Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

4x1

velo final

Recommended Posts

Postado em

Poutz...

Eu tinha uma tabela do Excel que calculava a velo em função da rotação, redução de marchas e tamanho do conjunto roda+pneu... :(

Postado em
Fiz uns cálculos rápidos meio nas coxas...

A 6200 rpm, calculei que vc estaria a aproximadamente 224km/h REAIS.

manco

Postado em

O PS é o mais longo Erlon...

Do mais longo para o mais curto:

1° PS

2° PX/PR

3° PVD

4° PVB/PV

Logo o PV/PVB são os mais curtos...

Todos eles considerando a última relação ( 5ª marcha ).

Postado em
O PS é o mais longo Erlon...

Do mais longo para o mais curto:

1° PS

2° PX/PR

3° PVD

4° PVB/PV

Logo o PV/PVB são os mais curtos...

Todos eles considerando a última relação ( 5ª marcha ).

Valeu LOKO :legal:

Postado em

Gol 1.0 8V GIII ( que não deve ser diferente do seu ) manco... :rolleyes:

Segundo o site do Volkspage.net é o câmbio EFJ...

1a 39 / 10 3,900:1

2a 36 / 17 2,118:1

3a 36 / 28 1,286:1

4a 31 / 32 0,969:1

5a 28 / 35 0,800:1

Marcha-a-ré 38 / 12 3,167:1

Diferencial 43 / 09 4,777:1

Se teu carro corta a 7000 como os 16V e vc está usando os P700 195/50-15 as velocidades máximas serão de aproximadamente

1ª - 40km/h

2° - 75km/h

3ª - 125km/h

4ª - 164km/h

5ª - 199km/h ( Poutz... Faltou pouco... ;) )

Agora se cortar a 6500 a máxima será de aprox 184km/h...

Isso contando que o motor "empurre" até tal velocidade!

:legal:

Postado em

haihauihiauhiau.....caraio...e eu achando que tava só a 200km/h...

1º,2º.3º da pra levar ate as 6.500 4º.5º nao da pra segurar muito

soda..hehhehe

Postado em

Mas velocidade final tem mais um parametro tão importante qto o câmbio.

Lembro de uma brincadeira feita depois para um reportagem do programa do Mesquita (Bruno me contando).

Naum lembro se foi o André Carrilho, ou outro Hot, tinha o Elcio com a Lancer, o Lee com um civic vti turbo, e tinha um calibra turbo e uma saveiro turbo muito forte, o Bruno tava na saveiro se naum me engano. Foram brincar na pedagiada de final.

De saída, lancer e Camaro (ou seria mustang, naum lembro) dispararam, depois saveiro Vti, e lah atrás calibra.

Primeiro cabou o cambio do vti e ficou pra trás, saveiro jah naum tinha mais estrutura, tb teve que tirar o pé, Hot a mesma coisa, sobrou a lancer lah na frente. Vindo lah de traz o calibra atropelou todo mundo e foi abrindo sem fim.

Todo mundo ficou espantado... demorou para sair mas de final naum teve para ngm

Cx e cambio e estrutura conta muito de final.

Postado em

1º,2º.3º da pra levar ate as 6.500 4º.5º nao da pra segurar muito

soda..hehhehe

O Dinas lembrou algo muito importante. Coeficiente de arrasto aerodinâmico "diz" muito em velocidade final. E nisso, o Gol ( principalmente os "dadinhos" ) são uma mierda... :(

Não é de se espantar que esse Calibra tenha "engulido" todo mundo numa "prova" dessas. Afinal, ele foi ( e continua sendo ATÉ HOJE ) o carro de mais baixo cx aerodinâmico que teve produção em série do mundo todo. Só perde para ALGUNS esportivos ( para pistas - NEM Ferraris/Porsches muitas vezes tem esse cx ) e um PROTÓTIPO que a Ford fez em meados de 80 ( se não estou enganado ).

Eu tenho impressão que seria algo relativamente "fácil" chegar a 300km/h com um Calibra... Um motor de uns 350cv, câmbio devidamente alongado e um "roforço aqui e outro alí" e ele tem condições de chegar a 300km/h reais. :rever1:

:mac1

Postado em

qual é o meu cÂmbio??????????/

já q num curto brincar de dar final pra ver mesmo, queria só saber qnt q a shayenne é capaz! hhehehehhehehe

Postado em

1a 39 / 10 3,900:1

2a 36 / 17 2,118:1

3a 36 / 28 1,286:1

4a 31 / 32 0,969:1

5a 28 / 35 0,800:1

Marcha-a-ré 38 / 12 3,167:1

Diferencial 43 / 09 4,777:1

Se teu carro corta a 7000 como os 16V e vc está usando os P700 195/50-15 as velocidades máximas serão de aproximadamente

1ª - 40km/h

2° - 75km/h

3ª - 125km/h

4ª - 164km/h

To pensando em alongar a 4 e 5, será que fica bom?

Postado em

Para vcs terem uma idéia como o cx influencia muito. Recorde mundial de velocidade no deserto de sal para um Fusca totalmente preparado para isso, naum chega a 300km/h, acho que eh de 296 km/h. Naum adianta colocar motor em paraquedas.

