Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]VW Voyage sai de linha (de novo) em dezembro sem despedida ou substituto

Recommended Posts

Não é mais segredo e não custa lembrar, mas o Volkswagen Voyage sai de linha no final de dezembro. É a segunda vez que o sedã compacto se despede (a primeira foi em 1995), mas desta vez não terá uma série limitada de despedida como o Gol (que sairá de linha o mesmo tem), nem mesmo um substituto.

Acontece que a Volkswagen planejou uma passagem de comando entre seus hatches mais baratos. Enquanto lança o Gol Last Edition, já designou Polo Track, que começa a chegar às lojas em fevereiro, como seu novo hatch de entrada. Contudo, não se mobilizou para substituir o se despedir do Voyage.

volkswagen_voyage_48.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

Na verdade, acontecerá uma substituição forçada. A atualização do Volkswagen Polo para a linha 2023 se estenderá ao Virtus no início do próximo ano. Da mesma forma que o hatch, o sedã passará por notáveis simplificações no projeto para ficar mais barato frente ao concorrentes.

Compartilhe essa matéria via:

Convém explicar que o Volkswagen Virtus perdeu as versões de entrada, com motor 1.6 aspirado, na virada para 2022. Desde sua opção mais em conta é o Virtus Comfortline 1.0 TSI (128 cv) de R$ 113.880. É muito mais caro que o Voyage 1.0, que parte dos R$ 89.850.

volkswagen_voyage_96.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

Desta forma, a Volkswagen terá espaço para lançar os novos Virtus TSI (agora com o 1.0 TSI de 116 cv, como o do Polo 2023) com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas com preço inicial ao redor dos R$ 95.000. O porte do Virtus não permite uma versão com o motor 1.0 aspirado de 84 cv como o que equipa o Polo Track e o Polo MPI.

Vai parecer um pequeno aumento frente aos quase R$ 90.000 do Voyage, especialmente pelo Virtus ser maior, mais moderno e mais seguro (tem quatro airbags e controle de estabilidade, por exemplo) mas a verdade é que o velho sedã custa muito mais caro que seus principais concorrentes, hoje.

volkswagen_voyage_94.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

Enquanto não sai de linha, o Volkswagen Voyage vem tendo um ritmo de produção suficiente para formar estoques por alguns meses. Durante a apresentação do Gol Last Edition, há duas semanas, a fábrica de Taubaté (SP) operava na razão de dois Gol para cada Voyage produzido.

autowp.ru_volkswagen_voyage_19-e1669219393194.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

Nas concessionárias, porém, o clima é de velório. Faz muito tempo que a grande maioria dos Voyage são vendidos para locadoras e não para pessoas físicas. Nossa reportagem encontrou dificuldade para encontrar o sedã à pronta entrega.

Novo-Volkswagen-Virtus-indiano-4.jpgNovo Volkswagen Virtus já foi apresentado na ÍndiaDivulgação/Volkswagen

Enquanto algumas lojas já assumiam a morte do sedã compacto, oferecendo as versões mais baratas do Polo 2023, outras diziam que seria necessário fazer o pedido do carro e esperar cerca de 45 dias. Uma delas, porém, retornou dois dias depois dizendo ter recebido

Futuro que repete o passado

voyage-g2.jpgProjeto do Voyage Bolinha não avançouLuiz Alberto Veiga/Reprodução

Primeiro derivado do Gol, o Volkswagen Voyage foi lançado meses depois do hatch, em maio de 1981 com motor 1.5 e apenas duas portas. A primeira geração seguiu em produção, ainda que com duas atualizações no meio do caminho, até 1995.

voyage-gol-g3-768x291.jpgTraseira do VW Voyage basado no Gol “bolinha”Arquivo/Quatro Rodas

Enquanto o Gol, a Parati e a Saveiro ganhavam uma segunda geração (aquela chamada “Bolinha”), a Volkswagen decidiu não avançar o projeto da segunda geração do Voyage. Seguiu outro caminho, importando da Argentina um carro mais caro e refinado, o Polo Classic, sempre com motor 1.8.

Voyage-g2-e-polo-classic.jpgVoyage G2 e Polo Classic, que acabou ganhando a preferência da diretoria da VWLuiz Alberto Veiga/Reprodução

Ainda que fosse mais barato que rivais diretos, como Ford Escort 1.8 16V e Fiat Siena 1.6 16V, o Polo Classic era caro para se colocar como substituto do Voyage. A Volks ainda chegou a trazer um lote do Polo Classic com o motor 1.0 16V do Gol, mas o baixo desempenho a fez desistir de lançar a nova opção: os carros foram oferecidos apenas a funcionários da VW.

chr5948.cr2_-e1547234889948.jpgO primeiro Voyage trouxe faróis maiores acompanhados dos piscasChristian Castanho/Quatro Rodas

O Polo Classic deixou de ser vendido no Brasil em 2002, mas seguiu em produção na Argentina até 2008, quando foi substituído pelo novo Voyage. No Brasil, porém, a Volks passou seis anos sem um concorrente direto para os Fiat Siena, Chevrolet Corsa, Renault Clio Sedan e Ford Fiesta Sedan.

57ec506e0e2163027004a521qr-639-gb-voyage-02-eps-e1653773015467.webp<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

O que resta de sedãs baratos no Brasil?

Com o Voyage fora de linha restará apenas três sedãs compactos com motor 1.0 aspirado. O Fiat Cronos básico (R$ 80.490), o Hyundai HB20S Comfort (R$ 85.890) e o Chevrolet Onix Plus (R$ 85.470).

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...