Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Teste: Citroën C3 1.0 faz 14 km/l na cidade; veja qualidades e defeitos

Recommended Posts

O novo Citroën C3 ajuda a entender o futuro dos carros de entrada da Stellantis, especialmente de Citroën, Peugeot e Fiat. Isso porque ele combina a moderna plataforma CMP, de origem francesa, com a mecânica simples e eficiente de origem italiana. É uma receita que veremos, por exemplo, na próxima geração do Fiat Argo.

É bem verdade que o Peugeot 208 1.0 fez esta ponte primeiro, mas o Citroën C3 2023 já nasceu sob a Stellantis e seu projeto, baseado em uma CMP tropicalizada, passou por um intenso retrabalho chancelado pela Fiat, em Betim (MG). Não por acaso, o rodar que passa robustez e até se assemelha ao do Fiat Pulse é um dos pontos positivos que destacamos no vídeo acima.

 

Citroen-C3-Fell-1.0.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Elencamos cinco qualidades e cinco defeitos do Citroën C3 Feel 1.0, a versão mais cara equipada com o motor três-cilindros 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm. Ele custa R$ 78.990, menos que um Fiat Argo Drive 1.0 (R$ 79.690), mas não tem câmera de ré ou sensores de estacionamento, que custam R$ 1.400 no departamento de acessórios.

citroen_c3_live1.jpgCitroën C3 1.0 é mais simples, mas ainda chama atenção pelo design externoDivulgação/Citroën

 

Bem, a Fiat cobra R$ 1.980 para o Argo ter controles de tração e estabilidade em pleno 2022, ano de Copa do Mundo… No primo Citroën, são equipamentos de série, conforme manda a lei para carros lançados a partir de 2020. Também seguindo a lei, o novo C3 não tem mais que os dois airbags dianteiros.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Citroen-C3-Feel-1-1.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Sem dar mais spoilers do vídeo, precisamos falar sobre o desempenho do Citroën C3 1.0. Não é um carro rápido, vale adiantar: precisou de 16,4 s para chegar aos 100 km/h, contra 14,2 segundos do Peugeot 208 1.0, dotado do mesmo câmbio manual de cinco marchas.

Citroen-C3-Feel-1-3.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O consumo, porém, é muito melhor. Em nossos testes padronizados, o C3 1.0 registrou média de 14,1 km/l em regime urbano e 15,8 km/l no rodoviário. O 208 1.0, também testado com gasolina, cravou médias de 11,4 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Ou seja, o Citroën faz na cidade exatamente o que o Peugeot faz na estrada, com o mesmo motor.

Citroen-C3-Feel-1-2.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Essa diferença de comportamento dos dois compactos com a mesma mecânica está relacionada ao escalonamento do câmbio de cada um. O Peugeot 208 têm as três primeiras marchas mais próximas para favorecer, de fato, o desempenho, e trabalha a 3.650 rpm a 120 km/h.

Citroen-C3-Feel-1-4.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Não foi possível aferir a rotação do C3, pois o mesmo não tem conta-giros, mas seu motor trabalha mais relaxado entre as marchas para favorecer o consumo. Não por acaso, a retomada de 80 a 120 km/h em quinta marcha exigiu intermináveis 39,3 segundos, mais que um intervalo comercial e quase o dobro dos 22 s do 208 na mesma medição.

É uma questão de prioridades. Contudo, faz mais sentido um carro compacto 1.0 ser eficiente do que tentar ser esportivo (em vão). O Citroën C3 1.0 é, no mínimo, coerente.

Teste – Citroën C3 Feel 1.0

Aceleração
0 a 100 km/h: 16,4 s
0 a 1.000 m: 37,9 – 132,9 km/h
Retomadas
40 a 80 km/h em 3ª: 9,4 s
60 a 100 km/h em 4ª: 14,9 s
80 a 120 km/h em 5ª: 39,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14/25,2/57,7 m
Consumo
Urbano: 14,1 km/l
Rodoviário: 15,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 46,1/71,8 dBA
80/120 km/h: 69,9/73,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 93 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: n/d
Volante: 3 voltas

Citroen-C3-Feel-1-5.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Ficha técnica – Citroën C3 Feel 1.0

Preço: R$ 78.990
Motor:flex, diant., transv., 3 cil., 6V, 999 cm³, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica; diâmetro de giro, 10,5 m
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 398,1 cm; largura, 173,3 cm; altura, 158,6 cm; entre-eixos, 254 cm; porta-malas, 315 l; tanque de combustível, 47 litros
Equipamentos de série: ar-condicionado, 2 airbags, monitoramento de pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, DRL halógenas, computador de bordo, predisposição para rádio, assistente de partida em rampa

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...