Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

maurozin123

ML570 (Descobrir frequência da caixa pronta e corrigir pra colocar o corte certo)

Recommended Posts

Salve galera, eu tô terminando de montar uma caixa Bob pra ouvir psy, forró e funk carioca.

Os equipamentos usados são 

Woofer 12 Polegadas 7Driver ML570

Par de 6x9 Pentaxial Eros 6996 180RMS

Amplificador Falcon HS.800.4

Crossover Taramps CRX4

Voltímetro JFA VS5HI 

Fonte JFA 60 Amp

Rádio Automotivo Autotiger

Eu já tinha a caixa que eu usava um kit Pioneer 3060 e 6960 nela.

Eu comprei a caixa mas o fabricante não soube me dizer a litragem, hoje eu fiz uma medição e ela tem aproximadamente 40 largura, 32 altura e 30 profundida interna e 

Ela veio com um duto de 3 polegadas e 11 cm de profundidade, eu tenho mais 1 duto igual, qual seria a frequência de ressonância se eu colocasse os dois dutos ? A 7driver recomenda caixa com 41,5 litros e 2 dutos de 4 polegadas e 80mm eu devo por mesmo que a litragem seja aparentemente menor ?

No crossover eu tenho a opção de corte a 45hz e 73hz, qual seria melhor pra essa caixa nos estilos de música que eu propus ?

Eu pensei em por o corte até 1,3k e começar os 6x9 em 1,3k até os 20k até eu por um tweeter, corre risco de queimar os 6x9? 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só mais uma perguntinha gente, pretendo por mais um módulo de 400 pra separar o grave e a voz.

Qual seria melhor opção, por um Orion 400.2 bridge 4 ohms pra tocar o woofer ou um boog 800.1 de 2 ohms

Ou por um stetsom ir 400.4 pra tocar as vozes e deixar o grave no Falcon, aí sobraria um bridge a 400 rms pra pôr tweeter ou dois subs de 8 polegadas pra ter subgrave também 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rapaz, se o fabricante não sabe passar os parâmetros do falante, isso quer dizer MUITO saca?

É como você ir num restaurante, perguntar ao cozinheiro se tal prato tem leite.. e ele dizer: "não sei.. só saí jogando as coisas dentro aleatoriamente".

Eu JAMAIS compraria um falante desses... se ganhasse, venderia! E se me patrocinassem, aí sim eu faria um trabalho caprichado pra levantar parâmetros e bolar uma caixa legal. 

E o que te resta? Ou levantar os parametros e simular, ou usar uma caixa "padrão" e ir mudando o duto no ouvido (mais prático).

 

No crossover eu tenho a opção de corte a 45hz e 73hz, qual seria melhor pra essa caixa nos estilos de música que eu propus ?

Fala do Low Pass ou High Pass?

 

Eu pensei em por o corte até 1,3k e começar os 6x9 em 1,3k até os 20k até eu por um tweeter, corre risco de queimar os 6x9? 

Pq esses cortes? Palpite? Eu imaginei que o 12" seria pra graves e os 6x9 tocando full... foram feitos pra isso! Dava pra aplicar um HPF dos 6x9 por volta dos 50~80hz (vai no ouvido) e o 12" tocando 120hz abaixo. Daria um "punch" legal nos graves e os 6x9 tendem a ser bem equilibrados por si só.

Se for pra cortar o 12" em 1.3khz, melhor colocar um driver ti e deixar o 12" subir até 1.5khz +/-... e o ti começando em 1.8khz ambos com baixo slope (caso use processador) pra casar bem! 


Só mais uma perguntinha gente, pretendo por mais um módulo de 400 pra separar o grave e a voz.

Ao invés de mais um amp, pq não coloca um processador? Seria bem mais útil! Pq teu amp já fornece (segundo o manual) 400wrms @ 4ohms no bridge! Não vejo como outro amp de 400w teria serventia aí, a não ser gastar mais dinheiro! rs

Analisando com calma, se esse som fosse meu eu faria uma dessas alternativas:

a) Colocaria um bridge pro falante e os 6x9 no outro bridge em série (fechando 8 ohms). O falante com passa baixa (LPF) entre 60 e 120hz e o 6x9 com passa alta entre 40 e 90hz. Esses cortes eu faria "de ouvido". Ia ouvindo e vendo qual me agradava mais.

b) Colocaria um bridge pro falante e uma D220ti no outro canal, sem bridge. Mais pra frente, dá pra fazer um tri-mode (um indutor em série com o falante no bridge e um capacitor em série com o driver sem bridge) e ficaria 2x12" + ti. Daria BEM mais SPL que o sistema acima, porém, pode ser bem vindo um processador mais pra frente, pra alinhar tudo certinho

De qualquer modo, um processador é um bom upgrade pra esse sistema! 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...