Isso pq 300km/h para outras categorias eh ridículo.

Postado em

1a 39 / 10      3,900:1

2a 36 / 17      2,118:1

3a 36 / 28      1,286:1

4a 31 / 32      0,969:1

5a 28 / 35      0,800:1

Marcha-a-ré 38 / 12      3,167:1

Diferencial 43 / 09        4,777:1

1ª - 40km/h

2° - 75km/h

3ª - 125km/h

4ª - 164km/h

To pensando em alongar a 4 e 5, será que fica bom?

Vc já conseguiu chegar nos 200km/h de velocímetro?!?

Se vc jah conseguiu essa façanha, eu pergunto: Sentiu confiança no carro acima dos 180km/h?!? :huh:

No Tempra que meu pai tinha, eu não confiava estar a mais de 200km/h... Nem a mais de 180km/h na D-20... :rolleyes: Na Belosa naum sinto confiança nem a 160km/h... :lol:

Na Parati acho que até dava pra "fincar o pé" até os 180km/h... Mas o motor só "ia" em "baixadão"... <_<

Sei lá...

Seu carro tah mais pra cidade ( arrancadas farol-a-farol ) a um carro de estrada, tô errado Kikker? Digo... 30% do tempo em estrada e 70% do tempo em cidade... Se for isso, nem alonga... Além de ser um pouco caro, vc perderá o "susto" que vc dá nos carros maiores numa retomada na estrada.

Eu deixaria como está o conjunto do seu carro... Quero dar uma volta na criança. Deve estar "agradável" o conjunto da maneira que está. :lega;:

Postado em
qual é o meu cÂmbio??????????/

já q num curto brincar de dar final pra ver mesmo, queria só saber qnt q a shayenne é capaz! hhehehehhehehe

Feel...

C ainda tem o "manuel" :lol: do proprietário do seu carro?!? Me fala qual é a relação da quinta, do diferencial e as medidas dos pneus... Tenho uma planilhazinha que calcula meio grosseiramente... Mas já dá pra ter idéia, marginal! :legal:

Postado em

Marginal...

Se sua Jangada 1.8 foi fabricada depois de 29.07.1999 Seu câmbio é o PSE... Tem as mesmas relações da 5ª e diferencial do PV/PVB...

Qual as dimensões dos pneus?!?

Postado em
Marginal...

Se sua Jangada 1.8 foi fabricada depois de 29.07.1999 Seu câmbio é o PSE... Tem as mesmas relações da 5ª e diferencial do PV/PVB...

Qual as dimensões dos pneus?!?

ela é 2002

preza...os pneus são 215/40 r17

isso enfluencia? eita!

flw

Postado em

1º,2º.3º  da pra levar ate as 6.500  4º.5º  nao da  pra segurar muito

soda..hehhehe

O Dinas lembrou algo muito importante. Coeficiente de arrasto aerodinâmico "diz" muito em velocidade final. E nisso, o Gol ( principalmente os "dadinhos" ) são uma mierda... :(

Não é de se espantar que esse Calibra tenha "engulido" todo mundo numa "prova" dessas. Afinal, ele foi ( e continua sendo ATÉ HOJE ) o carro de mais baixo cx aerodinâmico que teve produção em série do mundo todo. Só perde para ALGUNS esportivos ( para pistas - NEM Ferraris/Porsches muitas vezes tem esse cx ) e um PROTÓTIPO que a Ford fez em meados de 80 ( se não estou enganado ).

Eu tenho impressão que seria algo relativamente "fácil" chegar a 300km/h com um Calibra... Um motor de uns 350cv, câmbio devidamente alongado e um "roforço aqui e outro alí" e ele tem condições de chegar a 300km/h reais. :rever1:

:mac1

Quase... heheheheeh agora tem o honda insight...

o calibra tem o Cx de 0.29 baixos, quase igual ao Omega (o velho, mesmo) que é 0.29 Alto....

O honda insight tem o Cx de 0.25... a única diferença é que o Honda foi feito para ser o carro mais econômico do mundo, não atingir altas velocidades...

Se alguém souber o Cx do Gol em questão, eu até calculo a potência que é necessária para atingir as tais velocidades... mas a parte de gastos mecanicos eu não garanto até saber o diametro, comprimento e peso de cada engrenagem...

Postado em
ela é 2002

preza...os pneus são 215/40 r17

isso enfluencia? eita!

flw

É lógico que as medidas do pneu influenciam marginal!!! Qnt maior o diâmetro do conjunto roda/pneu, menos "voltas" ele terá que dar para percorrer um mesmo espaço...

Seus pneus alongam em 4,8% :blink: a relação toda, se comparados aos "originais" do Gol ( 195/50-15 ou 175/70-13 ).

A velocidade máxima possível no seu caso seria de 225km/h a 6500rpm... Ou 242km/h a 7000rpm.

Isso lembrando se o motor tiver condições de empurrar ela a tal vel... ;) Cadê o "Dino sheet" pra "nóis vê" como tah essa bagaça?!? :P

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...