Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Sérgio Souza

Ajuda, caixa de cornetas e tweeter não sai som.

Recommended Posts

Meu primo Paulo tinha instalado em um Gol G5, um crossover JFA X5, uma caixa de graves com um par de Pionner W307, uma caixa de cornetas e tweeters contendo 4 corneta JBL Selenium D250X e 2 Super Tweeter JBL Selenium ST324, tocados por um módulo Roadstar, alimentado por uma fonte Usina Spark Plus 60A. Esse primo vendeu o carro e deixou o som parado por mais ou menos 4 anos. Pouco antes dele vender o carro e remover o som, o amplificador Roadstar parou de funcionar.

Meu outro primo Murilo comprou um Fiat Stilo, esse carro possuía sistema de som, que não foi vendido junto com o carro, mas o antigo dono deixou os cabos RCA e de alimentação. O Murilo pegou o sistema de som do Paulo, que estava parado, para montar no seu carro e nós dois realizamos a montagem. Como o modulo do Paulo estava com problemas, utilizamos um Taramps DS440x4 que o Murilo tinha. Utilizamos o crossover com a mesma regulagem utilizada no carro do Paulo, apenas alterando os ganhos. A caixa de grave tocou sem nenhum problema ou ruido, no entanto, a caixa de corneta e tweeter não funcionou, tocando muito baixo e com muito ruído. Trocamos as caixas de canais para ver se o problema era no amplificador, mas o problema continuou. Abri a caixa para verificar a ligação dos alto-falantes e se algum estava queimado, a ligação estava de um lado, duas cornetas ligadas com um tweeter, todos em paralelo, cada tweeter em série com um capacitor de poliéster, e do outro lado a mesma ligação. Como cada um possui a impedância de 8 ohm, estava fechando 2,6 ohm, acima do mínimo do amplificador, que de 2 ohm por canal. Testei cada alto-falante individualmente e todos responderam perfeitamente, mas quando eu montei a caixa novamente, com a mesma ligação que estava antes, o problema continuou.

Testei cada alto-falante individualmente utilizando uma placa amplificadora TPA3110 de 30W por canal e todos responderam perfeitamente, mas quando eu montei a caixa novamente, com a mesma ligação que estava antes, e montamos novamente no carro o problema continuou. 

Observação, após montar a caixa novamente, eu fui testar utilizando o placa amplificadora TPA3110 e a placa queimou. A impedância de trabalho da placa e de 4 a 8 ohm, para não queima a placa eu associei em série com um alto-falante que eu tinha de 4 ohm (Bravox B3X50), resultando em 6,6 ohm, e mesmo assim a placa amplificadora queimou.

Alguém sabe me dizer qual pode ser o problema?

Editado por Sérgio Souza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...