Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Pezinhos para Mid Bass dos Kits Bravox

Recommended Posts

Desculpe me intrometer neste tópico, mas é a oportunidade de me apresentar. Primeiramente, olá a todos! Meu nome é Paulo, sou viciado em som automotivo (mesmo sem ter a oportunidade de ver muitos pessoalmente) e pretendo ter a ajuda de vcs para que eu possa obter mais conhecimentos e futuramente possa montar o som do meu carro (quero dizer, futuro carro!). Descobri este fórum por acaso enquanto pesquisava no google a respeito de caixas band-pass. Fui encaminhado para o site Audio-List e este fórum estava como destaque, que não pensei duas vezes antes de entrar. Fiquei espantado com o conehcimento que o pessoal daqui possui, principalmente de aspecto técnico. Antigamente pensava que sub era só saber o volume da caixa e joga-lo no porta-mala e empurra-lo com um booster de valor mais em conta possivel. Agradeço desde já o conhecimento que já adquiri lendo os posts que o pessoal coloca aqui e que irei ler. Aproveito a oportunidade deste tópico para lançar uma pergunta a respeito do mesmo, como estimar a litragem do pezinho quando ainda se esta tirando a forma do carro com a fibra? :legal:

Olá Hellmind, seja bem-vindo :)

Antes de mais nada, dê uma olhada nesta página:

http://www.autosom.net/artigos.asp

Com isso, já pode ajudá-lo bastante...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desculpe me intrometer neste tópico, mas é a oportunidade de me apresentar. Primeiramente, olá a todos! Meu nome é Paulo, sou viciado em som automotivo (mesmo sem ter a oportunidade de ver muitos pessoalmente) e pretendo ter a ajuda de vcs para que eu possa obter mais conhecimentos e futuramente possa montar o som do meu carro (quero dizer, futuro carro!). Descobri este fórum por acaso enquanto pesquisava no google a respeito de caixas band-pass. Fui encaminhado para o site Audio-List e este fórum estava como destaque, que não pensei duas vezes antes de entrar. Fiquei espantado com o conehcimento que o pessoal daqui possui, principalmente de aspecto técnico. Antigamente pensava que sub era só saber o volume da caixa e joga-lo no porta-mala e empurra-lo com um booster de valor mais em conta possivel. Agradeço desde já o conhecimento que já adquiri lendo os posts que o pessoal coloca aqui e que irei ler. Aproveito a oportunidade deste tópico para lançar uma pergunta a respeito do mesmo, como estimar a litragem do pezinho quando ainda se esta tirando a forma do carro com a fibra? :legal:

Vou tentar fazer meu pezinho este fim de semana. Ele vai ter 5,5 Litros dutado.

Olha o que vou tentar para estimar o volume.

Comprei bolinhas de isopor e vou colocar em um saco plastico 5,5litros de bolinhas. Assim acho que já dá pra ter uma idéia do tamanho que tem que fazer a base e o pezinho.

Quem sabe dá até pra fazer o pezinho por cima deste saco e depois é só tirar as bolinhas.

Não sei se vai dar certo mas vou tentar assim.

Hudson

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei bolinhas de isopor e vou colocar em um saco plastico 5,5litros de bolinhas. Assim acho que já dá pra ter uma idéia do tamanho que tem que fazer a base e o pezinho.

Quem sabe dá até pra fazer o pezinho por cima deste saco e depois é só tirar as bolinhas.

Hudson

Fica complicado projetar algo de forma irregular, esse método da bolinha de isopor até que ajuda muito, não conheço outro meio.

Estive pensando nesse assunto esses dias, acho que se pegar algum tipo de massa e deixa-lo no volume necessário para o pezinho, deve funcionar também. Depois é só pegar a massa com o volume certo, fazer o formato que quiser no assoalho como base e modelar com fibra de vidro, massa plástica e etc por cima. Mas não faça por inteiro, deixe uma parte a ser remendada para poder retirar a massa.

Compartilhar este post

Link para o post

Hudson

Ótima idéia esta das bolinhas de isopor. Nesse caso é um material facil de colocar e depois retirar, já que necessita de algo que possa ser fragmentado para não danificar o pezinho depois de pronto! Mas como medir o volume das bolinhas de isopor já que estas contém espaços vazios entre elas? Caso a resposta seja coloca-las em uma jarra graduada ou coisa do tipo, as bolinhas de isopor estarão dispostas de uma certa maneira entre si, quando transferir estas bolinhas para o saco plastico, ficarão dispostas de outra maneira, podendo aumentar ou diminuir o volume antes medido. Essa diferença não sera grande? :unsure: E quanto o saco plastico, este ficara fixado na massa mesmo, fazendo parte do projeto? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma antes que de branco, no caso de colocar algo por cima da forma para servir de molde para a camada de cima, é necessario fazer o esqueleto alem do anel para fixar o falante?

