Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bard182

[AJUDA LIGACAO 2 6X9 + 1 TWETER]

Recommended Posts

Pessoal do forum gostaria de uma luz para ligar 2 6x9 de 4ohms e um super tweter em uma taramps 800.4 (canais 1 e 2 usados em bridge pelo sub), pensei em duas formas

1ª ligar 1 6x9 e um tweeter juntos e 1 6x9 sepada

2º ligar 2 6x9 em serie e tweeter em paralelo em bridge

qual fica melor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pense da seguinte forma: na frequência que o falante toca, se botar 2, soma!

Se vc botar o 6x9 pra tocar, por exemplo, até 7khz e disso pra cima o tw, não soma as impedâncias! Pq quando um "acaba" o outro começa!

Mas se vc botar o 6x9 full, vai somar acima dos 7khz que é onde entra o tw!

No mais, a 1a ligação é mais plausível! Mas o ideal MESMO seria canais separados OU divisor passivo! Se puder falar mais sobre o resto do som e as intenções, ajuda! 

Compartilhar este post

Link para o post

Minha utilização é uma caixa bob, o módulo tem só high pass 90hz pro 6x9, oque seria divisor passivo ? Um processador? Ou capacitor ?

Compartilhar este post

Link para o post

sub pioneer cara preta, low pass 90hz

eu queria por um super tweeter porque os tweeter do 6x9 bravox é muito ruim, minha ideia é desligar eles e deixar so o medio

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, bard182 disse:

Minha utilização é uma caixa bob, o módulo tem só high pass 90hz pro 6x9, oque seria divisor passivo ? Um processador? Ou capacitor ?

Divisor ativo é geralmente antes do amplificador. Divisor passivo, é já na potência "bruta", depois do amplificador.

Se vc bota, por exemplo, 4 subs de 8 ohms, 4 médios de 8 ohms e 4 drivers ti de 8 ohms em um único canal de 2 ohms, em momento algum ultrapassa os 2 ohms.. desde que usado o divisor passivo! Pq ele divide a potência de acordo com as frequências! "Até xxhz, vai pro sub", etc.

Já o divisor ativo, separa ANTES do amp... e não permite mudar nada após isso! Ex.: Se vc bota um HPF de 1.8khz no processador (ex.: pra driver ti), não adianta botar sub, médio ou fenólico nesse amp, pq só passa 1.8khz acima!

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, bard182 disse:

sub pioneer cara preta, low pass 90hz

eu queria por um super tweeter porque os tweeter do 6x9 bravox é muito ruim, minha ideia é desligar eles e deixar so o medio

Rapaz, curiosamente, os sons que já montei, pra 4 subs cara preta, usamos um médio (snake) eu um driver ti.

Mas isso pq eu sempre monto sons na pegada de "som profissional", não curto som onde falta frequência!

Mas, voltando ao foco, se você "matar" o agudo dos 6x9, não vai somar a impedância dele com a do tweeter. Desde que vc "mate" a frequência dos dois antes de "casar".

Ex.: vc bota o 6x9 pra tocar até 7khz e o tweeter pra tocar 7khz acima. Fazendo isso, não "soma" as impedâncias.

Quanto à forma de cortar, confere aqui:

http://autosom.net/artigo.asp?cod=88&titulo=Capacitores_“Alternativos”_como_filtro_Passa_Alta_

Aqui sobre o material a ser utilizado:

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...