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[4r]10 tecnologias do seu carro que surgiram primeiro nos aviões

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Drive-by-wire

1-Drive-by-Wire-Embraer-Divulgação-e1623968249884.jpgSide-sticks aeronáuticos agem por comandos elétricosDivulgação/Quatro Rodas

Servos elétricos no lugar dos comandos mecânicos ou hidráulicos é pioneirismo da russa Tupolev na década de 1930. Nos automóveis, surgiu nos anos 1980. Devido aos custos de desenvolvimento e de produção (e a necessidade de redundância), hoje a tecnologia se limita ao acelerador e à caixa de marchas. Mas já houve modelos em série com sistemas de freios e de direção by-wire.

Controle de cruzeiro

2-Controle-de-Cruzeiro-Olivier-Cleynen-Acervo-Pessoal-e1623968404658.jpgMotores de jatos comerciais são, na maior parte do tempo, controlados por computadoresOlivier Cleynen/Acervo pessoal

O nome já sugere a origem do sistema, derivado do autothrottle que regula a potência dos motores por computador. O mecanismo estreou no caça nazista Me 262, onde domava sua aceleração instável.

Turbocompressor

3.-Turbo-Ricardo-Chaves-VEJA-e1623968586304.jpgManutenção de um motor turbofan JT8 na antiga oficina da VarigRicardo Chaves/Quatro Rodas

Sua primeira aplicação prática veio do suíço Alfred Büchi, em 1915. A ideia do engenheiro era evitar a perda de potência em altas altitudes, onde o ar é rarefeito. Décadas depois, o turbo chegou aos carros.

Sistema anticolisão

2.-Anti-colisao-Dave-Bezaire-e1623759730207.jpgAlimentado pelo transponder, TCAS é capaz de desviar aviões em rota de colisão, orientando-os a proas divergentesDivulgação/Quatro Rodas

A automação veicular prevê a conexão entre os carros, como ocorre nos aviões. O sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System) tira as aeronaves da rota de colisão automaticamente.

Painel de instrumentos

5-Painel-de-instrumentos-digital-Embraer-Divulgação-e1623968715356.jpgAntes das telas modernas, aviões usavam tubos de raios catódicos iguais às TVs antigasDivulgação/Quatro Rodas

As centrais e clusters multimídia têm equivalentes nos ares desde os anos 1960, com o objetivo de fornecer maior volume de informação de forma clara e de rápido acesso e entendimento.

Torque vetorizado

6.-Empuxo-vetorizado-Julian-Herzog-Acervo-e1623968793943.jpgEmpuxo vetorizado é um dos grandes trunfos de caças de quinta geração, extremamente modernosJulian Herzog/Acervo pessoal

A vetorização do empuxo ganhou força no pós-guerra. Útil na manobrabilidade de caças, o sistema, em jatos comerciais, suaviza e estabiliza o voo ao dosar a força em cada um dos motores.

Aerofólios

7.-Aerodinamica-Nasa-Acervo.jpeg-e1623759973746.jpgNos carros é questão de economia. Nos aviões, de existênciaNASA/Acervo pessoal

O estudo da aerodinâmica remete ao século 17, mas, na Era do Voo, seu domínio pelos cientistas decolou. Desde então, arrasto, sustentação e túneis de vento são parte indispensável na criação de novos carros.

Fibra de carbono

8.-Fibra-de-Carbono-Airbus-Divulgacao-e1623968864721.jpgAirbus A350 utiliza materiais compósitos em fuselagem e outras peçasDivulgação/Divulgação

Leve e resistente, a fibra é usada na aviação há mais de 50 anos. Hoje, materiais compósitos ainda mais eficientes dominam fuselagens de grandes jatos comerciais e cada vez mais os automóveis.

Alumínio

9.-Aluminio-Falcon-Acervo-e1623968964187.jpgNão à toa, o maior medo de um avião antigo é virar panelaDivulgação/Divulgação

Onde compósitos não servem, fabricantes optam por ligas de alumínio. O metal leve e seguro (que deforma antes de romper) é tão onipresente que, no primeiro voo dos irmãos Wright, em 1903, já era utilizado no projeto.

Check-up

10.-OBD-Mark-USNL-e1623969065677.jpgNão existe acostamento no céu, por isso diagnósticos são cruciais para a operação da aeronaveDivulgação/Divulgação

Os sistemas de diagnóstico já estavam presentes no Boeing B-29, avião militar que voou pela primeira vez em 1942, com avisos amplos, detalhados e preventivos, no painel, como nos carros mais modernos.

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