Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Toyota bZ4X é como um RAV4 elétrico e recarrega com energia solar

Recommended Posts

A Toyota terminou 2021 como a montadora de automóveis nº 1 do mundo e mais de 10 milhões de veículos vendidos. Além disso, pela primeira vez em nove décadas liderou o mercado dos Estados Unidos, no ano passado. Mas parece que não bastou: a maior fabricante de automóveis do planeta sofre críticas por estar atrasada no programa de carros elétricos.

A boa notícia é que isso está mudando. Comece por se acostumar com a sigla bZ.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Ela identifica a nova submarca da Toyota e representa as iniciais de Beyond Zero – “além da emissão zero”, em tradução livre. A nova família está para a Toyota assim como a nomenclatura ID está para a Volkswagen, e simboliza uma ofensiva elétrica da gigante japonesa.

toyota_bz4x_46.jpgSão dois motores elétricos, um para cada eixo, que juntos geram 218 cv e levam o bZ4X de 0 a 100 km/h em 6,9 segundosDivulgação/Toyota

No fim do ano passado, a empresa informou que pretende produzir 3,5 milhões de automóveis elétricos até 2030. No total, serão 30 modelos, sendo que sete deverão estar rodando até 2025. E o primeiro é este bZ4X, que chega agora à Europa, como linha 2023, com preço inicial de 48.500 euros.

Sua base é a arquitetura e-TNGA. O “4” representa o tamanho (semelhante ao RAV4) e indica que, a exemplo da família VW ID, haverá bZ2, 3, 5 etc. O “X” sinaliza que estamos falando de um crossover. Seus principais rivais serão o VW ID.4, o Kia EV6, o Hyundai Ioniq 5 e o Ford Mustang Mach-E. Mas isso na Europa.

2022_BZ4X_MtE_DET_001.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

No Brasil, a linha bZ não está nos planos da Toyota. A empresa informou que segue apostando na tecnologia híbrida flex “como a mais adequada para a realidade brasileira”.

Teste camuflado

2022_BZ4X_MtE_090.jpgOs ângulos de ataque e saída são modestos, mas o crossover tem a invejável capacidade de imersão de 50 cmDivulgação/Quatro Rodas

Esta primeira oportunidade de experimentar o carro foi feita em um exemplar de pré-produção ainda camuflado, na região de Barcelona, na Espanha.

O bZ4X se caracteriza pelas linhas retas e pela carroceria repleta de arestas. A frente cheia de personalidade tem a forma de “cabeça de martelo”. Os arcos das caixas de rodas são bem largos e as lanternas traseiras são proeminentes, preenchendo a largura generosa do veículo.

toyota_bz4x_126.jpgSão dois motores elétricos, um para cada eixo, que juntos geram 218 cv e levam o bZ4X de 0 a 100 km/h em 6,9 segundosDivulgação/Toyota

Haverá opção de tração dianteira (204 cv) e nas quatro rodas (218 cv provenientes de dois motores de 109 cv, um em cada eixo), como a que dirigimos. A bateria de íons de lítio de 71,4 kWh é refrigerada a água.

O longo entre-eixos (2,85 m, ou 16 cm mais que o RAV4) abre espaço para um interior generoso, que você nota ao se sentar no banco traseiro. A ampla largura também irá beneficiar o passageiro central. Além disso, não há túnel interferindo nos pés e nas pernas. O teto alto acolhe sem restrições passageiros de até 1,90 metro de altura.

Já o volume do porta-malas é de 452 litros (incluindo a área abaixo do assoalho), claramente inferior ao do RAV4 (520 l a 580 l), e também menor do que a maioria de concorrentes como Mustang Mach-E (502 l) e VW ID.4 (543 l).

Energia solar 

toyota_bz4x_60.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota

O enorme teto solar enche a cabine de luz e é capaz de captar a energia que alimenta a bateria. Em países mais ensolarados, pode fornecer até “1.800 km de autonomia em um ano”, segundo os engenheiros da Toyota. Faltou explicar qual a irradiação necessária para que um país seja considerado “mais ensolarado”.

O painel de instrumentos de 7” acima do volante está em posição semelhante à que a Peugeot definiu como i-cockpit, que visa dar à tela a função de head-up display. O problema é que o aro superior do volante pode cobrir parte das informações para alguns motoristas.

A tela central tátil de 12,3” é nova, mostrando melhores gráficos e proporcionando uma operação geral mais intuitiva em relação aos Toyota atuais.

