Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Fim de uma era: Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos

Recommended Posts

21d587d0c66267d7694f424b181f13d4-e1633553330156.jpegÚltimo VW Fox é da versão Xtreme na cor vermelho tornadoDivulgação/Volkswagen

A Volkswagen tentou encobrir, mas acabou cedendo. Dias após supostas imagens da última unidade do Fox produzida na fábrica de São José dos Pinhais (SP) ganharem as redes sociais e após muito desconversar, a fabricante alemã confirmou o fim do hatch altinho.

O sindicato dos metalúrgicos local também tentou encobrir que o VW Fox saiu de linha em setembro, mas fornecedoras locais, como a Faurecia e Aethra, já haviam encerrado o fornecimento de componentes para a VW. Esta última, inclusive, fechou a fábrica no Paraná após o término do contrato de fornecimento de peças do Fox.

De acordo com o sindicato, os funcionários envolvidos com a produção do Fox serão realocados na produção do T-Cross, que acaba de alcançar a marca das 200.000 unidades fabricadas.

ultimo-vw-fox-jc-1.webpFoto da última unidade ainda na linha de montagemReprodução/Internet

O último exemplar produzido foi um VW Fox Xtreme na cor vermelha, que será preservado, passando a fazer parte do acervo da Volkswagen do Brasil. 

Lançado há exatamente 18 anos, em outubro de 2003, o Volkswagen Fox só foi produzido na fábrica paranaense. Dali ganhou diversos países vizinhos e também a Europa, onde foi o carro mais barato da Volks de 2005, quando o Lupo saiu de linha, até o lançamento do Up!. Era exportado, inclusive, com motores exclusivos: o 1.2 TDI de três cilindros e 55 cv e o 1.4 a gasolina de 80 cv (que posteriormente equipou a Kombi). 

Quase 1,3 milhão de unidades do Fox foram vendidas no mercado brasileiro e cerca de 500 mil unidades foram destinadas à exportação.

Era para custar mais barato

O custo benefício das últimas unidades do VW Fox era imbatível, sendo um hatch 1.6 completo (ou quase, porque as últimas unidades saíram sem a central multimídia) pelo preço de um Gol 1.0. Mas nem sempre foi assim.

O Volkswagen Fox foi concebido para substituir o Gol e nunca conseguiu. Na verdade, o mercado não deixou. Conta-se que o Fox seria lançado com preço abaixo do pedido pelo Gol, um projeto mais antigo e que não seria atualizado profundamente tão cedo, mas pesquisas com clientes revelaram que o consumidor estava disposto a pagar mais caro por aquele hatch com teto altinho.

O Fox tinha características interessantes em um momento que as vendas de carros populares eram expressivas. Também tinha características interessantes, como o banco traseiro corrediço (que mais tarde motivaria recall), volante multifuncional e possibilidade de rádio integrado ao painel.

Também impressionava o espaço interno. Nem tanto pelas dimensões, próximas do Gol da época (3,83 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,54 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos), mas pelo teto alto e pela sensação de espaço proporcionada pelo para-brisas bem recuado do motorista. 

O Fox foi lançado nas versões City, Plus e Sportline, com motor 1.0 de 72 cv de potência e 9,2 kgfm de torque. Era um hatch duas portas, mas com o tempo ganhou quatro portas e, em 2004, o motor 1.6, de 103 cv de potência e 14,5 kgfm de torque. Convertido a flex, este mesmo motor seguiu até o fim. 

No meio tempo, o VW Fox ainda chegou a usar os motores da família EA211, nomeadamente o 1.0 de 3 cilindros com 82 cv e o 1.6 16V de 120 cv, que podia ser combinado a um exclusivo câmbio automatizado I-Motion de seis marchas.

Foram três atualizações visuais. Em 2007, ganhou para-choque frontal redesenhado se antecipando ao primeiro facelift profundo, lançado em outubro de 2009. A segunda – e última – reestilização profunda estreou em agosto de 2014.

 

The post Fim de uma era: Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos appeared first on Quatro Rodas.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...