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atolero

Preparar um motor Renault

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Entao...os motores ford do escort 1.6 cht e do corcel II na realidade eram Renault.

são os mesmos que o do meu Renault19 RN 1.6i, só q o meu tem injeção eletrônica monoponto.

 

Não sei o que fazer para mexer no motor. Turbinar seria uma das opções pois o motor só tem 78cv. queria deixar ele com uns 180cv.

 

Mas se eu não colocar caracol..o q pode ser feito?

 

não manjo muito de preparação...queria q vcs dessem uma ajuda, pra saber o q devo fazer.

 

:legal:

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Entao...os motores ford do escort 1.6 cht e do corcel II na realidade eram Renault.

são os mesmos que o do meu Renault19 RN 1.6i, só q o meu tem injeção eletrônica monoponto.

 

Não sei o que fazer para mexer no motor. Turbinar seria uma das opções pois o motor só tem 78cv. queria deixar ele com uns 180cv.

 

Mas se eu não colocar caracol..o q pode ser feito?

 

não manjo muito de preparação...queria q vcs dessem uma ajuda, pra saber o q devo fazer.

 

:legal:

Olha, não sei se é exatamente o "mesmo" motor, mas sim uma versão dele (como AP x MD x EA827) que as vezes incompatibiliza o uso de peças...

 

mesmo assim cilindrada fica restrita a 1,6 litros se for mesmo a mesma versão de motor (o que duvido muito), poderia usar um comando de XR3 (se couber novamente devido a versão) e taxar um pouco, mas os ganhos não são grandes

 

[]s jr

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Bom...

 

Pelo que tive estudando do CHT por causa das Belininhas:

 

AE = Denominação dada a esse motor qnd "incorporado" pela "Autolatrina"... :rolleyes: Época da versão 1.0 ( Escort Hobby e primeiro Gol 1.000 )

 

CHT = denominação dada aos motores dos Escot/Del Rey/Scala apartir de 84, que tinham o cabeçote, obviamente, allterado no desenho das camaras de "combustão de alta turbolencia".

 

Antes... Não sei a denominação do motor, mas os 1.4 e 1.6 tinham a geometria do cabeçote diferente...

 

Antes... Os 1.3... Bloco ligeiramente diferente... Em quê, não sei. Não achei nada até agora que exemplifique... Quem sabe em alguma BOA retífica eu poderia saber.

 

Esses 1.3 dos primeiros Corcel/Belina de 69-75, foram herdados do Gordine/Dalphine ( década de 60 ). Nesses últimos, era de 900cc e 42cv BRUTOS...

 

Antes do Gordine ter a versão "preparada" Dalphine... Esse motor era de 800cc e 36cv ( se não estou enganado ). Esses motores foram produzidos no começo da década de 60...

 

Antes... Eram de um Renault, que não sei o nome... Década de 50.

 

Provável que os conceitos desse motor seja do pós-guerra!!! :blink: Assim como o "250S" dos Opala/Impalas...

 

Portanto se formos seguir esse "time-line" desde o "desmembramento" do "CHT" da Renault, convenhamos que tem um boooooom tempinho aí no meio para as duas "montadoras" manter as características dos motores.

 

SE... Veja bem... SE, houver "compatibilidade" entre as peças de ambos, vc pode até ter algum sucesso no seu motor... Mas será um trampo legal vc arranjar peças para "up-grades" nele.

 

 

 

A título de curiosidade... Tem uma pessoa daqui do fórum ( Zoozero - Shohei ) que tem um 1.6 CHT turbinado... E anda bem... Muito bem o carrinho. Vc poderia conversar com ele...

 

Eu tive dando umas pesquisadas...

 

Esse motor tem um sério problema com giros elevados... Como o comando é no bloco, as varetas originais não suportam muito o acionamento das válvulas/balancins, se estas estiverem com molas para aguentar maior giro... Vc teria que comprar varetas de aço inox, se não estou enganado... E além de ser um tanto difíceis de encontrar, são carinhas, pelo que me consta.

 

Além do problema de, como há muita massa para ser movimentada pelo comando, esse costuma gastar-se rapidamente com o uso de molas de maior carga.

 

Houve tmb na década de 80 um bom desenvolvimento até desses CHT... Expecula-se que, devidamente acertados e preparados rendiam 160cv nas provas de corrida!!! No 1.6. :blink:

 

Abrir ele para ficar maior, tmb não é aconselhável... Há muito pouco espaço originalmente entre uma câmara e outra... Tentar arrombar ainda mais e utilizar sobre-alimentadores pode não ser a melhor pedida... ;)

 

É mais ou menos isso que sei dos saudosos CHT...

 

:legal:

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Esse motor tem um sério problema com giros elevados... Como o comando é no bloco, as varetas originais não suportam muito o acionamento das válvulas/balancins, se estas estiverem com molas para aguentar maior giro... Vc teria que comprar varetas de aço inox, se não estou enganado... E além de ser um tanto difíceis de encontrar, são carinhas, pelo que me consta.

 

 

"ISSO DAÍ É A MAIOR VERDADE, ESSES CARRINHOS NÃO AGUENTAM GIRO ALTO, UM AMIGO MEU JÁ TEVE PROBLEMAS COM AS VARETAS 3 VEZES EM MENOS DE 2 ANOS!!!!"

WWW.FOTOLOG.NET/ICARODT

Como o comando é no bloco, as varetas originais não suportam muito o acionamento das válvulas/balancins, se estas estiverem com molas para aguentar maior giro... Vc teria que comprar varetas de aço inox, se não estou enganado... E além de ser um tanto difíceis de encontrar, são carinhas, pelo que me consta.

 

 

"ISSO DAÍ É A MAIOR VERDADE, ESSES CARRINHOS NÃO AGUENTAM GIRO ALTO, UM AMIGO MEU JÁ TEVE PROBLEMAS COM AS VARETAS 3 VEZES EM MENOS DE 2 ANOS!!!!"

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Eu também já tive! com o antigo Voyage CHT 1.6 se esticasse marcha volta e meia ele quebrava... Bom, quebrou 2 vezes comigo... O negócio no seu caso é Turbo com certeza.

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