Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
biradf

Sugestões para caixinha p/ Venture de 8"

Recommended Posts

Galera,

ganhei um wooferzinho de 8" da Venture (linha Super Bass), que pretendo usar para "complementar" o som do meu carro, q não tem grave nenhum (dois midranges de 5" também da Venture nos locais originais dianteiros do celta e 2 tweeters neo point da Bravox). Ele é do tipo free-air, mas como se diz por aí, cavalo dado não se olha os dentes, né (rs), mas eu queria ver se dá pra colocar ele em uma caixa selada. O objetivo não é grave "arrasa-quarteirão" e sim só dar uma complementada no som mesmo. O woofer vai ser "alimentado" pelo canal mono de um Corzus 703 ou similar (ainda não comprei o módulo), os dois canais stereo do módulo alimentarão o kit dianteiro.

Ah, a propósito, a Venture o classifica como "woofer", mas pelo menos em uma análise visual ele não tem muitas diferenças em relação ao modelo q a venture chama de "subwoofer"... até a suspensão emborrachada do cone é igual...

Queria saber o que vocês me recomendam em termos de litragem, usando esse falante:

- caixa com a menor litragem possível;

- caixa com melhor combinação possível entre baixa litragem e qualidade de som

- caixa com o melhor desempenho (para qualidade de som, gosto de ouvir principalmente MPB e "easy listening" estilo rádio Antena 1 FM, DENTRO DO CARRO, não gosto de som para os outros).

será que dá pra fazer para esse falante uma caixa menor que 20 litros? Os subs de 8" próprios para caixa geramente pedem caixa selada entre 12 e 15 litros.

Não tenho interesse em trocá-lo em um outro... como eu disse, cavalo dado não se olha os dentes... e caixa de 10" ou 12" vai me roubar muito porta-malas. Tb não rola de instalar no tampão pois quero deixar a aparência interna do carro totalmente original, pois vcs sabem q os "amigos do alheio" ficam com olho brilhando ao ver um tampão diferente do original em um carro estacionado na rua (meu caso). Como o tampão do celta é de plástico tosco, se eu colocar um tampão carpetado para esconder o sub já dá pra ver que é diferente do original... E simplesmente fazer uma lateral no porta-malas para embutí-lo ia ficar meio "tosco" visualmente, com cara de gambiarra. Ah, o carro onde ele vai ser instalado é um Celta 2 portas.

Eis os parâmetros TS dele:

Woofer Venture Super Bass RSB 8

Re: 3,3 Ohms

Fs: 72,6337Hz

Z: 4 Ohms

Sd: 16,5cm

BL: 5,7249TM

n0: 0,3147%

SPL: 86,9971dB

Qms: 4,2916

Qes: 1,2987

Qts: 0,997

Vas: 11,0298L

Cms: 169,8844uM/N

Mms: 28,2625gramas

Le: 0,4221mH

Pe: 80 Watts

Agradeço desde já pelo help!

!

Ubiratã Muniz da Silva (Bira)

=========================

GM Celta 1.4 2005

===============================

Fórum Admin - Tuners de Cristo

http://www.tunersdecristo.com.br

===============================

Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece! (Fl, 4:13)

Editado por biradf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa cara, blz?

Então, realmente isso é um woofer.

Na minha opnião não vale a pena fazer uma caixa para ele, umas vez que tem FS mais alta do que muito mid-bass de 6" do mercado.

Exemplo? O mid-bass Bomber Destoyer de 6", tem FS em 50,4Hz contra 72,6Hz desse Venture.

Se vc disse que não tem intereçe em trocar, então guarda ele que é o melhor que vc faz.

Botando ele numa caixa selada de 15L, vc vai conseguir F3 de 70Hz, um mid-bass Destroyer de 6" com essa mesma litragem tem F3 em 61Hz.

Eu no seu lugar, trocaria por um Sub-Woofer de 8"...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa cara, blz?

Então, realmente isso é um woofer.

Na minha opnião não vale a pena fazer uma caixa para ele, umas vez que tem FS mais alta do que muito mid-bass de 6" do mercado.

Exemplo? O mid-bass Bomber Destoyer de 6", tem FS em 50,4Hz contra 72,6Hz desse Venture.

Se vc disse que não tem intereçe em trocar, então guarda ele que é o melhor que vc faz.

Botando ele numa caixa selada de 15L, vc vai conseguir F3 de 70Hz, um mid-bass Destroyer de 6" com essa mesma litragem tem F3 em 61Hz.

Eu no seu lugar, trocaria por um Sub-Woofer de 8"...

Abraços.

Oi Bira... Já te respondi por MP... mas lá vai de novo...

Bira

simulei todos os tipos de caixa que imagina pra essas falantes...

Para usar como sub woofer a melhor configuração é uma dutada isobárica push-pull. Parece complicado mas nem tanto...

Me falta uma informação que é a profundidade de montagem dos falantes, ou seja o tamanho de onde encosta na madeira até o final do imã..

A caixa vai ter 36 L e usar um duto de 3 polegadas por 26,8 cm entretanto tem que acrescer o volume da câmara isobárica que deve dar uns 10L +- (chutei 12cm de profundidade de montagem) e o duto que dá + 1,2 L ou seja fica uma caixa pequena...

Como é esse lance de câmara isobárica e push pull ?

Bem na câmara isobarica os dois falantes vão instalados com o mínimo possível de ar entre eles.. um cone pra fora da caixa e um cone pra dentro da caixa e eles tocam com fases elétricas invertidas por isso push pull.. pois vão se movimentar junto quando o cone que estiver indo pra fora da caixa o do outro falante vai estar inso em direção contrária..

