Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]BYD Yuan Plus é SUV elétrico que anda muito e mais barato que SUV híbrido

Recommended Posts

https://www.youtube.com/watch?v=dEqfKogQyBU

Luxuosos e equipados, o sedã grande Han e o SUV de sete lugares Tan serviram como cartões de visitas para a BYD demonstrar, no Brasil, a força e a capacidade de uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo. Mas eles não apareceram nas ruas: de março a dezembro, os dois somaram 184 unidades. O elétrico que realmente tem chances de vender bem é o BYD Yuan Plus, que começa a ser entregue agora.

1FLP2722-e1674697305582.webpVisual externo acompanha o sedã Han, com direito a leds ligando os faróisFernando Pires/Quatro Rodas

O segredo dele está em uma combinação bem particular de tamanho, equipamentos, potência, autonomia e preço. O tamanho é de um Volkswagen Taos, com 4,45 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos.

A lista de itens de série inclui piloto automático adaptativo, monitor de pontos cegos, frenagem de emergência, reconhecimento de placas, sistema de centralização em faixa, teto solar panorâmico, seis airbags, faróis full-led com facho alto automático e rodas aro 18 (calçadas com pneus “Batman” – é sério!), só para citar parte dos equipamentos.

1FLP3020-1-e1674697577472.jpgLanternas com ligação iluminada e tampa limpa lembram o Kia SportageFernando Pires/Quatro Rodas

O motor elétrico é dianteiro e rende 204 cv e 31,6 kgfm, números de 2.0 turbo a gasolina. O desempenho também é equivalente: 7,6 s para chegar aos 100 km/h e de 40 a 80 km/h em 2,9 s. A velocidade máxima declarada pela BYD é de 150 km/h, mas o SUV chegou aos 1.000 m da prova de aceleração a 169,6 km/h após 28,8 s. O segredo da agilidade pode estar no peso: são 1.700 kg, é 63 kg a menos que o Jeep Compass diesel.

1FLP2165-1.jpgMotor está sob a unidade controladoraFernando Pires/Quatro Rodas

Quem sustenta esse motor elétrico é um conjunto de baterias Blade LFP, de fosfato de ferro-lítio, com 60,5 kWh. É energia suficiente para uma autonomia de até 458 km na cidade, 380 km na estrada e 423 km em ciclo combinado, sempre de acordo com o padrão do Inmetro.

1FLP2271.jpgFormas orgânicas no painel causam estranheza, mas acabamento é bomFernando Pires/Quatro Rodas

É um carro que roda bem, literalmente. De todos os BYD já à venda no Brasil, o Yuan Plus consegue ser mais confortável e neutro nas curvas, mas os amortecedores ainda têm descompressão muito rápida e fazem barulho após passar em quebra-molas. E vale colocar a direção e a reação do freio no modo Sport, pois o modo padrão deixa a direção muito leve e o freio lento.

1FLP2295.jpgSeletor do câmbio tem forma de alçaFernando Pires/Quatro Rodas

Interessante é como definiram o preço: o Yuan Plus custa R$ 269.990, exatamente o mesmo que cobram pelo Song Plus, um SUV híbrido plug-in com 235 cv, mas só 51 km de autonomia elétrica. Caberá ao cliente escolher entre ter um motor a combustão para garantir autonomia extra ou entrar de vez no mundo dos carros elétricos.

BYD YUAN PLUS

É um bom começo, pois o Peugeot e-2008 tem 136 cv e 345 km de autonomia (WLTP) e sai por R$ 259.990, e o Volvo XC40 Recharge Plus, com 231 cv, 415 km de autonomia e desempenho equivalente, custa R$ 329.950.

Continua após a publicidade

 

OUSADO DE VERDADE 

Por fora, o Yuan Plus segue o mesmo estilo do sedã Han. A frente é quase inteira fechada e tem uma barra que imita aço escovado interligando os faróis, com direito a uma barra de leds por baixo. A coluna C traz seu aplique imitando aço escovado e as lanternas traseiras são interligadas e seu desenho forma um arco na tampa que, de certa forma, lembra o novo Kia Sportage. No geral, exibe sua personalidade.

1FLP2286.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas1FLP2280.jpgBancos são muito confortáveis e espaço traseiro é bom, mas poderia ser melhorFernando Pires/Quatro Rodas

Ninguém pode dizer que o design da cabine não é original. A parte superior do painel é azul com ondas que parecem cobrir uma parte em tom de branco-gelo. Seria um mar quebrando na praia? As linhas que dão volume à parte branca imitam conchas? Difícil dizer. Mas tudo é muito diferente, talvez chocante.

1FLP2161.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Nem a central giratória de 12,8” sem Android Auto ou CarPlay tem tanto impacto como as saídas de ar–condicionado com aletas verticais, que lembram disqueteiras dos anos 1990. As estruturas saltando das portas são as maçanetas, que devem ser puxadas girando-as no próprio eixo e também cobrem os tweeters do som.

BYD YUAN PLUS

Falando em som, em todas as portas há fios imitando cordas de guitarras, os quais, uma vez dedilhados, produzem sons. Na porta dianteira direita, os acordes lembram Come as You Are, do Nirvana e você pode tirar a prova assistindo ao nosso vídeo. O acabamento de qualidade prova que tudo isso é sério.

1FLP2141.jpgRodas aro 18 têm desenho original e são calçadas com os inusitados pneus Atlas BatmanFernando Pires/Quatro Rodas

Dirigir diante dessa decoração exótica tem um peso na escolha e faz desejar o estilo de outros BYD. Mas, no que diz respeito à parte técnica, o Yuan Plus é o BYD mais competitivo e interessante até agora. Tem bom desempenho, alcance e também preço compatível.

Veredicto – Se a beleza interior é uma questão, BYD Yuan Plus entrega bastante pelo preço.

BYD YUAN PLUS

Ficha Técnica – BYD Yuan Plus

Motor: elétrico, dianteiro, síncrono, 204 cv, 31,6 kgfm
Bateria: capacidade, 60,5 kWh; autonomia (PBE), 423 km; recarga, 30 a 80% em 30 min a 80 kWh
Câmbio: marcha única + ré

Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 215/55 R18 run flat
Dimensões: comprimento, 445 cm; largura, 187,5 cm; altura, 161,5 cm; entre-eixos, 272 cm; peso, 1.700 kg; porta-malas, 440 litros

Teste – BYD Yuan Plus

Aceleração
0 a 100 km/h: 7,6 s
0 a 1.000 m: 28,8 s – 169,58 km/h
Velocidade máxima : 170 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 2,9 s
D 60 a 100 km/h: 3,6 s
D 80 a 120 km/h: 4,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,7/27,2/63,4 m
Consumo
Urbano: 6,2 km/kWh
Rodoviário: 5,7 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: -/38,9 dBA
80/120 km/h: 60,6/66,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Volante: 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico: 269.990
Garantia: 5 anos

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...