárias em 9 de marçoDivulgação/Volkswagen

A partir de 9 de março, quando chega às lojas, o novo Volkswagen Virtus 2023 inicia uma ofensiva bem calculada, que tem bons motivos para ser bem-sucedida. O veredicto, claro, será dado pelo consumidor.

Ficha técnica do Volkswagen Virtus Highline 2023

Preço: R$ 130.030 (sem opcionais)
Motor: gasolina, dianteiro, transversal, três cilindros, 999 cm3, 12V, turbo, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Direção: elétrica
Pneus: 205/50 R17
Dimensões: comprimento, 456,1 cm; largura, 175,1 cm; alt., 147,6 cm; entre-eixos, 265,1 cm; peso, 1.213; tanque, 52 l; porta-malas, 521 l

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