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[4r]Longa Duração: Jeep Compass para de queimar óleo, mas perde desempenho

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Um problema que aparenta ter acabado é o do alto consumo de óleo do motor 1.3 GSE Turbo do nosso Jeep Compass Longitude. Anteriormente, nosso carro estava consumindo pelo menos 1 litro do óleo 0W20 original a cada 10.000 km, sendo que o intervalo das revisões é de 12.000 km.

Tentamos reprogramar a injeção em uma parada em concessionária, preocupados com o consumo. Mas a concessionária recomendou aguardar a segunda revisão do SUV médio, aos 24.000 km.

Longa-Duracao-Jeep-Compass-1.3-turbo-oleo-2.jpgNo passado, encontramos o nível do óleo no limite da varetaFernando Pires/Quatro Rodas

Foi o que fizemos. Agora, após 5.000 km percorridos desde que a injeção foi reprogramada, o nível do óleo continua próximo do indicador de máximo da vareta. Parece ter dado certo! Mas levamos o Compass para uma nova bateria de testes de desempenho, dado o burburinho sobre seu desempenho após o novo mapa de injeção. 

Da nossa parte, percebemos que o motor está mais suave e com menos atraso nas respostas (o turbo lag). Entre os proprietários, porém, a discussão é sobre perda de desempenho.

Longa-Duracao-Jeep-Compass-1.3-turbo-oleo-1.jpgMotor 1.3 turbo precisou de 1 litro de óleo após os primeiros 10.000 km percorridosFernando Pires/Quatro Rodas

Tiramos a prova na pista de testes: agora o Compass foi de 0 a 100 km/h em 10,1 s, contra os 9,9 s do teste feito aos 2.000 km. A piora de 0,2 s se repetiu nas retomadas de 40 a 80 km/h (4,5 s) e 80 a 120 km/h (6,8 s).

Só na passagem de 60 a 100 km/h houve uma piora notável: aumentou de 5,7 para 6,3 s. O consumo piorou de 9,6 para 8,4 km/l no regime urbano e de 12,8 para 12,3 km/l no rodoviário.

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O ruído em ponto morto se manteve em 42,4 dB, mas aumentou de 65,7 para 67,9 dB em rotação máxima.

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Chave presencial parou

20220608_193414.jpgSe reconhecer, o carro só liga com a chave perto do botãoEduardo Passos/Quatro Rodas

Voltamos aos problemas com a chave presencial do Jeep Compass relatados no mês passado. O fotógrafo Renato Pizzuto tentou fazer com que o carro reconhecesse a chave por 20 minutos.

Nessas horas, o segredo é aproximar a chave do botão de partida para haver o reconhecimento do transponder. Culpa da bateria, que acabou. Consultamos o preço da troca da peça em três concessionárias de São Paulo.

Chave Compass Longa duração

20220609_092232.jpgManual do Compass mostra como trocar a bateriaRenato Pizzutto/Quatro Rodas

Na Jeep Toriba, custaria R$ 50, enquanto a Destaque cobrou R$ 45 e a Autostar, apenas R$ 20. Era mais barato do que na Chaveiro 2000, que cobrou R$ 35.

Para os adeptos do “faça você mesmo”, a dica é que do manual do Jeep Compass consta o passo a passo para a troca da bateria da chave. Compramos a CR2032 da Panasonic por R$ 10 e fizemos a substituição por nossa conta, sem dificuldade.

O problema do SUV não reconhecer a chave acabou imediatamente.

 

20220609_092059.jpg<span class="hidden">–</span>Renato Pizzutto/Quatro Rodas

Jeep Compass – 28.929 km

Ficha técnica:
Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
Gasto no mês: Combustível: R$ 1.201
Consumo: No mês: 11 km/l com 29,2% de rodagem na cidade
Desde agosto/21: 9,6 km/l com 33,1% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

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