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que estava pensando também...

Para não ocupar muito o espaço para fazer o pezinho, tive essa idéia faz um tempo:

pecaixa.jpg

Será que alguém por aqui já fez isso ?.

Compartilhar este post

Link para o post

ah tah agora entendi!! hehehhehe

putz, ai seria bom fazer o reforçi em madeira pq fibra num aguentaria nem ferrando!

Compartilhar este post

Link para o post
Puxar litragem fazendo o assoalho?

Esse é meu sonho!

Dá p/ puxar uns 20 litros!!!

Exato, fica mais discreto e aproveita mais volume...

Compartilhar este post

Link para o post

a ideia eh muito boa!!

se for fazer algo assim deixe-nos informados!

Compartilhar este post

Link para o post
Outra coisa que estava pensando também...

Para não ocupar muito o espaço para fazer o pezinho, tive essa idéia faz um tempo:

pecaixa.jpg

Será que alguém por aqui já fez isso ?.

Não parece ser impossivel. Fazendo a parte da assoalho de MDF de 15mm pode até aguentar, mas somando a altura da madeira (30mm) mais o volume entre uma placa em outra (+-10mm), acredito que 4 cm no assoalho iria dificultar mais ainda do que colocar um botão do lado da embreagem!

Compartilhar este post

Link para o post

Puxando um duto para a parte de tras (acompanhando a porta), mas mesmo assim sendo lacrado o pezinho, ira influenciar em muito o som? Já que a idéia de volume que calculamos é a mais próxima a de uma esfera...

Compartilhar este post

Link para o post
Puxando um duto para a parte de tras (acompanhando a porta), mas mesmo assim sendo lacrado o pezinho, ira influenciar em muito o som? Já que a idéia de volume que calculamos é a mais próxima a de uma esfera...

Não vai influenciar não, vai ficar bom! Muita gente usa isso aih tb pra ganhar litragem... vai seguindo o pezinho ali no cantinho do lado do banco... mas tem de estar tudo selado neh!

Compartilhar este post

Link para o post
Não vai influenciar não, vai ficar bom! Muita gente usa isso aih tb pra ganhar litragem... vai seguindo o pezinho ali no cantinho do lado do banco... mas tem de estar tudo selado neh!

Não saquei bem a idéia.

Vcs tão falando num esquema botinha clássico?

Tipo isso:

casa9.jpg

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post
Não saquei bem a idéia.

Isso mesmo... pelo menos foi o q entendi da pergunta dele! O formato do pezinho não influencia no som reproduzido. Pode ser quadrado, redondo, chato, comprido, etc. Então a gente faz o possível pra conseguir litragem sem atrapalhar o espaço e talz.

Compartilhar este post

Link para o post
Não saquei bem a idéia.

Isso mesmo... pelo menos foi o q entendi da pergunta dele! O formato do pezinho não influencia no som reproduzido. Pode ser quadrado, redondo, chato, comprido, etc. Então a gente faz o possível pra conseguir litragem sem atrapalhar o espaço e talz.

Cracher acertou em cheio no que eu estava pensando. Quer dizer que não importa o tamanho do duto que eu faça para alongar o pezinho e diminuir o espaço que ele iria ocupar ao lado da embreagem , a resposta ira ser a mesma? Se não me engano o carro da foto tem 11 litros! Só tem que tomar cuidado pra não levar uma rasteira na hora de entrar e sair! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Não saquei bem a idéia.

Cracher acertou em cheio no que eu estava pensando. Quer dizer que não importa o tamanho do duto que eu faça para alongar o pezinho e diminuir o espaço que ele iria ocupar ao lado da embreagem , a resposta ira ser a mesma? Se não me engano o carro da foto tem 11 litros! Só tem que tomar cuidado pra não levar uma rasteira na hora de entrar e sair! :)

Não eh isso tudo não...

eu não tenho a minima idéia de qnt seja, mas disseram q deve estar em torno de 6 litros... talvez 7. Eu sei q quero um = a esse no meu carro! :P

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...