Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Toyota Corolla: a primeira geração do japonês que conquistou o mundo

Recommended Posts

FLP5800-1-e1616167729734.jpgPrimeira geração trazia rodas de apenas 12 polegadas.Fernando Pires/Quatro Rodas

O Toyota Corolla surgiu em 1966 para ocupar a lacuna entre o compacto Publica e o médio Corona. O pequeno sedã de duas portas concebido pela equipe do engenheiro Tatsuo Hasegawa tinha concepção tradicional, com motor dianteiro de 1,1 litro, tração traseira e linhas harmoniosas.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O Corolla era a síntese da eficiência, robustez e praticidade: o interior era simples, com espaço para cinco ocupantes. O câmbio de quatro marchas extraía o máximo dos 8,5 kgfm de torque e 60 cv do pequeno motor.

O sedã de quatro portas, a perua de três e o câmbio automático Toyoglide de duas marchas eram as novidades para 1967. A Austrália foi o primeiro país a importar o Corolla: a produção local teve início em 1968, mesmo ano em que o pequeno Toyota invadiu o mercado norte-americano.

FLP5793-e1616167796257.jpgEstilo tipicamente europeu: colunas finas e ampla área envidraçada.Fernando Pires/Quatro Rodas

Em 1969 surgia o motor 3K de 1,2 litro, com opção de dois carburadores de 9,6 kgfm e 77 cv, muito apreciado no cupê fastback Corolla Sprinter. A segunda geração foi apresentada em 1970: estava maior e mais potente, com freios dianteiros a disco e cinco portas para a perua. O Corolla atingia o primeiro milhão de unidades.

FLP5893-1.jpgAcabamento externo de alto nível.Fernando Pires/Quatro Rodas

A versão esportiva Levin chegou em 1972 com motor de 1,6 litro com duplo comando de válvulas no cabeçote e 113 cv. O câmbio manual de cinco marchas foi adotado em 1973, no momento mais adequado para enfrentar a primeira grande crise do petróleo.

A gasolina cara manteve o crescimento do Corolla no mercado: a injeção eletrônica foi uma das inovações da terceira geração, que em 1974 consolidou a Toyota como o quarto maior fabricante mundial. A carroceria Liftback com terceira porta foi essencial para enfrentar o recém-lançado Honda Accord.

Continua após a publicidade
FLP5830-1.jpgAlavanca no assoalho era rara nos carros japoneses.Fernando Pires/Quatro Rodas

Três anos depois, chegava a quarta geração, com predomínio de linhas retas e ênfase no espaço interno e eficiência aerodinâmica. Foi a primeira a oferecer direção hidráulica e suspensão traseira com molas helicoidais.

FLP5805-1.jpgO emblema central faz alusão a uma coroa de flores, significado do nome Corolla em latim.Fernando Pires/Quatro Rodas

Em 1982, o Corolla totalizou 10 milhões de unidades, superando rivais como Ford Escort, Renault 12 e Opel Kadett. A tração dianteira foi adotada na quinta geração, em 1983, essencial para que o Corolla fizesse frente ao Honda Civic. Serviu de base para o Chevrolet Nova de sexta geração e começou a ser produzido na Venezuela e na África do Sul.

FLP5841-1.jpgInstrumentos circulares Denso e rádio…Fernando Pires/Quatro Rodas

Com linhas arredondadas, a sexta geração foi apresentada em 1987 e marcou o fim da tração traseira e o início da produção canadense. Inspirada no Lexus LS400, a sétima geração ficou 21 cm maior e já trazia equipamentos como piloto automático, CD player, airbags e freios ABS: foi nela que o Corolla chegou à marca de 20 milhões de unidades produzidas.

FLP5851-1.jpg… com ventilação forçada e ar quenteFernando Pires/Quatro Rodas

A oitava geração deu as caras em 1995 e dois anos depois dava ao Corolla o título de automóvel mais vendido da história. Começou a ser produzida no Reino Unido, na Turquia e no Brasil em 1998, conquistando o Campeonato Mundial de Rali no ano seguinte. Sozinho, o Corolla respondia por cerca de 1/5 de toda a produção da Toyota.

FLP5834-1.jpgHavia pouco espaço para as pernas no banco traseiro.Fernando Pires/

De lá para cá, a história do Corolla é bem conhecida dos brasileiros: a nona geração chegou aqui em 2003. A entrada no mercado chinês foi decisiva para que o modelo alcançasse a marca dos 30 milhões já em 2005. Em 2008, tivemos acesso à décima geração, sucedida pela décima primeira (2013) e pela atual (2020).

FLP5824-1.jpgMotor K tinha cabeçote de alumínio e comando de válvulas no bloco.Fernando Pires/Quatro Rodas

O Corolla contabiliza mais de 46 milhões de unidades produzidas nos últimos 55 anos graças a sua eficiência, robustez e praticidade. Cerca de quatro Corollas foram comercializados no intervalo de tempo necessário para ler esta reportagem: a única dúvida que paira é saber se a popularidade do lendário sedã japonês resistirá ao avanço mundial dos utilitários esportivos.

Ficha técnica – Toyota Corolla 1968

  • Motor: 4 cilindros em linha de 1,1 litro; 8,5 kgfm a 3.800 rpm; 60 cv a 6000 rpm.
  • Câmbio: manual de 4 velocidades, tração traseira.
  • Carroceria: fechada, 2 portas, 5 lugares.
  • Dimensões: comprimento, 384 cm; largura, 149 cm; altura, 138 cm; entre-eixos, 229 cm; peso, 701 kg.
  • Desempenho: aceleração de 0 a 96 km/h: 20,2 segundos; velocidade máxima de 137 km/h.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa-Quatro-Rodas-744-Abril-2021-2.jpg<span class="hidden">–</span>Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...