Com isso conseguimos uma resposta BEM interessanto, pois esses falantes não são nenhuma maravilha...

Olha o que vamos ter :

SPL com 160 W aplicados = 110 dB

F3 = 29,9 Hz

ou seja vai tocar praticamente igul a um sub de 10 polegadas...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Ueh Sandro, mas aih precisaria de 2 falantes iguais ao dele?

Compartilhar este post

Link para o post
Ueh Sandro, mas aih precisaria de 2 falantes iguais ao dele?

Tem razão !!! :blink: credo é a idade...

pra um só vai ser uma band pass de 6.a ordem sintonizada em série...

Olha ai o projeto... (com madeira de 15mm.)

Type: Bandpass Series Double-Tuned

Shape: Prism, Bandpass

with two chambers

Chamber 1 - lower-freq.

Vb = 11,28 liters

Fb = 36,93 Hz

QL = 7,

F3 = 24,16 Hz

Fill = none

No. of Vents = 1

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 7,2 cm

Lv = 78,84 cm

Chamber 2 - upper-freq.

Vb = 28,09 liters

Fb = 92,32 Hz

QL = 7,

F3 = 255,4 Hz

Fill = none

No. of Vents = 1

Vent shape = round

Vent ends = two flush

Dv = 12,06 cm

Lv = 1,5 cm

Exemplo de cortes.. (não vai ser isso só pra ter uma ideia)

Bandpass Prism Box Parts

1 Top, 1 Bottom: 26,02 x 85,88 cm

1,5 (thick) cm

1 Front, 1 Back: 23,02 x 85,88 cm

1,5 (thick) cm

3 Sides: 23,02 x 23,02 x 1,5 (thick) cm

Baffle Location: 28,91 , 52,48 cm

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Tem razão !!! :blink: credo é a idade...

pra um só vai ser uma band pass de 6.a ordem sintonizada em série...

Olha ai o projeto... (com madeira de 15mm.)

Type: Bandpass Series Double-Tuned

Shape: Prism, Bandpass

with two chambers

Chamber 1 - lower-freq.

Vb = 11,28 liters

Fb = 36,93 Hz

QL = 7,

F3 = 24,16 Hz

Fill = none

No. of Vents = 1

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 7,2 cm

Lv = 78,84 cm

Chamber 2 - upper-freq.

Vb = 28,09 liters

Fb = 92,32 Hz

QL = 7,

F3 = 255,4 Hz

Fill = none

No. of Vents = 1

Vent shape = round

Vent ends = two flush

Dv = 12,06 cm

Lv = 1,5 cm

Exemplo de cortes.. (não vai ser isso só pra ter uma ideia)

Bandpass Prism Box Parts

1 Top, 1 Bottom: 26,02 x 85,88 cm

1,5 (thick) cm

1 Front, 1 Back: 23,02 x 85,88 cm

1,5 (thick) cm

3 Sides: 23,02 x 23,02 x 1,5 (thick) cm

Baffle Location: 28,91 , 52,48 cm

[]

Sandro

valeu Sandro...

vc me indicaria alguém pra fazer essa caixa? Se eu levar em loja essas especificações e meu woofer vão tentar me empurrar outro falante a qualquer custo... rs... e vão me cobrar o olho da cara...

e quantos litros vc acha q vai ter essa caixa??? to com uma preguiça de calcular, hehehe

! e obrigado pelo help!

Compartilhar este post

Link para o post
Tem razão !!!  :blink:  credo é a idade...

Chamber 1 - lower-freq.

Vb =  11,28 liters

Chamber 2 - upper-freq.

Vb =  28,09 liters

Pelo q tá no texto... uns 40L... :blink:

vai dar uma caixinha razoável... se quiser manter o falante, faz o que o mestre :rever1: Sandro :rever1: tá indicando e calcula o tamanho das paredes de cada câmara.... e manda cortar a madeira!

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

valeu Sandro...

vc me indicaria alguém pra fazer essa caixa? Se eu levar em loja essas especificações e meu woofer vão tentar me empurrar outro falante a qualquer custo... rs... e vão me cobrar o olho da cara...

e quantos litros vc acha q vai ter essa caixa??? to com uma preguiça de calcular, hehehe

! e obrigado pelo help!

Vamos as perguntas

Volumes (internos)

Camara 1

11,28 l

Camara 2

28,09 L

è uma caixa meio complicada de fazer, principalmente porque o duto entre as duas câmaras é meio longo 78,84 cm Vão ter que ser usadas duas curvas ao menos.

Mas se definir +- as dimensões (altura lagura e profundidade) pra não te encomodar no porta malas, forneço os cortes pra você e [é só mandar cortas na PlacaCentro no SIA trecho 3

Ai com paciência montar forrar e instalar..

Deve GAstar umas 40 pratas de madeira e umas 35 pratas de acabamento +-

Se for na feira do paraguay com o projeto desenhado bunitinho, o pessoal consegue fazer.. devem cobrar umas 150 pratas +-

Pode ie na Estereo... devem cobrar umas 400 pratas pra fazer uma caixa dessa ... :lol: To tirando pelos 690 paus que pedem pelo AB 4060...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pedindo licença para esclarecer uma dúvida que eu tenho sobre uso de woofers dentro do carro.

Este woofer Venture seria indicado para uso no tampão?? Se não, qual seria o parâmetro que me indica que tal woofer serve ou não pro tampão??

Woofer no tampão serviria para melhorar o grave de ataque dentro do carro??

Ou para isso eu teria que usar este woofer numa caixa selada na mala??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...