Continua após a publicidade
2022_BZ4X_MtE_099.jpgMultimídia tem uso mais intuitivo que a dos Toyota da linha atualDivulgação/Quatro Rodas

O botão giratório no console central controla a transmissão da única marcha. À direita você encontra o comutador para o Modo Eco, que visa a autonomia. E há ainda a opção do Modo X, que emprega tecnologia da Subaru para terrenos com aderência limitada.

A Toyota é dona de 20% da Subaru, e a marca, que tem muita tradição em terrenos off-road, contribuiu com o desenvolvimento do bZ4X principalmente nessa área. Além do painel intuitivo, o modelo oferece tecnologia de reconhecimento de voz e integração sem fio de dispositivos Android e Apple.

2022_BZ4X_MtE_304.jpgBaterias sob o piso, plano, liberam espaço para bagagem e pessoas e favorecem a dinâmica do carro em qualquer tipo de terreno, com a colaboração da plataforma rígida.Divulgação/Quatro Rodas

O que incomoda é que o motorista precisa focar e refocar a visão mais do que gostaria, a partir de três áreas de visão distintas: o exterior, através do para-brisa; o painel de instrumentos, com aspirações a ser head-up display; e a grande tela central.

Outra solução com evidente margem para melhorar é a qualidade dos materiais. Há excesso de plástico duro e barato. Para completar o lado negativo, o motorista fica um pouco “preso” entre o painel da porta excessivamente largo e o console central intrusivo.

2022_BZ4X_MtE_106.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

O desempenho é satisfatório, considerando que estamos em um carro de 2 toneladas. Os 36,7 kgfm de torque instantâneo garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, de acordo com a Toyota. A máxima é limitada estrategicamente a 160 km/h.

O bZ4 agradou em termos de dirigibilidade e rigidez torcional do chassi. A arquitetura TNGA já provou seus méritos no Corolla, RAV4 e Prius. Agora com o prefixo “e” a sensação é ainda melhor, graças à instalação da bateria no assoalho, que reduz o centro de gravidade.

toyota_bz4x_73.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota

Em casa na trilha 

toyota_bz4x_66.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota

Os movimentos laterais da carroceria são muito bem controlados, sem comprometer o conforto em estradas ruins. E a frenagem se mostrou muito competente, incluindo a progressividade do pedal do freio, um dos calcanhares de aquiles de muitos carros elétricos. Na maioria deles, nos primeiros 30% do curso do pedal quase não se sente desaceleração.

O pequeno volante ajuda a tornar a experiência de dirigir o bZ4 como algo bastante envolvente. A Toyota vai lançar futuramente um sistema steer-by-wire (sem ligação mecânica entre a direção e as rodas), com um volante futurista e que promete resposta mais rápida e direta e ângulo máximo de rotação de 150 graus.

Na trilha off-road, o bZ4X mostrou estar em casa. A aderência é excelente sobre cascalho e, à medida que as condições do pavimento se deterioraram, o bZ4X continuou como se nada estivesse acontecendo, mesmo sobre lama profunda. Tudo o que o motorista precisa fazer é alternar entre os dois modos de condução do sistema XMode: Neve-Terra e Neve profunda/Lama.

toyota_bz4x_95.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota

A generosa articulação dos eixos, (duplo A, na frente, e multibraços, atrás) a elevada distância do solo (30 cm) e a capacidade de enfrentar trechos com até 50 cm de água ajudaram ainda mais o primeiro bZ da Toyota a passar por todos os obstáculos sem uma gota de suor.

A Toyota estima autonomia de 450 km para o carro de tração dianteira e 410 km para o 4×4, mas esses números ainda precisam ser homologados oficialmente. Com o carregador rápido de até 150 kW, a montadora informa que é possível recuperar 80% de energia em 30 minutos.

2022_BZ4X_MtE_096.jpgO câmbio tem uma marcha apenas, acionada via seletor rotatório, no consoleDivulgação/Quatro Rodas

Veredicto

A Toyota está atrasada para lançar uma linha de veículos elétricos puros. Mas o primeiro SUV da série bZ mostra que vem coisa boa por aí.

Ficha técnica

Preço: 48.500 euros (estimado)
Motor: dois motores elétricos (um em cada eixo); 218 cv e 36,7 kgfm; baterias de íons de lítio de 71,4 kWh; tempo de recarga, 30 min (até 80%, em 150 kW); autonomia, até 410 km
Câmbio: automático, 1 m., tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) / disco sólido (tras.)
Pneus: 225/60 R18
Dimensões: comprimento, 469 cm; largura, 186 cm; altura, 160 cm; entre-eixos, 285 cm; peso, 2.000 kg (estimado); porta–malas, 452 l
Desempenho: 0 a 100 km/h, 6,9 s; velocidade máxima, 160 km/h; consumo 6,26 km/kWh (estimado)

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...